Ideias-Força

Abaixo, as minhas reflexões sobre a importância do bem estudar.

São chamadas de Ideias-Força, porque se baseiam em grandes autores, e, ao mesmo tempos, são noções muito fortes e importantes para a vida estudantil dos jovens!

Nome: Vinicius Klampt da Rocha.

Introdução: Essas são ideias muito importantes para a vida de um estudante.

Na redação, coloco o nome  do autor e da obra da qual cada ideia foi retirada. Também, ao longo do texto, dou a minha opinião sobre elas, separadamente.


Ideias-Força

As ideias-força são reflexões, inspirações, pensamentos filosóficos que podem nos auxiliar nos estudos e na vida de estudante.


Uma destas ideias nos chegam através de Alexandre Dumas (1805-1875). Alexandre Dumas foi um romancista e dramaturgo, que escreveu muitos livros, como: “Os três mosqueteiros”, “As aventuras de Robin Hood” e “O Conde de Monte Cristo”.


“A única coisa que não pode nos ser tiradas é o conhecimento.” Ideia tirada do livro “O Conde de Monte Cristo”.


Do que está acima, penso que: Concordo completamente com a fala, pois, quase tudo pode nos ser tirado, por exemplo: vida, liberdade, alegria e tempo.Mas a sabedoria não mesmo que morrêssemos levaríamos ela até caixão.


No livro existe a questão qual é mais importante o tesouro (dinheiro) ou o tesouro (saber) acho que o mais importante seria o saber, pois como disse assim a sabedoria é muito mais importante do que todo o ouro do mundo.


A segunda ideia é a Friedrich Nietzsche (1844-1900), filósofo alemão, que criticava a cultura de sua época, tendo, inclusive, a se isolar da sociedade de então, escrevendo vários textos criticando a religião, em seu livro “Escritos sobre educação” é onde se encontra a ideia-força.

“Não se estuda para o estado ou para o mercado.”


Do que está acima, penso que: Sim eu concordo temos que estudar para contribuir não para ter dinheiro, “como o professor Donarte falou na última aula, algumas pessoas viram médicos para receber o alto salário, mas concordo pois nós temos que pensar na questão financeira mas também temos que lembrar de estudar para contribuir para a ciência” e nós estudamos com mais interesse quando estudamos para nós mesmo.


A terceira ideia é a de Saint-Exupéry (1900-1944), na verdade, retirada do livro dele “O pequeno príncipe”  que fala sobre um diálogo onde um Principezinho faz perguntas para um aviador.Saint-Exupéry foi um escritor, ilustrador e piloto francês, que morreu lutando na segunda guerra mundial.

“Nunca esqueça uma pergunta”.


Do que está acima, penso que: Concordo, pois como diz o professor “Donarte” burro é aquele que não pergunta, todas as perguntas devem ser respondidas mesmo que seja uma pergunta “boba”, vou dar um exemplo: “A terra plana existe”, claro que ela não é real mas com uma resposta correta a pessoa que fez a pergunta pode descobrir que ela na verdade é redonda.


A quarta ideia é de Pedro Demo (1941-).Pedro Demo um sociólogo e professor universitário nascido em Santa Catarina que escreveu o livro “Estuda pela pesquisa.”.

“Estudar é um modo de vida, para sempre”.


Do que está acima, penso que: acho que sim porque temos que estudar para sempre, pois conhecimento é vida, quanto mais se estuda mais se vive e como disse na primeira ideia a única coisa que não pode nos ser tirada é o conhecimento e a sabedoria.


Todas essas ideias me dão muitos motivos para continuar estudando e cada vez me deixando com mais vontade de aprender.

Fim

Friedrich Nietzsche                Alexandre-Dumas                      Saint-Exupéry                              Pedro Demo