DEPOIMENTOS

Laís se comprometeu muito com o projeto e todos os dias contava uma novidade do que tinham feito sobre os cuidados com a natureza! Adorou fazer uma máquina fotográfica com o papai e tirar fotografias dos amigos. Sebastião Salgado praticamente virou um membro da nossa família . 

Clarissa Santos de Carvalho Ribeiro - Mãe da aluna Laís Carvalho Ribeiro - Jardim II E52

Letícia adorou a experiência, principalmente envolvendo fotografia. Em várias ocasiões, viu lugares desmatados e em “obras” e disse: "Olha só, estão destruindo as árvores! Isso não pode! Por que não constroem em outro lugar?”. Além disso, aprendeu sobre espécies de plantas e suas sementes e ficou na maior alegria ao ver seu pé de feijão crescendo! 

Luiza Serafini Balestrassi - Mãe da aluna Letícia Balestrassi Ferreira - Jardim I E43

Joaquim gosta muito de brincar ao ar livre, andar descalço, cuidar das plantinhas, explorar a natureza e de conhecer novos lugares

Amanda - Mãe do aluno Joaquim Passos - Maternal I - E22


O Projeto da Feira do Conhecimento deste ano foi muito interessante por não apenas informar, mas educar nossos filhos sobre o cuidado com a natureza. Lucas aprendeu a importância de não cortar as árvores, ficou impressionado com as imagens de desmatamento e percebeu o quanto é importante o descarte correto do lixo para não destruir o meio ambiente. Nos contou sobre os plantios de alface e feijão que realizaram na escola. Ficou muito orgulhoso que o seu pé de feijão foi o mais alto!

Maria Flávia Vilela Reis / Arlindo Carlesso - Pais do aluno Lucas Vilela Carlesso - Jardim I E43

João se apaixonou pela evolução no plantio de uma semente. Ele sabe todas as fases do desenvolvimento e conta e desenha todas elas perfeitamente. Durante o processo de fabricação da câmera fotográfica de recicláveis, escolheu cada cor e cada detalhe. Todos os envolvidos nesse projeto estão de parabéns. Uma sementinha do bem foi plantada no coraçãozinho de cada criança. 

Karen Nathalie Germiniani Aguiar - Mãe do aluno João Francisco Germiniani Aguiar - Jardim II E51

Foi uma vivência enriquecedora para Heloísa. Gostou muito da visita do Sebastião Salgado simulada pelo teacher João. Adorou a experiência de construir a própria câmera. Confeccionar e depois levar o boneco do Sebastião Salgado e explorar a natureza juntamente com ele também foi muito divertido. Ela ficou super empolgada com a experiência de plantar o abacate! Nós aprendemos muito com a Helô, que ao longo dos dias de atividades fazia questão de contar todas as experiências para nós, sempre trazendo informações interessantes como o número de árvores que Sebastião Salgado plantou e o número de espécies de animais extintos que voltaram a viver na área de reflorestamento. 

Hollyhanna e Moisés Vassallo - Pais da aluna Heloísa Diniz Vassallo - Jardim II E52


Murilo aprendeu muito sobre a natureza e as maneiras de preservá-la. 

Edna Lopes - Mãe do aluno Murilo Lopes - Jardim II E52

Desde o início dos trabalhos relacionados ao fotógrafo Sebastião Salgado, Alice demonstrou muito interesse pelo assunto. Ficou animada quando assistiu, na escola, aos teatros sobre a história de vida dele. Gostou muito de procurar, em família, elementos da natureza. Trouxe para casa o boneco Tião, confeccionado em sala de aula, contou um pouquinho do trabalho dele para o irmão e fez sua máquina fotográfica, juntinho com a mamãe. O famoso "Bastião" Salgado é frequentemente citado por ela, com muito entusiasmo, para os amigos e familiares. 

Jucilene Serafim Lorena Pinto - Mãe da aluna Alice Lorena Serafim - Maternal I E21

O projeto da Feira do Conhecimento deste ano foi muito interessante.

Lessandra Arantes Ferreira Santiago  - Mãe do aluno João Pedro Santiago - Maternal II E31

A Alice sempre usa o Sebastião como comparativo de alguma coisa do dia a dia. Não conseguimos ainda fazer as fotos com o Tião, pois o irmão de Alice nasceu bem na semana, mas assim que o Tião nos visitar novamente, faremos muitas fotos legais com ele. Sempre que íamos à Unifei e ela via uma paisagem, remetia o que estava vendo no G9. Estamos gostando muito de como o trabalho está sendo feito e como tem afetado a Alice. 

Eduardo Pinto Leite - Pai da aluna Alice de Castro Sampaio Pinto - Maternal I E22


Livia demonstrou muito entusiasmo pela vida de Sebastião Salgado. Adorou realizar a atividade de reciclagem da câmera fotográfica. Também demonstrou interesse em relação à natureza e ao desmatamento, apontando sempre quando identifica queimadas e campo seco. 

Adriana kersul Costa Castro - Mãe da aluna Livia Neves Costa  - Jardim II E51


João Guilherme achou muito legal , gostou da experiência e disse que plantaram amora. 

Ana Flávia Ferreira Dias - Mãe do aluno João Guilherme Ferreira Dias - Jardim I E43

Sou Engenheira Ambiental e ensinar sobre a natureza para o Theo, por meio das atividades propostas durante o Projeto da Feira do Conhecimento, foi muito animador e gratificante. Nós adoramos recolher as folhas, frutos e flores na atividade da Caixa da Natureza, passear, observar e fotografar com o boneco Tião, identificar e recolher sementes em casa, entre outros. As professoras conseguiram repassar aos alunos os conceitos de forma didática, lúdica e compatível com a idades das crianças. Tive essa certeza, quando passeando com o Theo no lago da cidade, ele olhou para para algumas árvores próximas ao rio, sorriu e disse: "Olha a natureza mamãe". Meu coração se encheu de alegria e percebi que ele tinha entendido. 

Bárbara Karoline Flauzino - Mãe do aluno Theo Flauzino Ribeiro - Maternal II E32


A Belinha amou o projeto da Feira do Conhecimento. Com seu olhar sensível à natureza, tem nos chamado a atenção para áreas em desmatamento e queimadas. Dedicada em plantar sementes, cuidar dos bichos e plantas. Foi sensacional essa abertura de consciência para a importância da natureza e o que ela representa pra nós: a vida. 

Ana Luisa Fernandes - Mãe da aluna Isabelle Machado Fernandes Costa - Jardim II E52

A Feira do Conhecimento do G9 resulta sempre em muito aprendizado. As crianças aprendem e nos ensinam coisas fantásticas. Durante o projeto de 2023, Joaquim trouxe para casa vários relatos daquilo que mais chamou sua atenção, em especial de como o Sebastião Salgado cuida da natureza. Citou a transformação que ele fez em sua fazenda, deixando-a com vida, tornando um lugar lindo, cheio de árvores. Quando estamos em algum lugar e ele nota um descuido com a natureza, logo lembra e diz tudo aquilo que aprendeu, relacionado com respeito e cuidado que devemos ter com a natureza. Joaquim ficou encantado com as fotografias de Sebastião Salgado, demonstra interesse em saber o que elas representam. Sempre que vai fazer algum registro fotográfico, quer fazer em preto e branco, igual ao de Sebastião Salgado. Quando o boneco “Tião” foi para casa, levamos para explorar vários lugares, Joaquim dizia: Olha, esse lugar aqui as pessoas não estão respeitando e preservando a natureza, Sebastião Salgado não vai ficar contente com isso. Nós, como família, agradecemos pelos ensinamentos e sensibilização que tem despertado nas nossas crianças. Somos imensamente gratos.

Isabela Muzzo - Mãe do aluno Joaquim Costa Muzzo - Jardim I E42


Luca disse que viu escavadeiras desmatando a montanha e ficou triste, tinha uma árvore caída pelo caminho. Mas também viu flores, plantinhas e ficou feliz. 

Maria Angelica Machado Dias Chaves - Mãe do aluno Luca Machado Rocha - Maternal II E31

Dudu, nas últimas semanas, tem demonstrado relatos espontâneos mencionando preocupação quando observa alguma área sendo desmatada ou urbanizada (como por exemplo o condomínio que está sendo construído no morro em frente ao G9). Até mencionou que esse era seu morro favorito! Em outros momentos observa cenas como: pôr do sol, pássaros em árvores, pássaros no céu e menciona: “Olha que lindo, mamãe!”. Quando questionamos sobre Sebastião Salgado, ele nos relata sempre detalhes de sua vida e profissão. 

Melissa Moraes Silva - Mãe do aluno Eduardo de Moraes Silva - Jardim I E41

Durante o projeto da Feira do Conhecimento,  Lisa relatava, com entusiamo, as informações obtidas na escola sobre Sebastião Salgado e Lélia. Contou sobre as maquetes que a turma desenvolveu, explicando sobre a maquete cheia de folhas representando o desmatamento, como as terras foram encontradas por Sebastião, e a maquete do reflorestamento, onde ele e Lélia, e outras pessoas deram o início ao plantio de novas árvores no Instituto Terra. Lisa também passou a contemplar mais as paisagens e a se interessar por tirar fotografias das paisagens. 

Marcela Carvalho - Mãe da aluna Lisa Carvalho Pavan - Jardim II E52

A Maitê dá muita atenção a todas as atividades realizadas na escola. Assim como outros projetos, o trabalho sobre a obra de Sebastião Salgado foi muito importante para ela. Assim que ela começou a falar do fotógrafo em casa, mamãe e papai não sabiam quem era Sebastião Salgado. Fizemos uma pesquisa juntos e Maitê ficou muito feliz em nos ensinar sobre ele. Ainda, ela ficou encantada em descobrir mais sobre a natureza. Para ela, foi uma verdadeira mágica entender que uma semente cai no chão e pode virar uma árvore. Assim, ela passou a prestar atenção em todos os alimentos. Identificava todas as sementes e pedia para plantarmos. Os cuidados com a natureza foram intensificados. Sempre separamos o lixo e pedimos para ela nos ajudar. Mas com o apoio da escola mostrando na prática e ainda com muita diversão a importância desta atividade, Maitê hoje nos ajuda com prazer! 

Thais Haliz - Mãe da aluna Maitê Haliz de Santiago - Maternal I E21


Sempre que a Isabella vê alguma árvore cortada fala que não pode fazer isso e que o Sebastião Salgado está triste. Além disso, quando passeamos de carro ela procura pela fazenda do Sebastião algado e comenta que a natureza é linda. Notamos que o projeto despertou nela um grande interesse pela natureza. 

Maisa Tonon Bitti Perazzini - Mãe da aluna Isabella Bitti Perazzini - Maternal II E31

"Tião", "Tiãozinho", "Salgadinho".... Iago nos apresentou alguns apelidos carinhosos dados ao fotógrafo Sebastião Salgado que, transformado em um boneco de pano, pelas pequenas mãozinhas dos alunos do Jardim II, nos mostrou as belezas das paisagens naturais, dos animais e dos povos originários. Iago se encantou não só pelas imagens em preto e branco, mas também pela mensagem de preservação que cada uma delas nos traz.  Enquanto observa a paisagem da nossa varanda, reflete e diz: "Mamãe, tudo fica mais bonito quando não tem desmatamento né? Se o Papai do céu fez assim, porque as pessoas gostam de estragar?" E lá vamos nós, em uma parceria imprescindível com a escola, " Semear atitudes que transformam."

                                    Juliana Alkmin - Mãe do aluno Iago Alkmin dos Santos - Jardim II E52


obrigada pela visita!