Como fazer o uso correto de máscara

De acordo com o Ministério da Saúde, o uso de máscaras é extremamente importante para a redução do risco de contaminação pela Covid19, saiba como usar.

Quais são as máscaras que mais protegem contra a covid-19?

Em busca da resposta para essa pergunta um estudo da USP testou a eficiência de 227 modelos encontrados em lojas e farmácias do Brasil.

Os pesquisadores produziram partículas de aerossol de tamanho semelhante ás que carregam o coronavírus no ar e testaram a capacidade das máscaras em reter, ou deixar passar, essas micropartículas.

MINISTÉRIO DA SAÚDE RECOMENDA O USO DE MÁSCARAS DE TECIDO PARA PROTEÇÃO CONTRA A COVID-19.

O Órgão orienta a produção de modelos simples, de pano, que funcionam como barreiras na propagação do vírus, como também para garantir que não haja falta das máscaras cirúrgicas para os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente no combate a pandemia.

É válido deixar claro que nem os modelos de pano e nem as máscaras cirúrgicas comuns têm uma vedação completa, porém, elas ajudam sim a conter e barrar gotículas que contêm o vírus, e devem ser acompanhadas de bons hábitos de higiene para terem uma boa eficácia.

Importância do uso da máscara

Por mais estilosas que aparentam ser, as máscaras são muito mais do que um acessório para complementar o visual: são equipamentos de segurança pessoal que podem ajudar a diminuir os riscos de transmissão do CORONAVÍRUS. Isto porque elas servem como barreiras para o vírus não conseguir entrar com facilidade pela boca ou nariz.

Como foi descrito em vírus e transmissão a grande parte das pessoas que contraem o CORONAVÍRUS não tem sintomas (ou os sintomas surgem depois de alguns dias), por isso é de extrema importante que todos utilizem máscara, em parte para não ser contaminado, ou para não contaminar outras pessoas, essa medida ainda deve ser mantida à risca principalmente se você está no grupo de risco como idosos, hipertensos, diabéticos, cardíacos ou quem possui doenças respiratórias.

você sabe qual a diferença dos tipos de máscaras?

  1. PFF2 - KN95 - N95: São consideradas como as máscaras mais eficazes na proteção contra o coronavírus, inclusive são recomendadas como acessório indispensável na proteção de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Esse tipo de máscara tem mais benefícios quando comparada às “tradicionais” máscaras de pano.

As máscaras PFF2 - KN95 - N95 são feitas normalmente de poliéster e fabricadas industrialmente com fibras extremamente justas entre si, de forma que elas têm um alto poder de filtragem. Além disso, esse modelo tem um filtro que consegue reter até 95% das partículas, incluindo as mais difíceis de filtração, por serem muito pequenas, as chamadas aerossóis.” Elas têm aproximadamente 94~95% de eficiência de filtração.


  1. Cirúrgicas: O objetivo principal de uma máscara cirúrgica é evitar que partículas biológicas (por exemplo, bactérias e vírus) sejam expelidas pelo usuário para o ambiente. Máscaras cirúrgicas não conseguem vedar totalmente suas bordas com o rosto do usuário, portanto o ar pode vazar ao redor das bordas. Porém, as máscaras cirúrgicas com tripla camada estão sendo recomendadas para proteção e uso pessoal no dia-a-dia, pois são muito melhores que as caseiras.

  1. Tecido: As máscaras de tecido são as mais comuns e mais facilmente fabricadas, porém, são as menos eficientes contra o vírus. No experimento da USP foi possível descobrir que a filtragem média foi de 40% o que significa que elas deixaram passar em média 60% das partículas que caíram sobre elas.

As máscaras devem ser usadas de forma correta para diminuir o risco de contaminação, segue algumas dicas:

  • Cobrir completamente o nariz.

  • Cobrir a boca.

  • Não pode ter vãos nas laterais. Por isso não torça o elástico.

  • Não encostar na superfície da máscara ao coloca-la ou tira-la.

  • Encoste apenas nos elásticos.

Como devem ser feitas as mascáras de pano?

Ao comprar máscaras deve se procurar máscaras 100% algodão com duas camadas de algodão 100%. É muito importante que as máscaras cubram completamente boca e nariz. Afinal, seu papel é evitar a disseminação de gotículas pela fala e pela respiração.

OBS: Tricoline é 100% algodão, apesar de algumas pessoas se confundir, devido a mudança de nome.

ATENÇÃO: É de extrema importância ter a consciência de que as máscaras não são 100% eficazes, elas não bloqueiam a entrada do vírus no corpo, mas dificultam em até 70% a carga de vírus que uma pessoa poderia pegar se não estivesse usando a máscara.