Lançamento do livro "TVs Universitárias, Digitalização e Democracia", da nossa tutora Carine Prevedello

O livro "TVs Universitárias, Digitalização e Democracia", da nossa tutora Carine Prevedello, foi lançado no dia 30 de novembro de 2023. O evento aconteceu na livraria Lima Barreto, em Ipanema, e contou com a presença de Carine Felkl Prevedello, professora tutora do PET, Marcelo Kischinhevsky e Sérgio Duque Estrada. Os petianos Ana Beatriz Diniz Ribeiro, Lianne Henriques, Lorenzo Mello e Rafaela Gama tiveram a oportunidade de contar um pouquinho sobre o processo de produção da pesquisa, que resultou no livro.

Já em Santa Maria, o lançamento aconteceu no dia 18 de dezembro e contou com a presença de Carine Prevedello, Rejane Miranda e Renata Assis Miranda, filha de Sérgio Assis Brasil, fundador da primeira TV Universitária a obter concessão a cabo no país, a TV Campus da UFSM.

Na aba "O que fazemos" > "Aconteceu no PET", você pode consultar as fotos do evento no Rio. 

Menção Honrosa na SIAc 2023

O trabalho "MIDIATIVISMO INDÍGENA NA AMAZÔNIA LEGAL: RESULTADOS DO MAPEAMENTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO NO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE", apresentado pelo Pet Eco (Kassielle, Pedro e William), sob orientação da tutora Carine Prevedello, foi premiado com Menção Honrosa pela comissão avaliadora da 12ª SIAc.

Ficamos felizes e agradecemos o reconhecimento.

Seguimos com os próximos passos!

Apresentações no Festival do Conhecimento 2022

Na Amazônia, o simbolismo do impacto na conservação da biodiversidade do planeta alerta as redes de Comunicação e formadores de opinião para defesa de causas em terras brasileiras, mas com apelo mundial. Este projeto de pesquisa objetiva listar rede de Comunicação localizada e dirigida às causas dos povos da Amazônia e avaliar as pautas de maior repercussão nesse meio - utiliza-se metodologia híbrida de pesquisa quantitativa e qualitativa. O projeto volta-se aos dados do YouTube, após finalizada a checagem do Facebook e do Instagram. Será feita análise de 627 perfis encontrados com base em palavras-chaves (etnias identificadas pela FUNAI), separando-os como pessoal ou coletivo, e pela periodicidade de postagem (ativos, inativos ou ativos recentemente). 

Trabalho feito por Beatriz Coutinho, João Maurício Maturana Ferreira, Robertha Braga, Sabrina Porto, Kassiele Haical Jacob sob supervisão de Carine Prevedello.

Há quase dez anos, um novo paradigma mudou a televisão brasileira: a transição para a transmissão digital. À época, ansiava-se por uma dissolução da dicotomia que opõe emissoras comerciais nos canais abertos a canais de acesso público, disponibilizados na televisão por assinatura, entre estas, as TVs ligadas a universidades como descreve Prevedello (2013).

Esta pesquisa dedica-se a estudar o contexto atual das televisões universitárias nacionais fora das capitais do país, tendo como objetivo principal analisar em qual cenário inserem-se em termos de frequência, de tipo de transmissão e localização. Para isso, será feita uma revisão bibliográfica do trabalho de Prevedello (2013), com a atualização de quatro tabelas presentes na pesquisa a partir de observação de seus canais de comunicação.

Trabalho feito por Kethury Cristhina Pereira Santos, Moniqui Maciel Frazão, Juliana Carvalho Sorrenti, Lianne Henriques Jorge e Danty Alves Silva.

Melhores trabalhos na SIAC 2022

Temos a honra de anunciar que dois de nossos trabalhos apresentados na 11ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC) da UFRJ foram nomeados os melhores trabalhos de suas sessões. São eles: 

Para saber mais sobre esses e outros de nossos trabalhos apresentados na SIAC 2022, acesse a página Pesquisa.

O que é o PET?

O Programa de Educação Tutorial é uma iniciativa do Governo Federal subordinada à Secretaria de Ensino Superior (SESu) e ao Ministério da Educação (MEC), para estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras, em nível de graduação. O projeto, que conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é constituído por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, e funciona como uma preparação para a carreira acadêmica. Em cada grupo PET, até 12 alunos recebem bolsas de R$ 400,00, equivalente à política nacional de bolsas de iniciação científica a graduandos. Todos, sob a liderança do docente tutor, realizam ações de pesquisa, ensino e extensão. 

Para mais informações, acesse: https://www.fnde.gov.br/programas/bolsas-e-auxilios/eixos-de-atuacao/educacao-tutorial ou clique na página Institucional deste site. 

Escola de Comunicação da UFRJ

Localizada no campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no bairro da Urca, a Escola de Comunicação forma, desde o ano de 1967, profissionais e acadêmicos de excelência em nível de graduação e de pós-graduação. Atualmente, a ECO conta com os seguintes cursos: Comunicação Social (com habilitações em Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Radialismo), Jornalismo e Direção Teatral.  

Conta, também, com quatro Programas de Pós-Graduação: 

Melhores trabalhos na JICTAC 2020

Temos a honra de anunciar que três de nossos trabalhos apresentados na última Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC) da UFRJ foram nomeados os melhores trabalhos de suas sessões. São eles: 

Para saber mais sobre esses e outros de nossos trabalhos apresentados na JICTAC 2020, acesse a página Pesquisa.