"Escrever é reescrever"
Quase sempre tem alguma coisa a tirar de um texto, mantendo o significado pretendido inicialmente. Temos, por intuição, dificuldade de cortar o que não é necessário, provavelmente por pena de eliminar parte do resultado de um esforço anterior. Mas a prioridade é o texto claro, objetivo, fácil e interessante.
"A técnica de passar a limpo utiliza dois instrumentos de trabalho, o facão e o pé de cabra. Com o facão, quem escreve ceifa palavras e frases longas, inúteis, vagas e desconjuntadas. Com o pé de cabra, à semelhança dos ladrões, abre espaço para a pontuação e para vocábulos, frases e estruturas claras e descomplicadas."
"Passar a limpo equivale a mandar o texto para o Spa. Sujeito a dieta pobre em adjetivos e rica em substantivos, ele sairá de lá magrinho, esbelto, sem gorduras localizadas. Se necessário, com retoque de botox aqui e ali."
É possível perceber uma repetição natural de palavras que pode ser evitada.
Ainda que eu tenha escrito a resenha sem a ajuda de outra pessoa, na hora de entregar a resenha para publicação pedi a meu professor que me ajudasse a fazer a revisão da resenha.
como podemos reescrever?
Mesmo que tenha escrito a resenha sem ajuda, na hora de entregá-la para publicação pedi a meu professor que me ajudasse a revisá-la.
Muitas expressões são gratuitas, e sua inutilidade pode ser revelada com a leitura em voz alta do texto.
A ideia de república é estabelecida, se associada à democracia, para limitar a liberdade dos cidadãos em favor do conjunto da sociedade, com o intuito de minimizar as injustiças. A definitiva superação dessa dualidade, em contrapartida, não está totalmente superada.
como podemos reescrever?
A República define, se associada à democracia, a limitação da liberdade dos cidadãos em favor do conjunto da sociedade, minimizando as injustiças. A superação dessa dualidade, em contrapartida, não está superada.
Prefira bons verbos e adjetivos, mais específicos à ideia apresentada, evitando expressões nominais amarradas e sem graça. Além disso, voz ativa é preferível à voz passiva, em geral.
Eu preciso fazer uma revisão desse texto
Eu preciso revisar esse texto
Melhor tomar uma decisão, de modo a resolver de uma vez esse problema.
Melhor decidir de uma vez como resolver esse problema.
Vai ser preciso fazer uma redução no número de pessoas envolvidas no processo.
Precisamos reduzir o número de pessoas envolvidas no processo.
Frequentemente usamos adjetivos e advérbios em pares, de forma redundante:
Prefira expressões simples ou palavras únicas
Muitas expressões podem ser simplesmente eliminadas de um texto, sem prejuízo semântico.
É uma triste realidade – tradicional e costumeira – que a diversão popular (e ela abrange várias modalidades circunscritas a épocas ou regiões diversas) geralmente é oferecida ao povo (podemos remontar à Roma Antiga), visando não ao objetivo precípuo da diversão – dar lazer a quem dele necessite –, mas sim visando a uma alienação dos seres pensantes em relação à situação política vigente, a fim de que eles não pensem na fome, na miséria e na injustiça, suas companheiras de infortúnio e dor.