O projeto

A biblioteca da ESDG está empenhada em promover a leitura junto da comunidade educativa, em especial dos jovens, pelo que se candidatou em julho ao projeto nacional Ler+ Jovem (RBE e PNL2027), com o projeto "Leituras com Vista". A nossa escola foi selecionada e implementará o referido projeto no biénio de 2018-2020, com atividades diversificadas e inovadoras.

O projeto é coordenado pela professora bibliotecária, Ana Eustáquio, e nele participam várias turmas e professores da ESDG.


Objetivos:

1. Promover a leitura, a escrita e as literacias da informação, dos media e digital;

2. Aperfeiçoar estratégias de articulação curricular, socialização e integração na comunidade, com vista ao enriquecimento do currículo e ao sucesso educativo, bem como ao desenvolvimento da interação da biblioteca com a comunidade envolvente;

3. Melhorar os recursos tecnológicos e a eficácia pedagógica da biblioteca escolar, tendo em conta as competências do século XXI.


Síntese:

Este projeto visa promover várias modalidades de leitura, integrando conteúdos curriculares, a colaboração entre disciplinas, e entre estas e a biblioteca escolar, e a relação com a comunidade; o projeto pretende, igualmente, contribuir para o enriquecimento do currículo, a formação integral dos jovens e o seu sucesso educativo. Concretizar-se-á através de atividades de receção, promovendo as literacias da leitura, da informação e a literacia mediática, bem como de atividades de produção, mobilizando as literacias da escrita e da oralidade e a literacia digital/tecnológica, de forma complementar.

Para além das multiliteracias, o projeto pretende desenvolver as metodologias de ensino e aprendizagem ativas, centradas no aluno, com vista a potenciar as suas competências de jovens nascidos numa sociedade em rede, marcada pelo volume exponencial da informação disponível, pelas tecnologias digitais e pela velocidade; pretende-se, deste modo, formar jovens conhecedores, criativos e com capacidade de resolverem problemas e de trabalharem em equipa, com recurso a uma diversidade de meios, tanto os mais recentes (como ereaders ou tablets, sítios da web, por exemplo), como os clássicos livros, jornais e revistas.

Para terminar, salienta-se que as atividades terão não só uma dimensão interna, mas também externa; de facto, algumas contarão com a colaboração de parceiros, tais como a Liga dos Amigos de Alenquer, a Biblioteca Municipal, instituições locais, o Centro Escolar de Paredes (1º ciclo), entre outras. As parcerias têm dois objetivos fundamentais: incentivar a abertura dos jovens à comunidade e enriquecer a sua formação académica, cívica e pessoal; intensificar e valorizar a presença da escola e da sua biblioteca na comunidade local.