Professores: Ana Karina Lins, Andreza Bianelli, Camila Barbanti, Sabrina Matheu, Vésper Olivetti Silva, Munique Nogueira, Luciana Roldan e Gabriela Marques
As crianças do Minimíni e do Minimaternal pesquisaram e exploraram a importância dos hábitos saudáveis de alimentação, no Ano Internacional das Frutas e Legumes. Aprenderam também sobre o desperdício e ampliaram seu repertório de conhecimentos sobre os alimentos que fazem parte de seu dia a dia. Diferentes estratégias educativas foram adotadas. Entre elas, a Semana dos Sabores, degustando frutas existentes no Núcleo Ambiental, como maracujá, banana, mexerica, jabuticaba e goiaba. Da mesma forma, fizeram trabalho utilizando as cascas das frutas e passaram por uma verdadeira experiência sensorial, sentindo cheiros, sabores e texturas de temperos e vegetais da horta da Escola e de outras origens, como o café.
Professores: Christiane Carai, Débora Xavier, Gabriela Paiva, Thatiana Araújo, Thayrine Marui, Thabata Pereira e Verena Daroque
A alimentação é um tema que sempre abordamos com as crianças e o Ano Internacional das Frutas e Legumes propiciou uma nova oportunidade para aprofundar as experiências educativas sobre esse tema. Faz parte do trabalho que desenvolvemos de conscientização de cuidados com o corpo e o meio ambiente. Durante o ano, descobrimos que os alimentos possuem vitaminas e substâncias importantes para o bom funcionamento do nosso corpo e para a nossa saúde. E que o seu consumo está diretamente ligado aos cuidados com o meio ambiente. Para observarmos melhor esta relação e conduzirmos um processo de aprendizagem significativo, as turmas do Maternal das unidades Campo Belo e Olavo Bilac desenvolveram diversas propostas relacionadas ao tema da alimentação e cuidados com a natureza.
Professores: Claudia Egídio e Patricia Garcia
Inspiradas no Ano Internacional das fruts e vegetais da UNESCO, as turmas do Infantil I da Unidade Olavo Bilac realizaram a proposta "A arte dos alimentos", com o objetivo despertar o interesse das crianças pelas frutas e vegetais de uma forma inusitada e criativa. Durante o percurso, muitas atividades foram desenvolvidas, o contexto artístico consistiu em criar, imaginar, pensar e refletir sobre as dinâmicas.
Essa iniciativa buscou levar as crianças a observarem as cores, tamanhos, texturas, aromas e sabores das frutas e verduras, estimular a consciência para uma alimentação saudável e incentivar o consumo de frutas e verduras no seu dia a dia.
Obras de arte e artistas famosos inspiraram a turma, bem como as histórias, músicas e atividades pertinentes ao tema frutas e vegetais, fizeram parte de nosso trabalho que fez muito sentido para o nosso Infantil I.
Unidade Olavo Bilac
Professores: Isabel Assunção Marques, Liliane Andrade Pires Mohr-Bell e Patricia Girote
Inspiradas no Ano Internacional das frutas e vegetais da UNESCO, as turmas do Infantil I da Unidade Campo Belo realizaram a proposta "A arte dos alimentos", com o objetivo despertar o interesse das crianças pelas frutas e vegetais de uma forma inusitada e criativa. Durante o percurso, muitas atividades foram desenvolvidas, o contexto artístico consistiu em criar, imaginar, pensar e refletir sobre as dinâmicas.
Essa iniciativa buscou levar as crianças a observarem as cores, tamanhos, texturas, aromas e sabores das frutas e verduras, estimular a consciência para uma alimentação saudável e incentivar o consumo de frutas e verduras no seu dia a dia.
Obras de arte e artistas famosos inspiraram a turma, bem como as histórias, músicas e atividades pertinentes ao tema frutas e vegetais, fizeram parte de nosso trabalho que fez muito sentido para o nosso Infantil I.
Professores: Fabiana Amorim, Thabata Rodrigues, Claudia Egídio de Araújo, Patricia Grandini, Pamela Meireles do Amaral, Sabrina Palma e Thabata Lima
Estimuladas pelo Ano Internacional das frutas e vegetais, as turmas do Infantil II da Olavo Bilac realizaram a proposta "Cadê o lixo que estava aqui?:
O ciclo orgânico".
A partir da conscientização acerca do cuidado com o meio ambiente, a alimentação saudável e a sustentabilidade, o trabalho buscou despertar o interesse pelos benefícios decorrentes da redução do lixo reciclável, especificamente, através da transformação do lixo orgânico. Para isso, diversas estratégias foram utilizadas, como oficinas ecopedagógicas, nas quais as crianças aprenderam como utilizar a técnica de compostagem.
Ao longo do projeto, as crianças construíram também melhor compreensão sobre o ciclo orgânico no processo de produção de adubo e fertilização do solo, correlacionando-a aos alimentos consumidos diariamente na rotina escolar, principalmente durante o momento do lanche.
Infantil II - Olavo Bilac
Professores: Tatiana Feldman Costa, Claudia Viola, Beatriz Zeza e Fernanda Kamel
O Infantil II aproveitou bem as oportunidades abertas pelo tema a UNESCO em 2021 – escolhido como o Ano Internacional das Frutas e Vegetais. Além de sensibilizar os alunos sobre os benefícios nutricionais dos frutos e vegetais na nossa alimentação, nos diferentes projetos realizados, despertamos também a consciência ecológica e a importância das árvores para o planeta e para nós. O caminho para isso foi o planejamento e montagem de um jardim com árvores frutíferas e vegetais, utilizando diferentes materiais e recursos. Vejam nosso trabalho aqui!
Professores: Tatiana Feldman Costa, Claudia Viola, Beatriz Zeza e Fernanda Kamel
Depois de conhecer os jardins de Monet em uma viagem virtual até Paris e construir a maquete do Jardim Sustentável, o Infantil II criou o jogo "Monte seu jardim".
Usando imagens dos próprios alunos, cada um pode entrar no jogo e criar o seu próprio jardim, incluindo árvores, animais, flores e outros elementos.
Infantil II C - Campo Belo
Infantil II B - Campo Belo
Infantil II A - Campo Belo
Professores: Beatriz Zeza, Juliana Moura, Joyce Avelino, Renata Rossetto, Cíntia Andrade, Débora Xavier, Adriana Bastitini, Gabriela Mendes e Silvana Rezende
Durante o segundo semestre, as turmas do 1ºano participaram e protagonizaram diversas propostas relacionadas à temática do “Ano Internacional das Frutas e Vegetais”.
Com objetivo de trabalharmos com os benefícios de uma alimentação saudável e a conscientização sobre desperdício de alimentos, as crianças puderam vivenciar um dia na feira, explorando quais os vegetais e frutas encontramos neste espaço e a importância de incluí-los em nossa alimentação. De acordo com o grupo, “as frutas possuem potássio e ajudam a combater doenças”.
Além disso, também tivemos uma oficina de papel-semente, na qual as crianças puderam reciclar rascunhos que jogaríamos fora, desenvolvendo assim uma prática mais sustentável.
Por fim, o Alfa conheceu a horta do Colégio e alguns dos processos de reaproveitamento de alimentos desenvolvidos neste espaço.
Professores: Luciana Giglio, Andrea Andreetta, Sizara Almeida e Maria Sílvia Brega
O ano de 2021 foi declarado pela UNESCO como o "ANO INTERNACIONAL DAS FRUTAS E VEGETAIS". O objetivo do trabalho desenvolvido pelas turmas de 1º ano da Unidade Olavo Bilac foi impulsionar o consumo consciente, informando sobre os benefícios nutricionais, além de incentivar ações que visam a redução do desperdício e o reaproveitamento dos alimentos.
Para tratar esse tema tão relevante com as crianças, elegemos o artista italiano Giuseppe Arcimboldo (1527-1593). Arcimboldo usou frutas, legumes e vegetais como objeto para criação de suas pinturas, retratando o perfeito equilíbrio entre os elementos da natureza. Inspiradas nas obras de Arcimboldo, as crianças criaram suas composições e pintaram suas telas, biodigestores, bem como um blog em que as próprias crianças dão dicas sobre como se pode reaproveitar frutas e vegetais. Muito mais aconteceu, com a exploração de diferentes linguagens. As crianças se inspiraram, por exemplo, no artista italiano Giuseppe Arcimboldo (1527-1593). Arcimboldo usou frutas, legumes e vegetais como objeto para criação de suas pinturas, retratando o perfeito equilíbrio entre os elementos da natureza.
Professor: Beto Schkolnick, Micheli Custódio, Nider Pitanga e Tuany Serafim
O Projeo Músicas daqui, Ritmos do mundo é um projeto internacional ligado à diversidade cultural e foi criado pelo professor Beto Schkolnick do Colégio Magno. Está em perfeito alinhamento, por exemplo, com o Ano Internacional da Paz e da Confiança (2021). O projeto vem contando com a participação de alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I do Colégio Magno/Mágico de Oz. A iniciativa apoia-se em alguns alicerces do trabalho musical realizado em sala de aula, com a contribuição efetiva dos alunos, enfatizando características mais universais e culturais, entre eles:
1. Conteúdos curriculares da linguagem e cultura musical: trabalho com gêneros musicais e pesquisa de sonoridades (instrumentos, prosódias, timbres, rituais dos povos);
2. Conexão com a BNCC;
3. Ampliação do repertório musical a partir do cancioneiro das músicas tradicionais da infância (conhecimento prévio das crianças);
4. Público-alvo formado, em grande parte, por descendentes (filhos e netos) de imigrantes de diferentes países e origens como: italianos, franceses, alemães, chineses, árabes, entre outros;
5. Construção de uma prática efetiva, pela necessidade das aulas on-line em um ano de pandemia;
6. Integração com diferentes linguagens artísticas e áreas do conhecimento;
7. Conexão com temas sugeridos pela UNESCO: empatia, paz, convivência entre os povos.
Professores: Roberta Saraiva e Édson Ferraz
A atividade conecta os alunos para trabalhar em um único objetivo, que nos leva à conexão com o tema voltado para a paz - é preciso paz para alinhar pensamentos e trabalho em equipe.
Este ano, o presente do Dia dos Pais teve um significado especial, além de ter sido feito com material de logística reversa, contou com a participação de colaboradores de diferentes setores do Magno.
Neste ano, fizemos uma luminária com ligação elétrica, contando com desenhos feitos pelos alunos. O desenho dos alunos menores foi a impressão dos seus pés e/ou mãos e, dos maiores, foi uma frase, por exemplo: “I love you Carlos”, ou o desenho do esporte favorito do pai, ou algo significativo, como apresentado abaixo. Os desenhos foram impressos na madeira a partir de um programa da cortadora a laser.
O material utilizado a partir da tecnologia reversa contou com led de televisores quebrados, fontes retrabalhadas e fios retirados de material elétrico de desmonte, tudo apresentado aos alunos como material que pode e deve ser utilizado a fim de termos um consumo consciente dos recursos a que temos acesso.
Para que os colaboradores pudessem montar as luminárias, aprenderam a montar e soldar circuitos elétricos através do uso de solda metálica. Utilizando cola quente, os profissionais montaram as caixas, como pode ser observado no vídeo abaixo.
Um presente feito à mão, para o papai!