Moção é o nome que se dá para o pedido de algum membro votante para incluir, alterar ou excluir algum procedimento no Comitê de Serviço de Área. Este Pedido ou Moção deve ser apresentado em dois tipos.
Tipos de Moção:
Moção por escrito:
É a confecção do Pedido por escrito, clique nos ícones abaixo:
As moções deverão ser redigidas de forma objetivas e as mais sucintas possíveis, de forma a dar entendimento completo e claro do seu objetivo. Elas deverão conter os seguintes elementos:
1. Proponente: O membro votante que entra com o Pedido
2. Endosso: A concordância de qualquer outro membro votante de que o assunto é importante para ser debatido.
3. Texto da Moção: Texto objetivo da proposta do Pedido
4. Intenção: Fundamentação da intenção do Pedido
5. Impacto Financeiro: Previsão de custo financeiro para o atendimento do Pedido.
6. Encaminhamento do Pedido: Para os grupos ou Urgência.
1. O endosso não é, necessariamente, a concordância com o objetivo da moção, mas sim solicitação de debate em plenária;
2. Todos os elementos acima deverão ser preenchidos, pois a falta de um deles caracteriza o Pedido como Fora de Ordem e inviabiliza o debate da moção. Caso o membro votante julgue que não exista impacto financeiro para o Pedido, preencha com “Não há impacto financeiro”.
Caso um membro votante entenda que um determinado assunto não foi tratado durante a assembleia ou que este venha a surgir no decorrer dela, após o horário de pauta onde os Assuntos Novos foram tratados, ele poderá propor uma Moção Verbal.
Durante toda a assembleia de Área, principalmente no horário de pauta de Assuntos Novos (Moções), os procedimentos da reunião podem ser infringidos ou podem surgir dúvidas sobre a condução de determinado assunto. Nestes momentos, qualquer membro votante, bem como o Coordenador da reunião, deve observar os Tipos de Moções Verbais de Procedimento.