MPT (Ministério Público do Trabalho) na escola
MPT (Ministério Público do Trabalho) na escola
Ministério Público do Trabalho
Estudantes de 4°, 5°, 6° e 7° ano.
Escolas de Ensino Fundamental
Ano letivo de 2025
O Prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos(as) alunos(as) das escolas públicas que participam do Projeto MPT na Escola em todo o território nacional.
O prêmio enquadra-se na modalidade de concurso exclusivamente cultural e recreativo, sem nenhuma subordinação a qualquer modalidade de sorteio ou pagamento por parte dos(as) participantes, bem como sem qualquer vinculação à aquisição ou uso de bem, direito ou serviço, de acordo com os artigos 3.o, inciso II, da Lei no 5.768/71, e 30 do Decreto no 70.951/72.
DOS GRUPOS E DOS RESPECTIVOS TEMAS
O Prêmio MPT na Escola será dividido em 02 (dois) grupos, a saber:
GRUPO 1: Alunos(as) de 4o e 5o ano do ensino fundamental.
GRUPO 2: Alunos(as) de 6o e 7o ano do ensino fundamental.
Os trabalhos inscritos no Prêmio MPT na Escola 2025 devem abordar obrigatoriamente os seguintes temas, conforme o seu respectivo grupo, sob pena de eliminação do certame:
GRUPO 1: Trabalho infantil.
GRUPO 2: Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional.
Dois alunos das escolas municipais de Bauru foram reconhecidos no Prêmio MPT na Educação, iniciativa promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em todo o País.
Na edição deste ano, a participação ocorreu na categoria ‘desenho’, com produções que abordaram o combate ao trabalho infantil. Os estudantes premiados na etapa local foram Maria Alice Fiore Rodrigues Cândido, aluna da Emef Lourdes de Oliveira Colnaghi, no Núcleo José Regino, sob orientação da arte-educadora Débora de Campos Botão da Silva e da professora Daniele Cristine dos Reis, e Felipe Martinelo da Silva, aluno da Emef Etelvino Rodrigues Madureira, no Jardim Araruna, sob orientação da arte-educadora Elenita Alves Lippe e das professoras Araceli Simão Gimenes Russo e Cybelle Cristina Ferreira do Amaral. As escolas são mantidas pela Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria da Educação.
O desenvolvimento dos trabalhos contou ainda com o apoio das Professoras Responsáveis pela Implementação do Currículo (PRICs), Livia Toledo Teixeira Evangelista e Aline Baldo Bernardino, além da equipe da Coordenadoria de Políticas de Ações Pedagógicas da Secretaria Municipal da Educação, representada pela gerente de Projetos, Programas e Pesquisas, Cintia Mesquita, e pela supervisora da Área de Arte do Ensino Fundamental, Raisa Ariane Bonani. A entrega dos prêmios foi feita com a participação do secretário da Educação, Nilson Ghirardello, coordenadores, diretores e professores.
ALGUNS MOMENTOS DO PROGRAMA