TEXTOS COLETIVOS

SEBASTIÃO SALGADO

TEXTO COLETIVO - MATERNAL I E21


SEBASTIÃO SALGADO É UM FOTÓGRAFO

COM SUA CÂMERA, GOSTA DE TIRAR FOTOS PRETO E BRANCO.

ELE CUIDA DA NATUREZA E A DEIXA BONITA.


                                                                        

   SEBASTIÃO SALGADO
                                                        TEXTO COLETIVO - MATERNAL I E22


SEBASTIÃO SALGADO GOSTA DE TIRAR FOTOS DA NATUREZA E DOS ANIMAIS.
SUAS FOTOS SÃO EM PRETO E BRANCO.
ELE GOSTA DE PLANTAR SEMENTES. 

CUIDADO COM A NATUREZA

TEXTO COLETIVO - MATERNAL II  E31


SEBASTIÃO SALGADO NOS ENSINOU QUE NÃO PODEMOS CORTAR AS ÁRVORES, POIS ELAS SÃO PARTE DA NATUREZA. 

TIÃO NASCEU EM AIMORÉS E MORAVA EM UMA FAZENDA CHEIA DE NATUREZA. QUANDO CRESCEU, SE CASOU COM A LÉLIA E VIAJOU MUITO. LÉLIA COMPROU UMA CÂMERA DE TIRAR FOTOS. TIÃO PEGOU A CÂMERA E TIROU FOTOS DA NATUREZA, DAS ÁRVORES, DOS ANIMAIS E DOS ÍNDIOS. ONDE ELE IA, LEVAVA A CÂMERA.

UM DIA, TIÃO QUIS VOLTAR PARA A FAZENDA EM QUE MORAVA. ELE FICOU TRISTE, POIS TINHA ACONTECIDO O DESMATAMENTO, ESTAVA SEM ÁRVORES, SEM ÁGUA E NÃO HAVIA ANIMAIS.

LÉLIA E SEBASTIÃO SALGADO PLANTARAM UM MONTE DE AŔVORES, FIZERAM REFLORESTAMENTO. A FAZENDA FICOU MUITO BONITA.  LÉLIA E SEBASTIÃO SALGADO CRIARAM O “INSTITUTO TERRA”. ELES DEIXAM AS PESSOAS VISITAREM PARA CONHECER AS ÁRVORES E OS ANIMAIS.

NOSSO AMIGO SEBASTIÃO

TEXTO COLETIVO MATERNAL E32

SEBASTIÃO É UM FOTÓGRAFO QUE GOSTA DE VIAJAR E DE TIRAR FOTOS, DE ANIMAIS, DE PESSOAS E DA FLORESTA. ELE VIAJOU O MUNDO DE AVIÃO E QUANDO VOLTOU PARA  FAZENDA EM QUE NASCEU, ELA ESTAVA DIFERENTE, NÃO TINHA MAIS TANTAS ÁRVORES, O VERDE TINHA SUMIDO E OS ANIMAIS TAMBÉM.

JUNTO COM SUA ESPOSA LÉLIA, CRIOU O INSTITUTO TERRA, PLANTOU SEMENTES E MUDINHAS QUE CRESCERAM E VIRARAM ÁRVORES. COM AJUDA DOS AMIGOS E DOS ANIMAIS, A FLORESTA E O VERDE VOLTARAM. TUDO FICOU REFLORESTADO.

O QUE APRENDEMOS COM SEBASTIÃO SALGADO?

TEXTO COLETIVO - JARDIM I E41


SEBASTIÃO SALGADO CUIDA DA NATUREZA, GOSTA DE PLANTAR ÁRVORES, FLORES E TIRA MUITAS FOTOS EM PRETO E BRANCO. ELE REFLORESTOU A FAZENDA DA SUA FAMÍLIA QUE FOI DESMATADA E ESTAVA SEM ANIMAIS.

DURANTE NOSSAS PESQUISAS, ESTUDAMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS SEMENTES. AO PLANTARMOS UMA SEMENTE, CRESCE UMA ÁRVORE QUE DÁ MUITOS FRUTOS PARA COMER! FIZEMOS UM BANCO DE SEMENTES NA SALA, TROUXEMOS SEMENTES DE MAMÃO, LARANJA, ABACATE, MAÇÃ, POKAN E MANGA.

CONSTRUÍMOS UMA MAQUETE PARA MOSTRAR O QUE É O DESMATAMENTO E QUE  JOGAR LIXO NA NATUREZA NÃO É LEGAL. AS ÁRVORES SÃO CASA PARA OS ANIMAIS, FAZEM SOMBRA PARA AS PESSOAS, O AR FICA “LIMPO” E PURIFICADO. AS PARTES DA ÁRVORE SÃO: RAIZ, TRONCO, GALHOS, FOLHAS, FLORES E FRUTOS.  

NÓS APRENDEMOS TUDO ISSO COM “TIÃO SALGADO”. 





VISITA DO TIÃO

TEXTO COLETIVO - JARDIM I E42


SEBASTIÃO SALGADO, QUE CHAMAMOS DE TIÃO, NOS VISITOU NA NOSSA SALA PARA CONTAR UM POUQUINHO DA SUA VIDA. ELE É AMIGO DA NATUREZA, CUIDA DAS PLANTAS E DOS ANIMAIS.

TIÃO TROUXE SUA MÁQUINA, QUE TIRA FOTOS DE VERDADE. MOSTROU ALGUMAS FOTOS QUE JÁ CONHECÍAMOS, PORQUE ESTAVAM COLADAS PELA ESCOLA. TINHA UMA FOTO COM MONTANHAS, RIOS E OUTRA COM OS ÍNDIOS. TIÃO DISSE QUE OS ÍNDIOS SÃO AMIGOS DELE, POIS TAMBÉM CUIDAM DA NATUREZA.

GOSTAMOS MUITO DA VISITA DO TIÃO EM NOSSA SALA. 

VISITA DO TIÃO

TEXTO COLETIVO - TURMA E43


SEBASTIÃO SALGADO, CARINHOSAMENTE CHAMADO DE TIÃO, CHEGOU EM NOSSA SALA SEGURANDO UMA PASTA DE FOTOS E UMA CÂMERA. SE SENTOU NA CADEIRA DA TIA MARI, MOSTROU SUAS FOTOGRAFIAS E  FEZ MUITAS PERGUNTAS.

ALGUMAS FOTOS JÁ TÍNHAMOS VISTO COLADAS PELA ESCOLA. MAS TINHA UMA FOTO QUE NÃO CONHECÍAMOS, DE ALGUMAS PESSOAS CARREGANDO SACOS. ELAS ESTAVAM PROCURANDO OUTROS LUGARES PARA MORAR, POR CONTA DO DESMATAMENTO. FICAMOS TRISTES.  

TIÃO EXPLICOU COMO SALVOU SUA FAZENDA E FALOU DO INSTITUTO TERRA. PERGUNTAMOS ONDE ESTAVA A LELINHA E ELE EXPLICOU QUE ELA ESTAVA OCUPADA,  MAS PROMETEU LEVAR NOSSOS ABRAÇOS.

TIÃO PEDIU PARA TIA MARI NOS FOTOGRAFAR USANDO SUA CÂMERA. DEMOS RISADAS, POIS A TIA MARI NÃO SABIA QUAL BOTÃO APERTAR. NOS DESPEDIMOS COM UM ABRAÇO E PEDIMOS PARA ELE VOLTAR COM A LELINHA OUTRO DIA.

UM LUGAR COLORIDO 

DEPOIS DO DESMATAMENTO


TEXTO COLETIVO E51


SEBASTIÃO SALGADO VIAJOU PARA A AMAZÔNIA, PARA FOTOGRAFAR OS ÍNDIOS, AS ÁRVORES E OS ANIMAIS. 

QUANDO VOLTOU PARA FAZENDA DO SEU PAI, DEPOIS DE MUITO TEMPO, PERCEBEU QUE NÃO HAVIA MAIS ÁRVORES, ANIMAIS, ÁGUA, POIS A FAZENDA HAVIA SIDO DESMATADA.

TIÃO FICOU MUITO TRISTE. LÉLIA TEVE A IDEIA DE REFLORESTAR A FAZENDA. PLANTARAM NOVAS ÁRVORES.  A ÁGUA E OS PÁSSAROS VOLTARAM. 

DESCOBRIMOS QUE OS PÁSSAROS AJUDAM NO PLANTIO, QUANDO COMEM AS SEMENTES DAS FRUTAS E FAZEM COCÔ NO SOLO, VEM A CHUVA E AJUDA A SEMENTE A GERMINAR, CRIANDO UMA NOVA ÁRVORE. QUANDO AS BORBOLETAS E AS ABELHAS VISITAM AS FLORES, SUJAM SUAS PATINHAS E ASINHAS DE PÓLEN, SAEM VOANDO, DERRUBAM O PÓLEN E  NASCEM OUTRAS FLORES.

A FAZENDA BULCÃO SE TRANSFORMOU EM UM LINDO LUGAR, TODO COLORIDO, CHAMADO INSTITUTO TERRA.

O QUE APRENDEMOS  COM SEBASTIÃO SALGADO?

TEXTO COLETIVO - JARDIM II E52


SEBASTIÃO SALGADO NASCEU EM MINAS GERAIS, NO BRASIL. ELE CRESCEU EM UMA FAZENDA, SE CASOU COM  LÉLIA E VIAJOU PARA VÁRIOS PAÍSES. 

SEBASTIÃO TRABALHAVA EM ECONOMIA. LÉLIA COMPROU UMA CÂMERA FOTOGRÁFICA E ELE DECIDIU TIRAR FOTÓGRAFO. TIROU FOTOS DOS ÍNDIOS, DOS ANIMAIS E  DA NATUREZA NA FLORESTA AMAZÔNICA.

TIÃO SENTIU SAUDADE DO PAI, QUE MORAVA NA FAZENDA, E VOLTOU PARA O BRASIL. QUANDO VIU TUDO DESMATADO, FICOU TRISTE.

SUA ESPOSA LÉLIA RESOLVEU REFLORESTAR A FAZENDA E JUNTOS PLANTARAM VÁRIAS ÁRVORES. A FAZENDA VIROU O INSTITUTO TERRA, QUE CUIDA DA NATUREZA.

AS ÁRVORES PLANTADAS AJUDARAM AS PESSOAS A RESPIRAR MELHOR, A LIMPAR A ÁGUA, A TER ALIMENTO E MAIS CASAS PARA OS ANIMAIS.