Inteligência artificial: quais são os impactos negativos e positivos em nosso cotidiano?
Meu nome é Laura, tenho 13 anos. Eu adoro escrever, me sinto bem quando escrevo sobre um assunto que não quero parar de escrever ou falar sobre, quando quero comentar sobre mil coisas dentro desse assunto. Mas gostaria de ler mais, sempre que começo a ler um livro e me desinteresso, me esqueço da existência dele e acabo indo fazer outras coisas. Outra coisa sobre mim, é que mudo muito com meus amigos e familiares, são pessoas completamente diferentes kkk.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
De 2016 para esse ano o investimento em inteligência artificial subiu 60%. Nós, como população, passamos a depender desse recurso para cada ação nossa do cotidiano.
Para estudar, por exemplo, se você quer um resumo da matéria, você só precisa pesquisar e, em menos de 5 minutos, você tem um resumo artificialmente escrito. E esse é um recurso de muito fácil acesso para aqueles que têm condições de ter ou um computador, celular ou qualquer outro meio de pesquisa on-line.
Quando queremos uma pesquisa fácil e rápida, por exemplo uma receita, ou então uma dica, um texto ou qualquer coisa do tipo, podemos perguntar para "AI", uma nova forma de inteligência artificial. Mas se ficarmos dependentes desse acesso, perderemos os outros recursos. Como: ler um livro impresso, ver e experienciar um mapa físico, aos poucos estamos parando de ter esse meio de pesquisa para perguntar para um "robô". E sem pensar nas pessoas que não tem condições de falar com AI.
Esse recurso não é usado somente por pessoas em seu cotidiano, mas também por empresas brasileiras: "Empresas brasileiras estão adotando inteligência artificial, com 58% já utilizando a tecnologia no dia a dia", segundo o site Globo.com. E esse dado só mostra e reforça nossa dependência.
Mas é claro que também trouxe muitos benefícios ao nosso cotidiano, poder ser respondido rapidamente e ter um meio tão fácil de pesquisa têm suas vantagens. Se for sua forma preferida de estudar, ler etc. Então, é claro que é muito mais fácil e vai ser a sua forma de obter novos conhecimentos, porém não saber usar e ter uma base de conhecimento por fora da tela, já demonstra que nossa sociedade virou dependente de inteligência artificial.
Além de não saber controlar o uso desse recurso, os robôs inteligentes estão ocupando o lugar de trabalhadores. Como, por exemplo, o caixa de autoatendimento, você vai no mercado e em vez de ter um caixa, ou uma caixa, tem uma máquina que é inteligente e registra seus produtos, te dá o valor, e o meio de pagamento. Com esse exemplo vem pensamentos do tipo "os robôs vão dominar os humanos". E outros do tipo: porém a inteligência artificial funciona, pois humanos a controlam. Então, quem tem o poder de controlar, somos "nós".
Fontes:
globo.com
euqueroinvestir.com
segs.com.br
Oi! Meu nome é Maria Mariana, tenho 13 anos e meus interesses de leitura são variados. Gosto bastante dos gêneros de aventura (mangás e HQs), terror (de preferência inspirados em jogos), mistérios, comédia e um pouco de romance. Também gosto de ver páginas e canais que falam sobre heróis e vilões da Marvel, como o canal Vício e o canal Nerd Land.
Entre conforto e preocupação: os efeitos da Inteligência Artificial em nossas vidas.
A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação focada no desenvolvimento de sistemas e máquinas que realizam tarefas que normalmente necessitam inteligência humana, como aprender, resolver problemas e tomar decisões.
A IA é geralmente dividida em duas categorias: A IA Fraca, que é projetada para tarefas específicas, como assistentes virtuais (ex: Siri, Alexa), e a IA Forte, que ainda é teórica e busca realizar qualquer tarefa cognitiva que um humano pode fazer.
Como dito, a IA é uma ferramenta que tem o objetivo facilitar as tarefas praticadas pelos humanos ou, em alguns casos, substituí-los nessas funções.
Sua utilização tem uma série de vantagens, como rapidez e segurança em todos os processos, evita o retrabalho, diminui a possibilidade de cometimento de erros e além de tudo isso, há a imparcialidade, ou seja, máquinas são lógicas e não possuem emoções. Assim são baseadas em razão e não em sentimentos, o que torna a possibilidade de acerto uma expectativa muito maior.
Por outro lado, muito embora a IA possua muitas vantagens e facilitadores, também possui uma série de desvantagens, tais como: alto custo e manutenção, substituição de postos de trabalho e vários questionamentos éticos e morais por ser uma tecnologia nova.
Para mim, depois de saber sobre tudo isso, dá para perceber que mesmo a inteligência artificial tendo muitos benefícios, ainda assim, tem seu defeitos, desvantagens e consequências, o que faz com que ela não seja totalmente perfeita, mesmo sendo uma das tecnologias mais usadas no mundo de uns tempos para cá, tendo aumentado significativamente o aumento de pessoas usando.
Um dos grande problemas da inteligência artificial é a dependência que as pessoas têm nela, ao ponto de nem conseguir pensar direito sem recorrer ao ChatGPT ou a outros sites de Inteligência Artificial. Isso pode acabar resultando em um sério problema no futuro, pois o ChatGPT não tem as respostas para tudo, e também pode, ainda, acontecer do sistema responder de maneira errada, por conta de falhas. Isso não quer dizer que temos que parar de usar. O interessante é usar com cautela para não substituir a inteligência humana por máquina.
Fontes:
Kender agência digital: Inteligência Artificial: quais as vantagens e desvantagens?
Link: https://agenciakender.com.br/artigo/inteligencia-artificial-quais-as-vantagens-e-desvantagens
IBM: O que é inteligência artificial?
LInk: https://www.ibm.com/br-pt/topics/artificial-intelligence
Cultura e preconceito: por que a fala "você não tem cultura é preconceituosa"?
Olá a todos, meu nome é Pedro Manoel dos Anjos Machado, meu gênero de leitura preferido são quadrinhos, tenho 14 anos, gosto muito de estudar casos inacabados e tentar completá-los, para isso utilizo frequentemente o canal "Você Sabia".
Gostaria de dizer a vocês o porquê da fala, "'Você não tem cultura" é preconceituosa. Mas para isso devemos entender o que é cultura. Segundo o site Toda Matéria: "Cultura é um conceito amplo que abrange o conjunto de tradições, crenças e costumes de um determinado grupo social. Ela é disseminada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes".
Então, porque essa frase é preconceituosa, devemos entender que, dizer que outra pessoa não tem cultura é o mesmo que dizer que ela não vive. Pois eu escuto Mozart, leio Paulo Coelho e assisto Van Gogh, Eu tenho cultura, e você gosta de funk, comédias românticas e odeia ler, logo você não tem cultura.
Mas é claro que não, nos limitamos ao conceito de cultura ao ponto que dizemos que as outras são "inferiores", mas o funk, por exemplo, é tido como uma manifestação cultural. Então não dá pra dizer que quem gosta deste estilo de música não tem cultura.
E é por isso que a frase "você não tem cultura" é preconceituosa.
Dia dos professores: qual a importância da profissão para a formação de uma sociedade crítica?
Meu nome é Beatriz, eu tenho 13 anos e não gosto muito de ler, porém adoro escrever. Quando leio costumo buscar por livros mais divertidos ou de suspense, na internet eu assisto muitos videos do “Aqueles Caras”, “Brino" e “Pograma”.
Dia dos professores: qual a importância da profissão para a formação de uma sociedade crítica?
Beatriz Guedes - F7B
Os professores são muito importantes para manter o mundo funcionando, pois sem eles, ninguém conseguiria adquirir os conhecimentos necessários para exercer sua profissão. Os médicos, por exemplo, são considerados muito importantes e precisaram de um professor para que pudessem saber tudo que sabem hoje. Além deles nos alfabetizarem, que é um privilégio e muito necessário para desenvolvermos opiniões críticas e pensamentos mais aprofundados sobre assuntos complexos ou até mesmo questões cotidianas.
Uma sociedade crítica é aquela capaz de analisar e interpretar informações de maneira independente, sem aceitar tudo de boca fechada. Os professores são os principais ajudantes nesse processo, incentivando os alunos a questionarem, investigarem, e formarem suas próprias opiniões sobre os mais variados assuntos. Eles ensinam a importância de olhar para diferentes pontos de vista, o que nos permite entender melhor o mundo e fazer escolhas mais conscientes.
Além disso, os professores também são responsáveis por nos preparar para lidar com os desafios da vida, sejam eles profissionais, sociais ou pessoais. Ao promoverem debates e discussões em sala de aula, ajudam a desenvolver nossa capacidade de argumentar e de respeitar diferentes opiniões. Isso contribui muito para a formação de uma sociedade mais consciente, justa e igualitária.
O dia dos professores foi criado em homenagem à primeira escola de educação normal, em 1827, que formava professores para a educação básica. O objetivo do dia é reconhecer a importância dos professores na formação das pessoas e na construção do conhecimento. Além disso, o dia dos professores é uma oportunidade para refletirmos sobre os desafios da profissão, valorizar o trabalho dos educadores e promover a valorização da educação como um todo. É um momento de reconhecimento e agradecimento a todos os professores que dedicam suas vidas ao ensino e à formação de futuras gerações.
Assim, celebrar o dia dos professores é reconhecer que sem eles, não teríamos as ferramentas necessárias para interpretar o mundo de uma forma mais crítica e construtiva. É por meio da educação que podemos transformar realidades e construir uma sociedade mais bem informada.
Fontes: