Todos os caminhos levam a Roma?
Elis Calabró, Lorenzo Mendes, Isabel Dreger, Guilherme Bezerra, Lucas
Elis Calabró, Lorenzo Mendes, Isabel Dreger, Guilherme Bezerra, Lucas
Na Europa o ditado bem famoso chamado “Todos os Caminhos Levam a Roma” surgiu no século 12 e ainda é muito popular. Não por acaso, pois, de fato, todos os caminhos levam a Roma, e as estradas se ligam como a raiz de uma árvore. O porquê de todos os caminhos levarem a Roma? Para expandir o território romano e ficarem mais poderosos.
Depois que os romanos expandiram suas terras ficou muito mais difícil de serem governadas, vigiadas e defendidas, pois os romanos não tinham tantos homens para governar suas terras, e por causa disso que eles pararam e decidiram construir suas trilhas/estradas.
Estudos afirmam que o império romano construiu suas estradas que levavam de Roma as rodovias da Europa, muitas delas foram feitas em cima das trilhas do império romano. Estes caminhos serviam para o transporte de tropas e suprimentos, que abasteciam as conquistas deste império. Depois, elas se tornaram rotas de comércio e de trocas de mensagens. Essas rotas conectavam a Europa, o Oriente Médio e o norte da África.
De acordo com o site “Guia do Estudante", e diversas entrevistas com historiadores, incluindo o professor Heitor Gomes do Colégio Cristo Rei que a expressão “todos caminhos levam a Roma afirma ser verídica.
De fato todos os caminhos levam a Roma, todavia, o ditado não significa só isso, ele mostra que muitas invenções do império romano foram fundamentais como o latim, que deu origem a uma série de línguas, como a língua portuguesa. O latim e o grego foram as principais línguas no Império Romano, no entanto houve outros idiomas que também tiveram relevância a nível local. A língua nativa dos antigos romanos era o latim, que servia como "língua de poder"......