Gafanha em mobilidade suave
Cerimónia Nacional de Entrega das Bandeiras Verdes 2022
em Valongo
Como Escolas Promotoras da Saúde e Eco-Escolas e no âmbito da campanha "Solidariedade em movimento!", inserida na comemoração da Semana da Alimentação e Erradicação da pobreza (17 a 24 de Outubro), vamos à semelhança dos anos anteriores, fazer uma Mega Recolha de Alimentos e de Papel, em todo o Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré .
O papel será trocado por bens essenciais. Estes, e os alimentos recolhidos, serão entregues a uma instituição credenciada (Cáritas Paroquial da Gafanha da Nazaré) que os distribuirá pelas famílias mais carenciadas. Estes bens (alimentos não perecíveis e papel que possa ser reciclado) serão depositados em local destinado para o efeito ( na escola sede o papel deve ser colocado junto ao pbx e os alimentos na sala de professores, sala do pessoal não docente ou secretaria..
No dia 25 de outubro, a Cáritas passará pelas escolas para recolher os donativos.
Pretendemos com isto desenvolver o sentido de partilha e o espírito de solidariedade, tanto dos nossos alunos, como de toda a comunidade escolar.
Esta iniciativa resulta de um trabalho colaborativo entre o Projeto de Educação para a Saúde (PES), Projeto “Health is a new Art”, o Departamento de Ciências Experimentais e o Eco-Escolas, em articulação com a Cáritas Paroquial da Gafanha da Nazaré.
As equipas do PES ( Projeto de Educação para a Saúde) e Eco-Escolas
Os pequenos contributos para uma praia mais limpa!
20/05/2023
No âmbito do dia Europeu do Mar, no passado sábado, dia 20 de maio de 2023, alguns alunos da Escola Básica Professor Fernando Martins e da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré deslocaram-se até à Praia da Barra para realizarem uma limpeza da praia, recolhendo os resíduos que as pessoas que usufruem desta deixaram esquecidos no areal.
Os alunos, respectivas famílias e professores reuniram-se por volta das 15h30min, junto ao farol da Barra, para tirarem uma foto de grupo e distribuir as tarefas, uns ficaram com as garrafas de plástico reutilizadas que serviriam para a realização de uma correta separação das beatas e outros ficaram com sacos para colocarem o restante do lixo apanhado.
Além disso, a professora Helena Zália, coordenadora dos projetos Eco-Escolas e Escola Azul da Escola Básica Professor Fernando Martins aproveitou este momento para fazer uma antevisão do lixo que seria recolhido naquela tarde, dizendo que seria de esperar que encontrássemos muitas beatas de cigarro e microplásticos e poucos resíduos grandes feitos de plástico, tais como, garrafas de plástico, que felizmente vêm a diminuir a quantidade encontrada no areal da praia.
Ao final de uma hora, todos se reuniram novamente, a fim de observarem o lixo que foi encontrado no areal e recolhido. Além disso, foi feita uma última confirmação que as beatas estavam separadas dos restantes resíduos encontrados.
Todos os presentes concluíram que havia resíduos muito diversos encontrados no areal, desde microplásticos, a meias e brinquedos de criança, mas, tal como previsto, a maioria do lixo recolhido eram beatas e microplásticos.
Assim, segundo os alunos, apesar da ventania que se fazia sentir, foi uma tarde bem passada, em que todos demonstraram interesse em repetir, uma vez que, além de se divertirem também contribuíram na limpeza desta praia.
Jovem Repórter do Ambiente, Matilde Carneiro (10A)