SME - LONDRINA - EDUCAÇÃO INFANTIL
Por ser uma abordagem que vai ao encontro à teoria Histórico Cultural utilizada no município e por destacar o protagonismo compartilhado entre professores e crianças.
Os projetos na Educação Infantil emergem das necessidades e interesses das crianças, sendo enriquecidos pela mediação do professor. O professor busca relacionar o tema a diversas possibilidades, abrangendo diferentes linguagens, campos de experiências e aspectos pertinentes ao currículo. Essa organização é orientada pela seleção dos saberes e conhecimentos da grade curricular de Londrina.
Embora haja uma ordem para a execução dessas etapas, a conclusão de todas ocorre apenas ao término do projeto. Esses elementos devem ser constantemente revisitados e realimentados durante todo o período em que o projeto estiver em andamento.
O tema do projeto é individual e específico para cada turma, sendo escolhido a partir da observação sensível e da escuta ativa por parte do professor em relação às ações e falas das crianças.
O levantamento de índice consiste em um quadro com três questões, que variam de acordo com as turmas, sendo uma para CB até C2 e outra para C3 até P5. De modo geral, no levantamento de índice, são descritas as experiências e ações dos bebês e das crianças pequenas, bem como as falas das crianças mais velhas, destacando suas potencialidades de aprendizado e desenvolvimento relacionadas ao tema.
Após o levantamento de índice, o professor irá elaborar uma rede de significações, na qual listará possibilidades relacionadas ao tema. Essa rede deve conter palavras-chave que funcionarão como elementos de ligação para os saberes e conhecimentos presentes na grade curricular. É importante ressaltar que o projeto deve abordar todos os campos de experiências, embora seja compreensível que, dependendo do tema, alguns campos possam se sobrepor aos demais.
Exemplo: rede de um projeto de uma turma de P5
A duração do projeto é variável, dependendo do tema, das oportunidades reveladas pelo levantamento de índice e pela rede de significados, além do interesse e das necessidades das crianças em relação ao tema. Quando as possibilidades de investigação se esgotam, considera-se que o projeto foi concluído. Cabe aos professores promover, de forma contínua, experiências significativas que atendam às necessidades de desenvolvimento das crianças, envolvendo-as e estimulando sua curiosidade.
O projeto é flexível, a cada nova aprendizagem, o(a) professor(a) precisa analisar o projeto e, se necessário, reelaborá-lo para atender às necessidades das crianças sem torná-lo superficial. Os saberes e conhecimentos que compõem a rede de significados podem ser ajustados conforme os interesses e as necessidades demonstrados pelas crianças durante a realização das experiências propostas.
É importante que os(as) professores(as) e a instituição incentivem e promovam a participação das famílias nos projetos. Isso pode ser feito por meio do envio de bilhetes informativos sobre o projeto e os questionamentos levantados pelas crianças, além de solicitações de contribuições com materiais de pesquisa, como objetos, livros, revistas, recortes de jornais, figuras, entre outros.
Ao longo do projeto, as conquistas e descobertas podem ser apresentadas ou expostas na unidade para os familiares das crianças. Para as crianças mais velhas, esse momento também pode favorecer uma maior conscientização sobre o que pesquisaram, ampliando seu aprendizado. Para o professor, é uma oportunidade de refletir sobre sua prática, identificando suas potencialidades e fragilidades.
Registro de aprendizagens: cores primárias e secundárias
Acervo da professora Juliana M. S. Lopez
Registro de aprendizagens: disco de Newton
Acervo da professora Juliana M. S. Lopez
Registro de aprendizagens: as cores na bolinha de sabão
Acervo da professora Juliana M. S. Lopez
O encerramento do projeto pode ser realizado por meio de uma exposição que evidencie o que as crianças aprenderam e desenvolveram ao longo do projeto. Essa exposição pode incluir imagens, fotos, vídeos, interações e produções das crianças, entre outros recursos.
Culminância do projeto Arco-Iris
Acervo da professora Juliana M. S. Lopez