Objetivo: Automatizar a confirmação e atualização de informações da data de embarque e chegada de voos, em tempo real.
Contextualização: A DMS Logistcs tem um sistema próprio, composto por diversos micro serviços voltados às atribuições de cada um de seus setores. Neste sistema, temos um módulo onde podemos acompanhar e atualizar informações dos embarques agenciados pela DMS. Contamos com dados como nome do cliente, origem e destino da carga, tipo de operação logística, documentos, valores, etc.
O sistema conta com uma automatização via FlightAware para fazer o tracking (rastreio) e confirmar as datas de embarque e chegada dos voos que contém cargas sob responsabilidade da DMS. A consulta é feita via número do voo, que funciona como um número de ônibus: é o mesmo número para o mesmo trajeto. Então, no momento que salvamos o cadastro de um número do voo que está transportando aquela carga, a API com o FlightAware vai até a plataforma deles para identificar a confirmação do embarque e da chegada. A consulta é feita de 10 em 10 minutos enquanto as datas não são confirmadas.
Porém, o FlightAware identifica apenas voos de aviões de passageiros, não englobando todos os tipos de embarques aéreos que a DMS agencia. Os voos de aviões cargueiros, por exemplo, não são identificados na plataforma. Também há problemas quanto a digitação do número do voo, uma vez que não há possibilidade de fazer consultas aproximadas. Atualmente, apenas de 27% dos voos contendo cargas da DMS são confirmados automaticamente pela integração.
Há várias opções de tracking de voos no mercado, como o Track-Trace e o Spire Aviation, cada uma com sua particularidade. O desafio é compor uma integração com uma (ou diversas) plataformas para criar uma automatização para confirmação da data de embarque e chegada de todos os voos cadastrados no sistema da DMS (passageiros e cargueiros).
Objetivo: Identificação e extração de informações de documentos, seguindo padrões cadastrados para cada fornecedor/cliente.
Contextualização: Há inúmeros documentos anexados aos embarques da DMS: fatura de compra, instrução de embarque, recebimento de carga, dentre outros. Alguns desses documentos são emitidos por fornecedores ou clientes e, nestes casos, podem ter um layout não-padronizado. Os mesmos dados essenciais podem estar informados, mas a disposição deles no documento podem ser bem diferentes.
Os colaboradores da DMS, ao anexar um documento, devem cadastrar manualmente alguns dados já presentes nele, por exemplo:
Cadastrar manualmente dados de um documento está suscetível a ser um problema por diversos motivos, desde o erro de digitação, leitura e entendimento dos dados. O cadastro manual atrapalha a produtividade de um colaborador, uma vez que já existe a tecnologia que possibilita a leitura de caracteres de um documento.
Dentro do sistema da DMS temos um cadastro de fornecedores e clientes, onde podemos registrar os padrões utilizados em seus documentos para facilitar mapeamento de padrões utilizados em um mesmo documento. Isso pode facilitar no reconhecimento dos diversos documentos que podemos anexar ao sistema.
O desafio é desenvolver uma funcionalidade que consiga ler documentos e cadastrar informações considerando os diversos padrões que podemos ter para um único documento, para economizar tempo e ganhar produtividade.
Objetivo: Criar uma plataforma onde seja possível uma visualização em tempo real da geolocalização de airtags da Apple, para rastreio da movimentação de cargas. Apresentar também a viabilidade financeira da integração.
Contextualização: A DMS é responsável por operações logísticas complexas, incluindo movimentação de diferentes tipos de cargas, como medicamentos, aparelhos hospitalares e motores de aviões.
Para o desafio proposto, nos ateremos às movimentações das cargas agenciadas pela DMS. Para termos uma transparência maior com o cliente, sugere-se rastrear essas movimentações, a fim de indicar em qual local a carga está naquele momento.
A tecnologia de airtags da empresa Apple já fornece esse tipo de geolocalização, se conectando via bluetooth com aparelhos da marca para fazer uma triangulação de localização e transmitir o rastreio da tag. Justamente por ter essa exclusividade de funcionalidade apenas em aparelhos da Apple, é necessário disponibilizar uma plataforma onde seja possível utilizar a mesma tecnologia para consultar suas informações, seja via printscreen da localização fornecida pela Apple ou integração dos dados diretos.