Objetivo: Com a utilização de um modelo de inteligência artificial, desenvolver uma ferramenta de análise preditiva para o direcionamento comercial da DMS. Será necessário apontar os clientes com maior potencial de faturamento que deverão ser prospectados, assim como qual indústria será a próxima a ser desenvolvida e quais clientes terão uma projeção de queda. Estas análises deverão ser realizadas em diferentes cenários de tempo: 6 meses, 1 ano, 3 anos e 5 anos.
Contextualização: A DMS Logistics é uma empresa Data driven, ou seja, nosso planejamento é realizado em cima da análise de dados visando embasar qualquer tipo de decisão a ser tomada.
Um exemplo é como nosso setor comercial trabalha. O planejamento estratégico realizado por cada indústria para mapear o mercado e ter uma visão clara dos principais players é feito em cima da análise de dados provenientes da plataforma Logcomex.
Esta plataforma disponibiliza informações referentes a todos os embarques de importação do mercado brasileiro. Ou seja, é possível identificar as características de movimentação de carga de todas as empresas que realizam embarques envolvendo o território nacional por meio da análise das informações disponibilizadas pela Logcomex. De forma bem direta, caso uma empresa tenha realizado uma importação de 30 computadores dos EUA, essa informação estará disponível para nosso setor comercial entender como é o perfil dessa empresa e qual a melhor abordagem.
Atualmente a DMS realiza apenas análises descritivas e diagnósticas com esses dados, mas entendemos que o desafio é realizarmos o planejamento em cima de análises preditivas e prescritivas para conseguirmos nos destacar ainda mais no mercado.
Para que o desafio consiga ser realizado iremos disponibilizar 3 bases de dados:
1. Base de Dados do Logcomex: Contém todos os embarques de importação registrados em território brasileiro desde outubro de 2021.
2. Base de Dados da DMS – Embarques: Contém todos os embarques realizados pela DMS (registrados no nosso sistema interno) desde 2022.
3. Base de Dados da DMS – Cotações: Contém todas as cotações realizadas pela DMS (registradas no nosso sistema interno) desde 2022.
Assim, pede-se mesclar informações internas com as informações do mercado a fim de se chegar a melhor predição de operações e ter assertividade nas decisões tendo em vista tudo que já fizemos até hoje.
O que é dar um match?
Conectar as bases DMS (embarques e cotações) com a base LOGCOMEX de acordo com as variáveis abaixo a fim de encontrar embarques na base LOGCOMEX com as mesmas características dos embarques/cotações já realizados pela DMS.
Atentar-se para não considerar os embarques realizados pela própria DMS registrados na base LOGCOMEX para não mascarar a análise.
Matches (combinações entre as variáveis abaixo):
1. Rotas
a. Rota completa
b. Porto/Aeroporto de Origem
c. País de Origem
2. Faixa de Peso (modal aéreo)
a. -100 kg - Embarques com peso de até 100 kg
b. +100 kg - Embarques com peso entre 101 kg e 300kg
c. +300 kg - Embarques com peso entre 301 kg e 500kg
d. +500 kg - Embarques com peso entre 501 kg e 1000kg
e. +1000 kg – Embarques com peso maior que 1001 kg
3. Faixa de Peso (modal marítimo)
a. LCL – container sem estar completamente cheio
b. FCL – container cheio
4. CIA Aérea / Armador
Após o match ser feito, é preciso avaliar os clientes de acordo com as premissas abaixo:
1. Cliente embarca com mais de 3 agentes de cargas diferentes na rota? Quanto mais agentes de cargas estão presentes na carteira de embarques do cliente, melhor.
2. Cliente embarca com Agentes Nacionais? O ideal é que sim, pois são agentes do mesmo porte da DMS e entregam um nível de serviço que a DMS pode competir.
3. Quanto maior o % de Aceitação de Cotações que temos no Match, melhor. Isso significa que o esforço que investimos tem resultado. Ou seja, vale mais a pena investir em um cliente/rota que eu consigo converter 1 cotação a cada 2 realizadas do que um cliente/rota que a cada 10 cotações eu consigo 1 embarque.
4. Quanto maior o PROFIT DMS R$ (presente na tabela de embarques DMS) no MATCH escolhido, melhor. Ou seja, mais vale uma rota que nós fizemos 10 embarques e lucramos 100 mil do que uma rota que fizemos 100 embarques e lucramos 1 mil.
No entanto, é necessário fazer os seguintes questionamentos:
• Para realizar 10 embarques, quantas cotações foram feitas? E para realizar os 100 embarques?
• Os clientes que compõe os 10 embarques são clientes com um potencial em outras rotas? Ou são clientes que realizam somente esses 10 embarques?
• Os clientes que realizam os 100 embarques são clientes com mais X embarques em outras rotas que podem vir a ser conquistadas pela DMS no futuro? Ou seja, são clientes com um potencial de retorno, mas que precisamos conquistar rotas mais fracas a fim de, a longo prazo, conquistar embarques mais rentáveis.
TODOS OS DADOS NECESSÁRIOS PARA O DESAFIO ESTÃO AQUI.