Leia o seguinte trecho:
Carlos vai a rua Lucia comprou vários livros, o prato caiu da mesa. Mariana leu um gibi. Carlos chegou Lucia ficou brava.
Não é fácil notar, mas todo bom texto de não-ficção possui coesão e coerência.
Em textos bem escritos, um pensamento está conectado ao outro. Isso leva o leitor a se mover com facilidade de um ponto a outro do texto e entender como as ideias secundárias se relacionam com a ideia principal.
Coesão é a conexão intra-parágrafo, enquanto coerência é inter-parágrafo.
"Um texto não é uma simples justaposição de frases corretas, uma após a outra. Exige um entrelaçamento rigoroso das ideias que estão sendo expostas para que o leitor não se perca e consiga interpretá-lo corretamente."
Como podemos deixar o texto mais coeso e coerente?
Testes possuem importante papel no processo de desenvolvimento de software, usados para dar aos desenvolvedores uma maior confiança que o software se comporta de acordo com o esperado. Os Princípios do desenvolvimento ágil, a evolução do código contínua. Testes são essenciais para garantir que novas funcionalidades introduzidas sem impactar código até então estável. A aplicação da filosofia Test-Driven Development, os testes são escritos antes da implementação das funcionalidades. Favorecem o foco na atividade realizada, a diminuição nas dependências entre as atividades de desenvolvimento e teste, garantem testes com uma maior cobertura de código.
O software evolui, novas funcionalidades são inseridas, as chances de que novas faltas surjam também aumenta. Reduzir esse risco, uso de Testes de Regressão. Busca, o sistema evolui, manter a estabilidade de funcionalidades antes implementadas. Uma suite de regressão é composta com casos de teste que refletem o comportamento de uma versão estável do sistema. Toda a suite é re-executada, verificando a existência de casos de teste que antes passavam e agora falham, se houve uma regressão no sistema.
Reescreva os períodos como achar conveniente:
Não se trata de defender a intervenção do Estado na economia, ou que o Estado volte a controlar as taxas de câmbio.
É importante trazer o trabalho completo e que cheguemos mais cedo.
É importante apresentar paralelismo: as orações, coordenadas ou subordinadas, precisam de um entrosamento gramatical, para que a leitura seja fluente.
Outro importante fator de coesão e coerência: Partículas de ligação (conjunções, locução ou adverbio que mostre vínculo entre as ideias).
Consulte uma tabela de referência.
Um fator decisivo para o sucesso da transição da academia para a indústria são os enormes avanços tecnológicos dos equipamentos computacionais ocorridos nas últimas duas décadas.
Inclui a capacidade de deduzir ou inferir novos conhecimentos - novas relações sobre fatos e conceitos - a partir do conhecimento existente e utilizar métodos de representação e manipulação para resolver problemas complexos que são freqüentemente não-quantitativos por natureza.
Uma das idéias mais úteis que emergiram das pesquisas em IA, é que fatos e regras - conhecimento declarativo - podem ser representados separadamente dos algoritmos de decisão - conhecimento procedimental.
O termo "inteligência artificial" nasceu em 1956 no famoso encontro de Dartmouth. Dentre os presentes a este encontro incluíam-se Allen Newell, Herbert Simon, Marvin Minsky, Oliver Selfridge e John McCarthy.
Um sistema IA não é capaz somente de armazenamento e manipulação de dados, mas também da aquisição, representação, e manipulação de conhecimento.
as diferentes correntes de pensamento em IA têm estudado formas de estabelecer comportamentos "inteligentes" nas máquinas.
as questões principais a serem contornadas pelo projetista de um sistema IA são: aquisição, representação e manipulação de conhecimento e, geralmente, uma estratégia de controle ou máquina de inferência que determina os itens de conhecimento a serem acessados, as deduções a serem feitas, e a ordem dos passos a serem usados.
A Inteligência Artificial (IA) é o estudo de como fazer os computadores realizarem tarefas em que, no momento as pessoas são melhores.
Deseja-se utilizar a representação e a verificação de requisitos com base em especificações formais adequadas às habilidades comuns de analistas de software para antecipar a descoberta de falhas como imprecisões ou inconsistências nos requisitos. Problema de Pesquisa é analisar o comportamento de analistas de requisitos durante o aprendizado e utilização da ferramenta X em atividades de representação e verificação automática de requisitos. Como resultado, espera-se responder às seguintes questões de pesquisa: Qual o nível de dificuldade percebida no aprendizado e utilização da linguagem gráfica X; Qual a precisão e cobertura dos requisitos representados durante a utilização da linguagem X.
Para a condução da pesquisa será adotada a estratégia de pesquisa do tipo Estudo de Caso, no qual será avaliada a percepção da utilidade do uso de especificações formais. Para tanto, especificações de requisitos em um projeto existente serão aplicadas aos sujeitos da pesquisa para avaliar se especificações formais são úteis para o entendimento dos requisitos e para a detecção de falhas. Será utilizado o formalismo da ferramenta X com a verificação lógica apresentada por Jackson [6].
Na condução do estudo de caso, requisitos serão representados e verificados na linguagem X. Cada requisito será de baixa complexidade. O objetivo é avaliar se o uso do formalismo por meio de ferramenta gráfica facilita o entendimento e a elicitação de requisitos. Os sujeitos da pesquisa são analistas de requisitos que atuam no desenvolvimento de software com diferentes níveis de experiência em análise de requisitos.
Por último, o participante registrará sua avaliação da linguagem em termos de: (1) pontos positivos e (2) negativos da linguagem e (3) utilidade percebida. Em seguida, o participante será convidado a relatar alguma observação, sugestão, crítica ou melhoria relacionadas à condução do estudo.
A cada etapa do estudo, o participante será guiado por um questionário online que, além de coletar as informações digitadas pelo próprio participante, também coletará os tempos de permanência do participante em cada um dos seis módulos da ambientação e dos quatro conjuntos de requisitos na utilização da linguagem.
A qualquer momento, o participante terá livre acesso ao material disponível sobre a lin- guagem, como também poderá expor suas dúvidas ao observador que detém conhecimento sobre os conceitos e a utilização da linguagem X.
Por toda a condução do estudo, o observador tomará nota das dúvidas e comentários do participante sobre a linguagem X, além de registrar o maior número possível de verbalizações do raciocínio do participante no momento da modelagem das invariantes.