CLIQUE NO LINK DA PRÉ-INSCRIÇÃO PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
Especialização em Hidrogênio Verde e Inovação Aplicada
Contato Whatsapp: (86)98889-0001
CLIQUE NO LINK DA PRÉ-INSCRIÇÃO PARA MAIORES INFORMAÇÕES:
Especialização em Hidrogênio Verde e Inovação Aplicada
Contato Whatsapp: (86)98889-0001
Sobre o NUFPERPI
O Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis e Telecomunicações do Piauí (NUFPERPI) é um espaço interdisciplinar e interinstitucional, voltado para a socialização de tecnologias por meio da Formação e Pesquisa, envolve dois grandes complexos que abordam as seguintes expertises: Energias Renováveis (CER) e Telecomunicações (CTEL).
Possui como parceiros importantes o próprio Governo do Estado, a Superintendência de Parcerias e Concessões (SUPARC); Rio Poty Energia, GM Energia, (responsáveis pela implementação do CER) e Piauí Conectado (responsável pela implementação do CTEL).
O NUFPERPI/UESPI está conectado ao Curso de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) e tem como objetivo capacitar alunos para atuarem em áreas que demandam mão-de-obra especializada. Ele está localizado no Centro de formação Antonino Freire.
A Coordenação Geral do Núcleo é do Prof. Mestre Juan Aguiar, que é também o Coordenador do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade.
O Núcleo já tem uma atuação ativa na Universidade. Já desenvolveu diversas pesquisas sendo agraciado por meio de prêmios em simpósio cientifico, sendo matéria de divulgação para outras universidades do nordeste por meio do canal Univerciência ou atuando na pandemia por meio de construção de face shields utilizando máquinas desenvolvidas no próprio núcleo.
Na área de Formação realiza os Programas de Extensão em Tecnologias e Sistemas de Energias Renováveis, onde já foram realizadas palestras e visitas técnicas em comunidades de baixa rendo afim de socializar e mensurar as potencialidades de produção de energia em áreas rurais que podem ser utilizados, entre outros para fins, de subsistência e produção agropecuária. Em Abril, serão disponibilizados os cursos de “Introdução a Sistemas Fotovoltaicos”, “Dimensionamento de Sistemas de Bombeamento de Água Utilizando Energia Solar Fotovoltaica” e “Instalações Elétricas Básicas”. Os referidos cursos são introdutórios que precedem outros cursos especializados nas áreas de Sistemas Fotovoltaicos, Instalações Elétricas, Manutenção, Operação e Eficiência Energética.
Na área de Formação Telecomunicações está em andamento o Programas de Extensão em Tecnologias e Sistemas de Telecomunicações, que já realizou o importante curso de Gestão de Projetos e está em andamento o curso de Princípios da Comunicação em parceria com a Piauí Conectado, que será seguido de outros 9 cursos especializados na área de Telecomunicações.
Tal oferta de cursos visa suprir a demanda de profissionais nas referidas áreas, bem como capacitar os acadêmicos em formação, podendo especializa-los em expertisses ainda durante a graduação.
Com a chegada do NUFPERPI serão desenvolvidas, por meio do CER e do CTEL, diversas ações de forma mais frequente no sentido reforçar a qualidade do ensino, ampliar os trabalhos de pesquisas e extensão, e, para além da Universidade, colocar à disposição da sociedade profissionais capacitados e com vivências para atender as demandas.
O curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica está integrado ao NUFPERPI, já que o referido núcleo está vinculado ao curso em comento. Esse núcleo dispõe de laboratórios de energias renováveis, telecomunicações, tecnologias industriais e eficiência energética para o desenvolvimento de atividades práticas fundamentais para auxiliar e fortalecer o processo de ensino-aprendizagem.
O Complexo de Energias Renováveis (CER) do NUFPERPI é formado por três laboratórios: Laboratório de Práticas em Energias Renováveis (LAPER), onde serão abordadas a teoria e prática de tecnologias de Energias renováveis e suas aplicações, podendo ser utilizadas nas áreas de Projeto, Execução, Operação, Manutenção e Desenvolvimento de Sistemas de Energias Renováveis; Laboratório de Tecnologias Integradas (LATER), em que serão exploradas as tecnologias complementares ou de suporte integradas, conferindo grande interdisciplinaridade de tecnologias aplicadas; além desses o CER conta com o Centro de Monitoramento de Estudos Remotos (CMER), que é um laboratório aplicado para o monitoramento e operação remota em microgeração, minigeração, geração controlada e tecnologias de telecomando, podendo conferir a formação de tecnologias associadas à operação de sistemas eletroenergéticos e automação industrial.
O CER é resultado de um retorno social das Concessionárias do “Projeto de Energia Limpa do Estado do Piauí”. São parceiros as Concessionárias RIO POTI ENERGIA e GM ENERGIA, através da Superintendência de Parcerias e Concessões – SUPARC.
O Complexo de Telecomunicações (CTEL) viabiliza a capacitação e formação de profissionais de Engenharia Elétrica na área da Engenharia de Telecomunicações, complementando uma necessidade de mercado, visto que dentro da academia as disciplinas não possibilitam a aplicação prática de várias especificidades de telecomunicações, que por sua vez poderão ser exploradas através de experiências de laboratório.
O CTEL é formado por dois laboratórios: Laboratório de Arquitetura e Pesquisa em Redes (LAPRE), aborda as tecnologias em redes suas tecnologias de arquitetura, sistemas de hardwares, softwares e suas aplicações; Laboratório de Redes Ópticas Passivas (LAPON), é o laboratório onde são abordadas tecnologias de operação e manutenção em redes ópticas por meio de ambiente real com equipamentos e instrumentos utilizados na implementação de redes ópticas.
Objetivo geral da especialização em Hidrogênio Verde e Inovação é capacitar profissionais para atuar no desenvolvimento, implementação e gestão de tecnologias e processos relacionados à produção, armazenamento, distribuição e utilização de hidrogênio verde.
Profissionais de nível superior atuantes nas áreas de engenharias, tecnologias, gestão, inovação e áreas afins que pretendem se qualificar na área de Hidrogênio Verde e sua cadeia produtiva, ou que já atuam na área de energias renováveis e gostariam de aprofundar seus conhecimentos nessa nova fronteira energética.
Serão ofertadas 13 disciplinas totalizando 12 meses + TCC. Os encontros serão presenciais com periodicidade de 15 dias. O caráter será voltado à formação para atuação prática no mercado de H2V.
Fundamentos de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde;
Tecnologias e Equipamentos da Cadeia de H2V;
Armazenamento e Distribuição de H2V;
Planejamento e Gerenciamento de Projetos de Energia (Power-to-X);
Gestão de Riscos e Segurança na cadeia de H2V;
Aspectos Regulatórios do H2V;
Empreendedorismo em Energias Renováveis;
Prospecção Tecnológica e Inovação em H2V.
COORDENAÇÃO DO NUFPERPI
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Tem Especialização em Energia Solar Fotovoltaica pela Faculdade Unyleya e em Engenharia Elétrica com Ênfase em Sistemas pela Universidade Cândido Mendes. Possui Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É Coordenador do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (NUFPERPI) e Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Renováveis e Tecnologias Sociais da UESPI (GIPERTS). Tem experiência na área de Transmissão, Geração de Energia, Análise de Sistemas Elétricos e Operação de Sistemas Eletroenergéticos. Seus principais interesses envolvem Energias Renováveis, Telecomunicações, Eficiência Energética, Análise de Sistemas de Potência, Planejamento Energético, Proteção de Sistemas Elétricos e Aplicações de Inteligência Computacional em Sistemas Elétricos.