Arte e Grafismo
Arte e Grafismo
Como Funciona
Para solicitar uma arte, o(a) solicitante deverá preencher os seguintes campos:
• CSA:
• Grupo:
• Solicitante:
• Data:
• Horário:
• Tipo de Reunião (Temática, Aniversário, etc):
• Aberta ou Fechada:
• Texto do Cartaz:
• Partilhador (sim ou não):
• Tema:
• ZOOM ou Google ID:
• Senha:
• O Grupo tem logotipo?
• Gostaria de adicionar algum símbolo especial?
• Se é possível o grupo enviar alguma arte como exemplo?
Enviar para Arte e Grafismo:
Novos Membros Servidores
Requisitos mínimos são boa vontade e mente aberta. Boa vontade pois demanda bastante tempo para criar e organizar as ideias junto com os grupos e Mente aberta para ouvir que as vezes precisa modificar alguma coisa no trabalho. Lembrando que são os grupos que mantém a nossa estrutura, então devemos ouvi-los com todo o carinho e respeito que eles merecem. Se for preciso fazer 10 atualizações, até ficar do jeito que o solicitante quer, devemos fazer.
Reuniões Semanais
Todas as segundas feiras às 20:00.
Tamanho Arquivos Mídias Sociais
Instagram Avatar - 180X180px;
imagem quadrada - 1080X1080px;
imagem vertical - 1080X1350px e
imagem horizontal - 1080X566px
Para o Facebook, os tamanhos diferem em alguns aspectos, embora a imagem quadrada utilizada no Instagram caiba muito bem no Facebook e vice-versa. Quando trabalhar com ambos, procure observar esses detalhes.
Facebook Perfil: imagem de Capa - 851X315px;
vídeo de Capa - 820X425px e imagem de perfil - 180X180px
Facebook Página: imagem de capa - 820X312px;
Vídeo de capa - 820X312px e imagem de perfil - 180X180px.
Facebook Grupos: imagem de capa - 820X250px
Facebook Eventos: imagem de capa - 500X262px
Diretrizes para o Grupo de Serviço de Arte e Grafismo
Como membro participante do Subcomitê de Relações Públicas do CSA NA Sem Fronteiras, a Oficina de Arte e Grafismo, tem a força de uma irmandade global, como um grupo de serviço que tem como objetivo transformar as informações dos grupos em arte digital.
A missão da Oficina é ajudar os grupos a terem um papel significativo na vida dos adictos. É dar vida as temáticas, aniversários de grupo. Atrair companheiros para uma reunião de serviço através da arte. Usamos nossa criatividade a favor da nossa recuperação, desempenhando um papel de parceria com o grupo, buscando um entendimento estratégico da necessidade dos grupos.
Significados
Arte significa conjunto de meios e procedimentos através dos quais é possível a obtenção de finalidades práticas ou a produção de objetos; técnica.
Grafismo é forma de representar ou escrever as palavras de determinada língua; grafia, ortografia. São elementos gráficos que produzem movimento e dão unidade sem precisarmos utilizar o logotipo em todas as peças. A repetição de um grafismo ajuda a dar ao projeto completo – principalmente aqueles compostos por muitas peças – a surpresa em casa uma, não permitindo que ele se torne cansativo ou monótono. O grafismo criado para um projeto não precisa, necessariamente, ser aplicado de maneira igual em todas as peças, lembrando que a quebra da monotonia e a atração fazem parte da criação de um projeto gráfico bem-sucedido.
História
Antes do século XVIII, a palavra “arte” era usada para designar qualquer tipo de habilidade para produzir alguma coisa. Naquela época, tanto a pintura quanto a produção agrícola eram encaradas como arte. Hoje, pensamos mais nas artes como formas de expressão. Um artista usa sua habilidade e sua imaginação para criar alguma coisa, e o que ele produz geralmente provoca algum tipo de reação nas outras pessoas. Algumas reações comuns são a admiração por uma bela escultura, o sentimento de tristeza diante de um poema emotivo ou o prazer de assistir a uma peça de teatro engraçada. As artes são geralmente agrupadas em categorias baseadas nas semelhanças entre elas. O teatro, a dança e a música são exemplos de artes performáticas. A poesia, o conto e o romance são literatura. A pintura, o desenho, a escultura e a fotografia são exemplos de artes visuais. Algumas artes, como a arquitetura e o cinema, são mais difíceis de classificar. Uma forma de arte pode combinar diversas outras formas. Por exemplo, a ópera reúne um enredo de teatro, a criação de cenários e de vestuário, a música, a atuação, o canto e, às vezes, a dança.
Design
Design é uma atividade responsável pelo planejamento, criação e desenvolvimento de produtos e serviços. É um processo que busca soluções criativas e inovadoras para atender características dos produtos, necessidades do cliente e da empresa de forma sintonizada com as demandas e oportunidades do mercado.
O design está presente em todas as áreas e em todos os elementos que relacionam comunicação com o mercado. Está na marca, na forma, nos materiais, nas cores e na embalagem dos produtos, nos pontos de venda, nos impressos, nas redes e em todos os materiais promocionais. O design trabalha inovação, identidade, comunicação e qualidade.
Tipos de Imagem
Como já vimos, existem dois tipos de imagens muito usadas, as vetoriais e as imagens bitmaps. Imagens com extensão JPG, TIFF e PSD são as mais comuns (existem outras extensões), são imagens bitmaps. Imagens EPS variam dependendo do programa em que são abertas e salvas e, só relembrando, imagens PDF, AI, SVG, CDR, são imagens vetoriais.
Pixels são esses "quadradinhos" que conjuntamente criam o mosaico de cores, que quando bem próximos deixam de ser notados e percebemos apenas a imagem como ela é, funcionam como um mosaico de pastilhas; micro quadradinhos, cada um de um tom, formando uma imagem cheia de detalhes e nuances de cores.
O JPG, além de ser uma extensão universal - que pode ser aberta em qualquer editor e usada em praticamente todo programa -, é um "zip" de imagem bitmap que a comprime para que, quando fechada, tenha menor tamanho. As resoluções finais de uma imagem bitmap podem variar conforme seu uso. Imagens para impressão devem possuir sempre um mínimo de 300 dpis, enquanto imagens para uso na Internet (como em websites, por exemplo) precisam apenas de 98 dpis para menos, as resoluções para vídeo irão depender muito da sua saída, mas geralmente são maiores.
Densidade, também chamada de PPI (pixel por inch ou pixel por polegada), é a quantidade de pixel em uma única unidade de medida. Geralmente, trabalhamos em pixel/polegadas. Quanto maior a quantidade de pixel em uma polegada de tela, maior é a sua densidade.
A imagem digital no formato Bitmap nada mais é do que um mapa de bits, em que cada um é chamado de pixel, que é a junção das palavras: picture + element, formando, ao pé da letra, a expressão elemento de imagem. Esses pontos são a menor parte de uma imagem. A partir da noção do pixel como uma medida da qualidade das imagens, foi propagado o termo "resolução" para atribuir a quantidade de pixels em altura e largura que uma foto tem.
Já as imagens vetoriais são criadas a partir de combinações matemáticas e geométricas entre a ligação de pontos e segmentos de linhas sobre um plano bidimensional. As imagens vetoriais carregam as cores como dois elementos simples, como o contorno e o preenchimento.