Como higienizar sua casa e superfícies

Temos algumas informações e recomendações sobre como higienizar sua casa e superfícies diversas

Sabemos como devemos higienizar as mãos, mas como deve ser feita a higienização da sua casa e de superfícies. Segundo João Prats, o mais importante é a higienização das mãos e dos objetos pessoais, principalmente aqueles que estamos sempre tocando como aparelho celular, telefone, e ao trazer compras para dentro de casa.

Devemos utilizar sabão, água sanitária (CFQ- Conselho Federal de Química recomenda diluir 25 ml do produto em um litro d'água) ou desinfetantes comuns. Os três são igualmente eficazes, o objetivo é "quebrar" a camada lipídica que protege o vírus, matando-o.

O pensamento é simples, a camada lipídica é feita de óleos, e óleo é limpo com sabão.

Se não há muita circulação de pessoas, e há manutenção do isolamento/distanciamento, não há necessidade de higienizar a casa toda hora. Apenas manter a rotina de limpeza que ocorria previamente ao isolamento é suficiente. Porém, se algumas pessoas continuam trabalhando, é recomendado higienizar a casa mais vezes. Assim também como roupas, sapatos, objetos pessoais e etc. Limpeza de aparelho celular, interior do carro deve ser feito com alcool 70º. As roupas sujas devem ser lavadas separadamente.

Não se esqueça de utilizar a máscara e, em alguns casos específicos, luvas (podem ser de plástico). Descartar essas luvas em saco plástico de lixo, para que outras pessoas não a toquem. A máscara deve ser higienizada com sabão neutro, lavado a mão e colocada para secar. Sapatos devem ser retirados antes de entrar dentro de casa, de forma a evitar contágio. Nas compras, é recomendado não colocar as sacolas nos balcões onde serão preparados os alimentos, e lavar em água corrente antes de colocar dentro da geladeira.