CASO POLICIAL

 

 Os alunos deveriam pesquisar casos resolvidos pelo personagem Sherlock Holmes, de Arthur Conan (1859-1930), e, com base neles, criar o seu próprio "caso policial"

Semelhantemente aos muitos casos resolvidos por Holmes, agora, na história inventada pelos alunos, a solução do crime, deveria  ser dada por intermédio de alguns dos pensamentos rigorosos e científicos, estudados em sala de aula, a saber: indução, dedução e/ ou abdução.  

 

Uma noite mais do que estranha


Em um fim de tarde de março de 2023 as 6h12m a policia de Porto Alegre é acionada.


Um assassinato acontece na rua José Gomes 73 número 149 os detetives Pedro de Matos e seu ajudante Gabriel Alves são enviados para desvendar o que aconteceu na quela tarde .Eles começaram observando o quarto onde o corpo se encontrava, olharam o corpo e não viram marcas, e resolveram levar o corpo até o laboratório para fazer a autópsia.


Lá eles descobrem que o não foi morto por armas mas sim por um raro veneno.                               


Pedro fala para Gabriel "isto não é estricnina,cianureto nem mesmo butolínica, não faço ideia do que é isto".

                              

Então Pedro e Gabriel vão interrogar os principais suspeitos, são eles o mordomo, a cozinheira e o filho.

                              

Pedro vai analisar mais a cena do crime enquanto Gabriel interroga os suspeitos ele começa pelo filho e faz a seguinte pergunta "Você estava em casa durante o crime" soturnamente o filho responde "estava numa reunião a negócios". Então Gabriel vai falar com a cozinheira e ele faz a ela a seguinte pergunta "Você estava a onde durante o crime" a cozinheira rapidamente responde o detetive "eu estava preparando a janta na cozinha" .Então Gabriel vai até a sala de descanso do mordomo e pergunta para ele onde estava na ora do crime o mordomo fala "estava no mercado comprando o que faltava na dispensa".

                              

Pedro vai a encontro com Gabriel e fala a seguinte frase "notei que no quarto tinha uma xícara de chá" Pedro logo vai a encontro do filho e lhe pergunta "em que horário você foi a reunião" o filho com um ar de temor responde "as 05.47".

                              

Pedro ao mexer em alguns papéis descobre que o filho tem uma namorada e ao olhar o sobre nome dela descobre que ela é filha do dono da maior empresa de químicos de Porto Alegre Quimiquis ITDA e então Pedro resolve ir para casa. E lá vai ler o jornal e descobre que um raro veneno da imprensa foi roubado e rapidamente ele veste seu casaco pega o jornal e vai até a casa e ao chegar olha para o chão e vê uma garrafa vazia e resolve comparar com a do jornal e percebe que é a mesma garrafa então ele resolve examinar a xícara e descobre digitais que batem com as do filho.

                              

Então Pedro resolve ver melhor os papeis e descobre ligações para uma empresa de heranças então pedro chama Gabriel e eles resolvem ligar os pontos "o filho queria a herança do pai e então resolveu matá-lo mas para não deixar armas foi falar com a namorada e pediu um veneno e ela roubou do pai um raro veneno então ele botou o veneno no chá do pai para matá-lo".

                              

Logo depois Pedro e Gabriel vão prender o filho e a namorada.