GRADUAÇÃO

A graduação no curso de bacharelado de Engenharia Elétrica permite aos discentes adquirir o perfil profissional pluralista, isto é, egresso deve ser capaz de exercer funções e atividades de diversas áreas da Engenharia Elétrica. À disposição dos alunos estão programas de pesquisa, projetos de extensão, eventos científicos, oportunidades de estágios, participação nas lideranças acadêmicas dentre outras experiências que servem dar base à formação profissional dos estudantes. O engenheiro Eletricista graduado pela UESPI deve ser capar de estudar, projetar e ou desenvolver sistemas relacionas a área de potência, telecomunicações e eletrônica. O curso tem duração de 5 anos e conta com 10 períodos que reúnem as principais disciplinas que tangem as áreas de atuação do Engenheiro Eletricista.

Áreas do conhecimento

Geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; materiais elétricos e eletrônicos; equipamentos eletrônicos em geral; sistemas de comunicação e telecomunicações; sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico; seus serviços afins e correlatos.

Competências e Habilidades

A Lei nº 5.194 regulamenta o exercício referente às profissões de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. De acordo com o Art 1°, fica designada ao Engenheiro Eletricista a realização das seguintes atividades:

- Supervisão, coordenação e orientação técnica;

- Estudo, planejamento, projeto e especificação;

- Estudo de viabilidade técnico-econômica;

- Assistência, assessoria e consultoria;

- Direção de obra e serviço técnico;

- Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;

- Desempenho de cargo e função técnica;

- Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão;

- Elaboração de orçamento;

- Padronização, mensuração e controle de qualidade;

- Execução de obra e serviço técnico;

- Fiscalização de obra e serviço técnico;

- Produção técnica e especializada;