Neste ano, demos início a uma grande jornada com a investigação sobre um tema muito importante: Hábitos e biotecnologia para uma vida longa e saudável. Dessa forma, nos dispusemos a buscar respostas ao seguinte questionamento:
O que a Ciência apresenta de conhecimento que pode promover hábitos que resultem em longevidade?
Tomados pela curiosidade, nós, alunos do nono ano do Curso G9, fizemos diversas pesquisas relacionadas ao nosso subtema, "A busca pela longevidade por meio de atividades físicas e artísticas". Nessa perspectiva, as descobertas foram muitas, pesquisamos a fundo diversos esportes e também variadas atividades artísticas até definirmos o cerne de nossa pesquisa - "Dança e Musculação como práticas promotoras de qualidade de vida".
Em nossos resultados, encontramos os benefícios das atividades físicas escolhidas e coletamos informações sobre como elas podem contribuir para uma vida longa e saudável.
A dança é a arte do movimento corporal, uma atividade artística que trabalha corpo e mente. E exatamente por sua capacidade de comunicação, atua como forma de celebração em festas e rituais, desempenhando papéis diversos em diferentes contextos sociais e culturais.
Sendo assim, é possível observar que, aos praticantes, além de elemento cultural, a dança também oferece uma série de benefícios físicos, mentais e emocionais. Ela promove a saúde cardiovascular, aumenta a flexibilidade, fortalece a musculatura e melhora a coordenação motora.
Além de todos esses elementos, também é uma forma de socialização que aproxima as pessoas e proporciona interações, muitas vezes, leves e divertidas, melhorando a saúde mental, a autoestima e quadros de ansiedade.
A musculação se constitui de exercícios físicos que têm como objetivo o desenvolvimento dos músculos do corpo, porém é uma prática que vai além do ganho de força e aumento da massa muscular, pois pode atuar no desenvolvimento da flexibilidade, aumento da densidade óssea, além de auxiliar no controle de peso e controle dos índices de açúcar no sangue. Por esses motivos é um exercício físico frequentemente recomendado por médicos e especialistas na área da saúde, pois pode ajudar na prevenção e combate de doenças cardiovasculares, osteoporose, além de estar relacionada à aquisição de saúde mental.
Os exercícios, geralmente, são feitos com pesos livres (barras e halteres) e com máquinas de musculação. Essa é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, porém a falta de orientação ou a execução dos exercícios de maneira errada pode trazer prejuízo à saúde. Por isso, é importante realizá-la junto a um especialista no assunto.