O grupo de pesquisa de Midiativismo do PET-Eco recebeu, pelo segundo ano consecutivo, Menção Honrosa na SIAc 2024.
O trabalho apresentado tem o título "Midiativismo Indígena: mapeamento e atuação dos comunicadores populares na Amazônia Legal" e autoria dos petianos William Guido, Pedro Henrique, João Pedro, Kassielle Haical e Luana Borges.
Sob orientação da tutora Carine Prevedello, a pesquisa já foi publicada em um capítulo de livro e também na revista Eptic, no formato de artigo científico.
Ficamos honrados e felizes com essa conquista, reflexo de tanta dedicação às nossas pesquisas acadêmicas.
O que é Televisão hoje?
Que linguagens e formatos podem definir este meio de comunicação, que, assim como a produção audiovisual, passa por transformações paradigmáticas com a digitalização?
Estas são algumas das perguntas que geraram, de formas transversais, a curiosidade de estudantes da Escola de Comunicação da UFRJ para pesquisar as novas formas de produção e transmissão em televisão e audiovisual. O surgimento de tecnologias como o streaming e diferentes plataformas de distribuição de informação e vídeo, a quebra da linearidade no consumo e na produção da programação de televisão estão entre as motivações desses estudos.
Como resultado de reflexões maduras sobre o que seria “A nova televisão”, acompanhadas de pesquisas aplicadas, este livro apresenta a síntese da contextualização histórica desses fenômenos, as indagações e conclusões obtidas pelas pesquisas, e também alguns traços de horizonte em torno das novas formas de produzir e distribuir audiovisual. Tendências que são amplamente visíveis e desafiadoras, mas que parecem, ao mesmo tempo, indicar que a nossa velha e nova televisão está mais forte do que nunca.
O livro está disponível em PDF e ePub. Boa leitura!
Resultado final do processo seletivo 2024:
Bolsistas:
1. Ingrid Bella
2. Samara Izidoro
3. Karen Monteiro
4. Nicole Lira
5. Manuela Menezes
Suplentes
1. Yago Ramos
2. Gabrielle de Souza
3. Luis Gustavo Ribeiro
4. Luiza Araújo
5. Maria Ventura
ATENÇÃO, candidatos! Inscrições prorrogadas para o processo seletivo 2024.
As inscrições foram prorrogadas para até às 23h59min do dia 13/12.
As entrevistas individuais e remotas acontecerão entre os dias 16 e 19/12.
Quer fazer parte do PET ECO/UFRJ? As inscrições estão abertas!
📢 São 5 vagas com bolsa (2 para cotistas negros) e 5 vagas para suplência. Alunos com nota final igual ou superior a 7,0 poderão participar. Suplentes podem se tornar bolsistas futuramente, conforme disponibilidade.
🎓 Quem pode se inscrever?
Alunos de qualquer curso da UFRJ, preferencialmente até o 6º período.
É essencial ler o Manual de Orientações Básicas do PET antes de se inscrever 📖 Link para leitura.
🖋️ Como participar?
1️⃣ Enviar um texto dissertativo (2.000 a 3.000 caracteres, incluindo título e identificação) sobre temas relacionados a Jornalismo Audiovisual ou Desinformação e Convergência Digital.
📅 Prazo: de 25/11 a 06/12, para o e-mail pet@eco.ufrj.br.
2️⃣ Caso aprovado(a) na análise do texto (nota mínima 7,0), será convocado(a) para entrevista individual remota, entre 09 e 18 de dezembro.
Os aprovados começam as atividades no início do ano letivo de 2025.
Nos dias 16 e 17 de outubro, o grupo PET-ECO, sob orientação da tutora Carine Prevedello, realizou a primeira edição do festival TELA: Transformações e Experiências em Linguagem Audiovisual. Grandes nomes do jornalismo passaram pelo auditório no campus da Praia Vermelha e dialogaram com os estudantes da Escola de Comunicação da UFRJ e de outras Instituições de Ensino.
No primeiro dia de evento, a mesa de abertura contou com a presença de Acácio Jacinto (EBC) e Tainah Tavares (Editora Globo). Ambos debateram questões sobre TV pública e conteúdos audiovisuais na internet. A mesa seguinte abordou o midiativismo indígena nas redes sociais. Estiveram presentes Naia Tupinambá (Co-fundadora da @bnddigital), Bekôy Tupinambá (Co-fundadora da @bnddigital) e Anapuaka (Fundador da Rádio Yandê).
O segundo e último dia do evento reservou a presença de Fernanda Gentil (jornalista e apresentadora), Alice Melo (produtora de reportagem no Fantástico) e Daniel Gonçalves (Sócio da produtora SeuFilme). Os palestrantes e os alunos conversaram sobre as mudanças e peculiaridades do audiovisual na TV linear e na internet, além de abordarem questões sobre produção de documentários e carreiras no jornalismo.
A seguir, veja algumas fotos do festival e as reportagens feitas pelo Telejornal UFRJ (TJ UFRJ), que cobriu os dois dias do evento.
Foto: João Vitor Prudente
Foto: João Vitor Prudente
Foto: João Vitor Prudente
Foto: João Vitor Prudente
Foto: João Vitor Prudente
Foto: João Vitor Prudente
Estão abertas as inscrições para participação no evento TELA — Transformações e Experiências em Linguagem Audiovisual.
CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição.
Acesse aqui a programação completa.
🎬 *Festival T.E.L.A. - Transformações e Experiências nas Linguagens Audiovisuais* 🎬
Atenção, amantes da comunicação e do audiovisual! 📺🎧
Nos dias *16 e 17 de outubro*, o *PET ECO (Programa de Educação Tutorial)* traz para vocês um evento imperdível que promete discutir as transformações das linguagens audiovisuais no mundo contemporâneo. 💡
O que é a produção e transmissão do audiovisual hoje em dia? Como somos impactados por essa constante evolução da mídia? E o que o futuro nos reserva com as novas tecnologias? 🤔
Com a presença de convidados importantes para o debate, vamos discutir o papel do streaming, as redes sociais, o midiativismo e os novos formatos de consumo que estão mudando nossa relação com a comunicação. 🔄
Vamos juntos imaginar uma sociedade marcada por essas mudanças!
📅 *Data:* 16 e 17 de outubro de 2024
📍 *Local:* Escola de Comunicação da UFRJ, Av. Pasteur, 250 (Auditório da CPM)
⏰ *Horário:* 9h às 18h30
Programação:
Primeiro dia - 16 de outubro
Mesa 1 I Tema: Formação e atuação no audiovisual: canais públicos e novos meios - às 9h.
Convidados: Acácio Jacinto (EBC) e Tainah Tavares (TechTudo - Editora Globo)
Mediação: Profa. Carine Prevedello (Tutora PET ECO/UFRJ)
Mesa 2 I Tema: Midiativismo Indígena e sua atuação nas redes sociais - às 11h.
Convidados: Jennifer Bekôy Tupinambá (Co-fundadora da @bnddigital), Naiá Tupinambá (Co-fundadora da @bnddigital) e Anapuaka Tupinambá (Fundador da Rádio Yandê).
Mediação: William Guido (PET ECO/UFRJ)
Segundo dia - 17 de outubro
Mesa 3 I Tema: TV Linear, Streaming e Não Ficção - às 9h.
Convidados: Alice Melo (Doutora em Comunicação e produtora de reportagem do Fantástico), Fernanda Gentil (Jornalista e apresentadora) e Daniel Gonçalves (Sócio da produtora SeuFilme).
Mediação: Profa. Carine Prevedello e Lorenzo Mello (PET ECO/UFRJ)
Mesa 4 I Tema: Audiovisual e Diversidade - às 18h30.
Cinerama Cineclub UFRJ
Convidados: Mirella Rocha (Tutora do PET Conexões Povos de Terreiro) e Luiette Ornellas (Associação Círculo Laranja).
Mediação: Profa. Guiomar Ramos (coordenadora Cinerama) e Danilo Marques (PET ECO/UFRJ)
A inscrição dá direito a certificado e acesso prioritário aos debates. Após o horário de início da mesa, o evento será aberto ao público presente.
O livro "TVs Universitárias, Digitalização e Democracia", da nossa tutora Carine Prevedello, foi lançado no dia 30 de novembro de 2023. O evento aconteceu na livraria Lima Barreto, em Ipanema, e contou com a presença de Carine Felkl Prevedello, professora tutora do PET, Marcelo Kischinhevsky e Sérgio Duque Estrada. Os petianos Ana Beatriz Diniz Ribeiro, Lianne Henriques, Lorenzo Mello e Rafaela Gama tiveram a oportunidade de contar um pouquinho sobre o processo de produção da pesquisa, que resultou no livro.
Já em Santa Maria, o lançamento aconteceu no dia 18 de dezembro e contou com a presença de Carine Prevedello, Rejane Miranda e Renata Assis Miranda, filha de Sérgio Assis Brasil, fundador da primeira TV Universitária a obter concessão a cabo no país, a TV Campus da UFSM.
Na aba "O que fazemos" > "Aconteceu no PET", você pode consultar as fotos do evento no Rio.
O trabalho "MIDIATIVISMO INDÍGENA NA AMAZÔNIA LEGAL: RESULTADOS DO MAPEAMENTO QUANTITATIVO E QUALITATIVO NO FACEBOOK, INSTAGRAM E YOUTUBE", apresentado pelo Pet Eco (Kassielle, Pedro e William), sob orientação da tutora Carine Prevedello, foi premiado com Menção Honrosa pela comissão avaliadora da 12ª SIAc.
Ficamos felizes e agradecemos o reconhecimento.
Seguimos com os próximos passos!
Na Amazônia, o simbolismo do impacto na conservação da biodiversidade do planeta alerta as redes de Comunicação e formadores de opinião para defesa de causas em terras brasileiras, mas com apelo mundial. Este projeto de pesquisa objetiva listar rede de Comunicação localizada e dirigida às causas dos povos da Amazônia e avaliar as pautas de maior repercussão nesse meio - utiliza-se metodologia híbrida de pesquisa quantitativa e qualitativa. O projeto volta-se aos dados do YouTube, após finalizada a checagem do Facebook e do Instagram. Será feita análise de 627 perfis encontrados com base em palavras-chaves (etnias identificadas pela FUNAI), separando-os como pessoal ou coletivo, e pela periodicidade de postagem (ativos, inativos ou ativos recentemente).
Trabalho feito por Beatriz Coutinho, João Maurício Maturana Ferreira, Robertha Braga, Sabrina Porto, Kassiele Haical Jacob sob supervisão de Carine Prevedello.
Há quase dez anos, um novo paradigma mudou a televisão brasileira: a transição para a transmissão digital. À época, ansiava-se por uma dissolução da dicotomia que opõe emissoras comerciais nos canais abertos a canais de acesso público, disponibilizados na televisão por assinatura, entre estas, as TVs ligadas a universidades como descreve Prevedello (2013).
Esta pesquisa dedica-se a estudar o contexto atual das televisões universitárias nacionais fora das capitais do país, tendo como objetivo principal analisar em qual cenário inserem-se em termos de frequência, de tipo de transmissão e localização. Para isso, será feita uma revisão bibliográfica do trabalho de Prevedello (2013), com a atualização de quatro tabelas presentes na pesquisa a partir de observação de seus canais de comunicação.
Trabalho feito por Kethury Cristhina Pereira Santos, Moniqui Maciel Frazão, Juliana Carvalho Sorrenti, Lianne Henriques Jorge e Danty Alves Silva.
Temos a honra de anunciar que dois de nossos trabalhos apresentados na 11ª Semana de Integração Acadêmica (SIAC) da UFRJ foram nomeados os melhores trabalhos de suas sessões. São eles:
O posicionamento político pró e contra o “tratamento precoce” no contexto do Twitter: Covid-19 e a politização da pandemia a partir das relações de confiança nas redes sociais, por Moniqui Maciel Frazão
A desinformação sobre a Covid-19 como estratégia política: o combate à pandemia sob as controvérsias lançadas pelo presidente Bolsonaro nas redes sociais online, por Danty Alves Silva e Dandara Sol Campello
Para saber mais sobre esses e outros de nossos trabalhos apresentados na SIAC 2022, acesse a página Pesquisa.
O Programa de Educação Tutorial é uma iniciativa do Governo Federal subordinada à Secretaria de Ensino Superior (SESu) e ao Ministério da Educação (MEC), para estimular atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras, em nível de graduação. O projeto, que conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), é constituído por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, e funciona como uma preparação para a carreira acadêmica. Em cada grupo PET, até 12 alunos recebem bolsas de R$ 400,00, equivalente à política nacional de bolsas de iniciação científica a graduandos. Todos, sob a liderança do docente tutor, realizam ações de pesquisa, ensino e extensão.
Para mais informações, acesse: https://www.fnde.gov.br/programas/bolsas-e-auxilios/eixos-de-atuacao/educacao-tutorial ou clique na página Institucional deste site.
Localizada no campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no bairro da Urca, a Escola de Comunicação forma, desde o ano de 1967, profissionais e acadêmicos de excelência em nível de graduação e de pós-graduação. Atualmente, a ECO conta com os seguintes cursos: Comunicação Social (com habilitações em Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Radialismo), Jornalismo e Direção Teatral.
Conta, também, com quatro Programas de Pós-Graduação:
Temos a honra de anunciar que três de nossos trabalhos apresentados na última Jornada Giulio Massarini de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC) da UFRJ foram nomeados os melhores trabalhos de suas sessões. São eles:
O Youtube como ferramenta de democratização e disseminação do debate feminista no Brasil: uma análise dos canais Tese Onze e Nátaly Neri - por Carolina Torres
Política, ciência e fake news: a covid-19 como objeto das disputas de sentido nas redes sociais - por Lianne Henriques
Conhecimento e aprendizagem na era cyber: educação infantil em tempos de influenciadores digitais - por Sara Maluf
Para saber mais sobre esses e outros de nossos trabalhos apresentados na JICTAC 2020, acesse a página Pesquisa.