PESQUIsA


Conheça o percurso do projeto "Mãos que plantam: um olhar sobre a natureza inspirado pelas lentes de Sebastião Salgado"

Contos de folhas, sementes e caules


Nossa viagem pelo projeto da Feira do Conhecimento começou com o encantamento trazido nos contos apresentados pela palhaça Begônia. Descobrimos, durante a peça teatral, de forma leve e engraçada, que elementos da natureza fazem parte da cultura de contar histórias. Os contos de origem índigena trouxeram narrativas que contemplam a natureza dentro de cada personagem e ao seu redor, as plantas, os animais, a água, a terra, o céu.

Caixa da natureza


Após o divertido encontro com a palhaça Begônia, nossas crianças foram convidadas a explorar um ambiente natural junto com a família e a criar uma caixa da natureza. Folhas, grãos, sementes, pedrinhas, conchas, flores, terra e outros elementos foram coletados e trazidos à escola para uma exploração junto ao grupo. Memórias sensoriais e afetivas foram criadas durante essa experiência.

Exposição das fotografias de Sebastião Salgado 


Diversas obras do fotógrafo Sebastião Salgado foram espalhadas pelos corredores da escola e nas salas de aula, para despertar a curiosidade das crianças. Atentas e observadoras, ao notarem a diferença no ambiente, logo questionaram: "O que é isso? Quem colocou aqui? Por que não tem cor? Quem é esse?". As professoras, atuando como mediadoras, faziam outros questionamentos: "Quem será? O que você observa nesta imagem? Você gostou?".

Peça teatral "Sebastião Salgado: 

O menino que se dedicou a mostrar a natureza para salvá-la"


Curiosos para saber mais sobre as fotografias expostas na escola, as crianças foram convidadas a assitir uma peça teatral que apresentou a biografia de Sebastião Salgado, um menino que cresceu na fazenda e que sonhava em descobrir como seria o mundo por detrás das montanhas que cercam o Vale do Rio Doce. 

Pesquisa sobre a biografia de Sebastião Salgado

Após conhecerem Sebastião Salgado, o desafio lançado às crianças foi pesquisar mais sobre ele e suas obras. Um banco de dados foi montado em sala de aula, com as informações descobertas durante a pesquisa. Confira algumas curiosidades: 

Exploração de obras complementares


Algumas obras literárias foram escolhidas para complementar a pesquisa e auxiliar as crianças a fazerem relações com a biografia de Sebastião Salgado. Confira alguns títulos: O retrato (Mary França e Eliardo França), A vaca fotógrafa (Adriano Messias), Preto e Branco (Mauro Freitas), Gato preto, gata branca (Silvia Borando), O Mundinho (Ingrid Biesemeyer).

Criação do boneco "Tião"


Sebastião Salgado tornou-se amigo das crianças e se materializou em um boneco, construído pelos nossos pequenos artistas. Muita criatividade e afeto foram utilizados na reprodução das características físicas de Tião. O boneco se tornou um elo para partilhar descobertas entre escola e família.

Sacola viajante


O boneco Tião, semanalmente, passou a visitar a casa das crianças, momento muito esperado por todos. Durante a visita, o objetivo foi conhecer o acervo fotográfico de cada família, realizar um passeio em um ambiente natural e descobrir uma ação que cada família realiza para auxiliar na preservação da natureza.

Construção da câmera fotográfica 


Inspirados por Sebastião Salgado, os alunos criaram suas próprias câmeras fotográficas, utilizando material reciclável. Sustentabilidade, criatividade e protagonismo estiveram presentes durante essa atividade. Depois das câmeras prontas, as crianças fizeram um passeio para fotografar suas paisagens preferidas na escola.

Peça teatral: Instituto Terra


Sebastião Salgado retornou aos palcos para encenar a peça teatral "Instituto Terra" e explorar, com as crianças, os conceitos de desmatamento e reflorestamento. Durante a encenação de uma visita de alguns alunos ao Instituto Terra, Lélia e Tião explicaram como funciona o processo de reflorestamento, o preparo das sementes e das mudas para o plantio. 

Quando a natureza renova, a água e os animais reaparecem!

Pesquisa sobre desmatamento e reflorestamento


Em sala, com a mediação das professoras, as crianças exploraram os conceitos de desmatamento e reflorestamento, comparando, de forma concreta, os dois cenários. Maquetes, cartazes e montagens Lego ajudaram a materializar a pesquisa. 

Visita surpresa


O personagem Tião surpreendeu as crianças com uma visita nas salas de aulas. Os encontros foram recheados de encantamento, curiosidade e conhecimento. A temática fotografia, as diversas obras, o reflorestamento e o trabalho desenvolvido no Instituto Terra foram pauta das rodas de conversa.

Banco de sementes


Durante o momento de alimentação em sala, as crianças fizeram a exploração das frutas trazidas de casa. A professora,  enquanto mediadora, questionou sobre a origem das frutinhas, as características sensorias como textura, cheiro, gosto, cor. 

As crianças iniciaram a construção de um banco de sementes em sala de aula. A proposta se estendeu para casa e novas sementes foram trazidas para complementar o acervo da sala.

Benefícios do plantio


Uma pesquisa sobre a importância das árvores foi realizada em sala de aula. Confira alguns dos benefícios descobertos pelas crianças: limpeza do ar, manutenção das nascentes, sombra, abrigo para os animais, produção de alimento. 

Inspirados pelo trabalho desenvolvido no Instituto Terra, as crianças fizeram a coleta e a plantação de algumas sementes.