Treinamento e Monitoria em Tecnologias Educacionais Digitais (TreMTED) em Canapi é um projeto realizado pelo Instituto ABCSA em parceria com a Secretaria de Educação, e tem como principal objetivo potencializar a utilização do ecossistema Google Workspace for Education na comunidade acadêmica da Rede Municipal de Ensino.
Nesta turma pioneira, os participantes estarão desenvolvendo o pensamento em equipe voltado ao empreendedorismo baseado em tecnologias digitais. Promovendo soluções tecnológicas e inovadoras a partir de projetos e ferramentas digitais com mentoria de profissionais certificados pelo Google, aprendendo sobre as principais tecnologias digitais gratuitas do Google armazenadas em nuvem: Google Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações e muito mais!
Como diferencial, destacamos o treinamento primário com os acadêmicos que, na fase seguinte, atuarão como monitores de seus próprios professores e posteriormente estarão auxiliando esses educadores na migração das aulas para o ecossistema Google Workspace for Education e multiplicando o conhecimento com outros estudantes.
1: Convocação dos Estudantes
Divulgação de material explicativo ONLINE chamando os estudantes para participarem da etapa de imersão para prepará-los para as atividades de monitoria com seus professores. A Etapa 1 também servirá como processo de seleção dos estudantes para sua participação no projeto.
2: Formação dos Estudantes/Monitores
Treinamento nas TDICs, de forma imersiva, com os monitores Martha e Isaac, assim como facilitação do Educador e Psicólogo Wanderson Valença, visando ensinar aos estudantes a utilização de tais ferramentas, bem como uma didática humana objetivando sua atuação como suporte (monitores) para os servidores que virão a ser treinados, assim como a melhora da qualidade de vida de ambas as partes através do uso dessas tecnologias. Além disso, durante a Etapa 2 serão avaliados o grau de interesse e envolvimento dos estudantes como forma de seleção.
3: Vídeos Tutoriais
Criação, pelos estudantes, de vídeos tutoriais que serão postados nos canais da comunidade acadêmica e do Instituto ABCSA.
4: Formação para Educadores.
Juntamente com os estudantes/monitores, elaborar uma pesquisa eletrônica visando entender o nível de maturidade digital dos servidores e, diante dos resultados, elaborar cursos adequados para cada público, partindo de 3 formatações: modalidade de letramento digital, modalidade básica e modalidade avançada, formando turmas com, no máximo, 20 docentes, técnicos administrativos e gestores.
5: Tutoria para Educadores pelos Monitores.
Após o término da formação pelo facilitador Wanderson, ficará a cargo dos monitores continuar assessorando e acompanhando os servidores, podendo ser acionados remotamente, com o objetivo de sanar quaisquer dificuldades que possam surgir durante a aplicação das ferramentas TDICs no cotidiano da sala de aula, da gestão pública e das demais áreas aplicáveis.
6: Multiplicação de Monitores.
Os estudantes repassam para os outros acadêmicos os conhecimentos desenvolvidos durante o projeto, multiplicando a aprendizagem e fazendo com que os conhecimentos ganhem ainda mais longevidade dentro da comunidade acadêmica municipal.