A SBH

Sociedade de Beneficência Humboldt

História

Solidariedade e ajuda ao próximo. Valores praticados pela Sociedade de Beneficência Humboldt desde a sua criação, em 1844. Fundada por imigrantes alemães que chegavam ao Brasil em busca de melhores condições de vida, a SBH - conhecida na época como Sociedade de Beneficência Allemã - tinha por objetivo amparar os alemães que aqui chegavam, tornando-se um elo entre as culturas brasileira e alemã.

Em 1862, em Assembleia Geral, seus membros decidiram fundar a Deutsche Schule, o atual Colégio Cruzeiro. Anos depois, em 1935, a Sociedade ergueu o Retiro Humboldt em um amplo terreno doado em Jacarepaguá.

Hoje, com mais de 175 anos de existência, a SBH - mantenedora do Colégio Cruzeiro e do Retiro Humboldt - se mantém firme em sua missão de disseminar e multiplicar a língua e cultura alemãs, além de preservar a história e tradição de suas raízes. Para isso, desenvolve ações e projetos condizentes com seu propósito, investindo constantemente na parceria e no seu relacionamento com institutos culturais e artísticos, com o Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro e com instituições de ensino cujo alemão é o principal idioma.

Baseada na solidariedade, princípio fundamental da sua existência, a SBH acredita na importância de cuidar das pessoas. Por isso, desenvolveu e mantém um projeto de Ação Social que, atualmente, ultrapassa os limites físicos da Instituição. Um projeto abrangente que impacta os alunos do Colégio Cruzeiro, seus responsáveis, colaboradores, a comunidade local e a sociedade de forma geral.