Desenvolvimento sustentável nas escolas

Neste período de Mostra Cultural nós estudamos escolas que têm projetos sustentáveis e vamos apresentá-las.


Colégio estadual eirch walter heine


Este cogio foi o primeiro da América Latina a ser reconhecido pelo Green Building Council. É localizado no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e inaugurado em 2011.

As práticas sustentáveis da escola são reutilização de água da chuva, utilização de lâmpadas LED, placas fotovoltaicas, e telhado em forma de catavento que facilita circulação do ar.

Com um investimento de 16 milhões, reduziu 40% do consumo de energia da escola e com o aproveitamento do lugar, eles pouparam cerca de 5 mil reais em despesas.

O ensino médio fica integralmente das 7 às 17h, com atividades de reciclagem, cuidados da horta e da manutenção do telhado verde. Os alunos no final do ano recolhem pneus usados para produzir poltronas e usá-las na escola.

A opinião do grupo sobre as práticas sustentáveis dessa escola: Nós achamos que principalmente que essa parte de reutilizar pneus para fazer poltronas e usar na escola, é um hábito muito bom, ajuda os alunos a terem consciência sobre as ações boas que podem ter e realizar dentro do seu colégio.

ColÉgio fazer crescer


O Colégio Fazer Crescer (CFC), localizado no bairro do Rosarinho, inaugurou o novo projeto da instituição, o Eco Prédio Rute Vitalino. Ele foi todo concebido no conceito de arquitetura verde, que respeita pilares ecológicos, diminuindo os impactos de uma construção, tendo um telhado verde que abriga hortas que tem seu sistema de irrigação por gotejamento, placas fotovoltaicas, encarregadas por parte da energia consumida na construção.

Opinião do grupo sobre as práticas sustentáveis dessa escola: Gosto do fato de ter hortas na escola, algo que pode até ser feito em casa consumir produtos feitos por você mesmo é bem mais saudável e melhor para o planeta, placas fotovoltaicas que produzem energia sem estragar ou poluir o mundo.

Conclusão


Para concluir, esperamos que as pessoas se conscientizem e realizem qualquer tipo de prática sustentável, mesmo que seja o mínimo como jogar seu próprio lixo no lixo, separar orgânico do reciclável, não deixar torneira aberta, coisas simples que fazem diferença para o ambiente da sua escola ou casa, e se você sente vontade e interesse em se esforçar nessa causa, pode levar um pouco além, como plantar árvores, fazer uma horta, reciclar coisas sem utilidade em sua casa para transformar em outro item, assim fazendo um grande bem a sociedade de forma simples.



Sites usados de referência:

https://www.ugreen.com.br/4-escolas-sustentaveis-incriveis-e-suas-estrategias/

https://sustentarqui.com.br/colegio-no-rj-recebe-certificacao-leed/

https://porvir.org/escola-publica-rio-tem-telhado-verde-praticas-sustentaveis/


Tiago T, Khamza, Valentina R, Joaquim.