Antes da Revolução Industrial a reciclagem não tinha o objetivo de salvar o planeta, então, nós humanos, apenas pensávamos em construção, e não pensávamos nos efeitos que as nossas criações fizeram.
Porém nesses mais ou menos 52 anos de reciclagem, já fizemos algum progresso em melhorar o nosso planeta, (não que a quantidade de lixo diminuiu, mas a reciclagem aumentou)
A reciclagem foi iniciada nos anos setenta (1970) para tentar diminuir a quantidade de poluição no mundo e depois de um tempo começaram a construir objetos como: lixos, brinquedos, mesas, bancos e etc. Essas reciclagens foram criadas para reaproveitar e de certa forma “salvar o planeta”, para tentar aproveitar ao máximo os objetos reciclados.
O nosso trabalho foi feito para conscientizar as pessoas sobre a reciclagem, já que nos dias de hoje, o que mais temos é lixo em todo o mundo, então é importante diminuirmos esta quantidade absurda de poluição.
Antes da Revolução Industrial, o lixo produzido nas cidades era basicamente orgânico. Além disso, a população da época era menor, e com isso, a produção de lixo também era menor do que a de hoje em dia. Outra coisa que mudou, foi como as pessoas eram antes, pois na época, as pessoas não usavam tantas coisas descartáveis quanto hoje, por exemplo: todas as fraldas eram de pano, evitando o descarte de fraldas descartáveis.
As populações foram para as cidades, em busca de trabalho, melhores salários e outras condições de vida. À medida que o consumo de bens aumentava e a produção de lixo também crescia. Assim, passou a ser um problema, hoje, o lixo pode ser domiciliar, industrial e hospitalar.
Hoje em dia, o consumo de lixo no mundo está preocupante, chegando a produzir até 1,4 bilhão de toneladas de lixo por ano, sendo 1,2 quilo por dia. Além disso, o descarte de lixo também acontece de maneira inapropriada, pois apenas 10% vai para lixões controlados, 9% vai para aterros sanitários e somente 2% é reciclado.
No passado, a água era limpa, portanto, era fácil de se obter água. Porém, ao longo do tempo, houve uma revolução que impactou o nosso planeta, a revolução industrial. Com essa revolução, o mundo começou a ser poluído, desta forma, a água também começou a ser poluída.
Por conta disso, atualmente, existem algumas estações para tratar a água poluída. Em todo o mundo é possível notar que, pelo menos, uma estação de tratamento de água está instalada no local. Aqui, no Brasil, existe uma Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, também chamada de “Sabesp”. Na Sabesp a água suja é coletada, tratada, e distribuída para todas as moradias do Estado.
Veja no vídeo ao lado, o nosso trabalho, onde representamos este tipo de local, e algumas maneiras de como ser sustentável ao utilizar da água.
Durante a Revolução Industrial, o carvão foi de grande importância para o desenvolvimento industrial.
O carvão foi a principal fonte de energia na evolução industrial.
Hoje em dia, a energia está muito mais desenvolvida devido à revolução industrial e nossa vida é muito mais fácil e existem muitos tipos de energia.
A energia eólica é uma energia que funciona através do vento e aerogerador. No Brasil a energia eólica é a segunda maior fonte da matriz energética.
Algumas das vantagens são que a energia eólica é um recurso inesgotável, é uma energia renovável, permite a redução das emissões de gases de efeito estufa. O uso dessa energia também apresenta desvantagens, como o fato de o vento ser muito irregular, o equipamento é caro, é necessário criar um grande parque eólico para apoiar as turbinas eólicas e é gerado um grande impacto visual e sonoro.
A energia solar funciona porque os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e produzem a energia. Ela é transportada até o inversor solar que irá converter a energia gerada pelo sistema para as características da rede elétrica. A energia é gerada graças ao efeito fotovoltaico. Algumas vantagens da energia solar são que ela não polui, é renovável, limpa e silenciosa. As desvantagens são o alto custo e não gerar energia à noite.
A energia hidrelétrica é aquela que é gerada ao transformar a força da água em energia elétrica. São construídas grandes infraestruturas hidráulicas capazes de extrair o máximo potencial desse recurso renovável, livre de emissões e que se origina na própria área. Essa é a fonte de energia mais usada no Brasil. A principal vantagem da energia hidrelétrica é a utilização da água, ou seja, um recurso natural que é renovável. Porém essa fonte possui desvantagens, no geral, ligadas ao impacto ambiental provocado pela sua instalação e o alto custo.
Antes da Revolução Industrial:
Antes da revolução industrial não se conhecia esse problema, pois não havia muitos meios que pudessem emitir este tipo de substância, então, a população não se preocupava com isto.
Após a revolução industrial:
A emissão de carbono, após a revolução industrial, aumentou em 50%. A concentração média de CO2 na atmosfera no mês de maio foi de 50% acima de quando a revolução industrial começou.
A pandemia, no ano passado, derrubou a atividade do setor de transportes em cerca de 7%, com a aviação sentindo mais fortemente este impacto. Assim, as emissões de dióxido de carbono nos transportes diminuíram. Mas com a volta das atividades normais nas cidades, o número de contaminações voltou a subir.