A sustentabilidade é a capacidade de encontrar meios para suprir as necessidades básicas sem que isso afete as gerações futuras, preservando o meio ambiente e conservando a vida. E é por meio da sustentabilidade que o 2º Ano do Ensino Médio apresenta os trabalhos das Casas Sustentáveis.
Casa do Grupo Biocombustível
A casa grupo do biocombustível composto por: Giulia Gimenez, Laura Walter, Marcos Linhares, Marina Amorim e Nasilah Shamali, consiste em entrada, quintal e 2 andares com paredes feitas de bioconcreto.
Na entrada temos a garagem com os automóveis que são movidos através do biocombustível. No quintal encontram-se lavanderia e lixeiras para cada tipo de material descartado, poço para armazenar água, painéis solares que armazenam a energia e aquecem a água do estabelecimento e, por fim, a horta para produção do próprio alimento. Na parte de fora da casa temos o sistema de captação de água da chuva através de calhas embutidas nas paredes, que levam a água do telhado até a lavanderia. Como a água da chuva é filtrada ocorre a utilização na mesma na horta.
Dentro da casa, temos a sala e a cozinha em conceito aberto, lâmpadas de led (não só no primeiro andar como no segundo andar também!), móveis sustentáveis, janelas feitas de vidro reutilizável e eletrodomésticos com selo Procel.
No segundo andar temos 1 quarto de casal, banheiro e escritório, todos móveis igualmente como o primeiro andar são feitos de material reciclado e reutilizado, no banheiro, o chuveiro tem temporizador para regular o tempo de uso e economizar água e a laje verde que seria o “telhado” da casa.
Complementos da Casa
Bioconcreto: é produzido a partir da mistura do concreto tradicional e colônia da bactéria Bacillus pseudofirmus, que habitam nas crateras dos vulcões. Além de ser biodegradável, ele tem uma taxa de gastos de manutenção e mão de obra baixíssima, e também é capaz de reduzir as emissões de gás carbônico emitidas durante o processo de fabricação do mesmo.
Laje verde: Uma laje verde pode ser algo muito ecológico e eficiente, ela oferece um ótimo isolamento térmico e acústico para o imóvel, reduzindo a necessidade de uso de ar condicionado e aquecedores, até mesmo reduzindo o consumo de energia elétrica.
Luz de LED com sensor de movimento : As lâmpadas LED, além de consumir muito menos energia elétrica, por não produzirem calor, auxiliam no controle de temperatura de ambientes, reduzindo a necessidade de ar condicionados.
Horta: A horta em casa além de proporcionar uma alimentação mais saudável e sustentável, por ser cultivada sem agrotóxicos, ela ajuda a economizar custos no mercado e feiras. E melhorar a qualidade de vida.
Captação de Água da Chuva: O sistema de captação de água da chuva é feito através de calhas, levando a água para um filtro, tirando seus resíduos deixando-a limpa e própria para o consumo na lavanderia, banheiro e horta.
Poço: Além de ser preventivo contra a falta de água, existe um maior controle de qualidade da água, e apesar de ter um custo inicial caro, a longo prazo ele vale muito a pena.
Reutilização em Móveis: A reutilização de madeira e outros materiais para móveis além de gerar uma economia devido ao baixo custo, é extremamente sustentável por serem móveis feitos de materiais que seriam descartados. Ajuda na economia e preservação de recursos naturais.
Painel Solar: A tecnologia utiliza a luz do Sol como fonte de energia para produzir eletricidade, seus benefícios além de ter uma vida útil longa e durável, com pouca manutenção, tem como economia cerca de 95% na conta de luz, não é poluente, podendo ser usada em áreas isoladas de redes elétricas, já as suas desvantagens são o alto custo e o fato de não ser possível gerar energia durante a noite.
Eletrodomésticos Sustentáveis com selo Procel: São os aparelhos domésticos mais eficientes e que consomem menos energia, apresentando os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.
Separação de Lixo: Além de diminuir as retiradas de matéria-prima da natureza, gera economia de água e energia e reduz a disposição inadequada do lixo, diminuindo assim a quantidade de lixo nos aterros sanitários. Além de gerar empregos para pessoas de baixa renda.
Casa do Grupo do Sabão
A casa grupo do Sabão é composto por: Zein Abidin, Ferhan Alkis, Ana Clara, Pedro Cunha e Pedro Nicolleti, ela é composta por quintal, 2 quartos, 1 suíte, 2 banheiros, cozinha e sala de estar, todos os cômodos são constituídos de paredes feitas de madeira de demolição.
Na parte dos fundos se encontra lixos de reciclagens, horta para consumo próprio, painéis solares e um sistema de filtração para captação de água da chuva.
Dentro da casa, na sala e na cozinha, as lâmpadas são de LED, os móveis são sustentáveis, feitos também de madeiras de demolição e os tecidos, como almofadas e sofá, são feitos com algodão orgânico.
Na parte dos quartos, também se encontra algodão orgânico, nas cortinas e jogos de cama, todas as fontes de energia, como televisão e abajur, são conectadas em uma régua, que os torna mais econômicos.
Complementos da Casa
Os sabões são produzidos a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio), dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool. Esse processo recebe o nome de saponificação.
Painel Solar: Ele utiliza a luz solar como fonte de energia para gerar eletricidade, e seus benefícios são as manutenção barata, economia na conta de luz e é livre de poluição. Suas principais desvantagens são o alto custo e a incapacidade de gerar eletricidade à noite.
Separação de Lixo: separar o lixo antes da coleta evita que vários materiais fiquem misturados, independente do estado e especificidade e diminui a quantidade de lixo nos aterros sanitários
Captação de Água da Chuva: O sistema é feito por calhas ao redor da casa levando a água para um filtro, nesse filtro ele retira seus resíduos, deixando para utilização no consumo na lavanderia e no consumo de regar as gramas.
Reutilização em Móveis e de Madeira de Demolição : A reutilização de matérias para a construção de moveis, alem de ter um baixo custo, pois utiliza matérias reutilizados, se for bem construído ira durar bastante tempo.
Eletrodomésticos com selo Procel: O Selo Procel de Economia de Energia, tem como finalidade ser uma ferramenta simples e eficaz que permite ao consumidor conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos à disposição no mercado, os mais eficientes e que consomem menos energia.