TODOS OS CAMINHOS QUE LEVAM A ROMA

Melissa Midori, Filippo Ferrone, Arthur Mendes e Maria Luisa Haidar


A organização geográfica que facilitou as trocas de mensagens e se tornou uma rota de comércio.



"Todos os caminhos levam a Roma” refere-se ao fato de quando os romanos alcançaram o ponto mais alto de expansão geográfica, construíram uma intrincada rede de caminhos cobrindo 80.000 quilômetros. Essas estradas foram utilizadas para transportar tropas e suprimentos, tornaram assim as rotas de comércio e de trocas de mensagens. Esses caminhos se conectam à Europa, ao Oriente Médio e ao Norte da África e também há alguns trechos que ainda estão sendo descoberto pelos pesquisadores.

Em CCCXIII (312) a.C, as estradas romanas foram essenciais para as engenharias, as vias foram construídas sempre em linha reta e passavam por cima de lagos, pântanos e montanhas, elas foram construídas com pedras e cimento acomodados sobre leitos aplainados e aterrados, e muitas das quais ainda estão em uso, sendo a mais famosa a Via Appia.

A via Appia (ou via Ápia em latim) era umas das principais estradas e também uma das mais importantes na antiguidade romana, era chamada pelos romanos de Regina Viarum, “a rainha das estradas”, era uma estrada que ligava Roma a Brindisi, na Puglia.

Ao longo do seu traço inicial, partindo de Roma, há inúmeros lugares que se pode encontrar, por exemplo: parques, riachos, catacumbas, igrejas antigas, ruínas e os aquedutos que abasteciam a cidade de Roma.

A via Appia foi uma estrada utilizada em toda a Idade Média, durante o século XIX essa via tornou-se um museu a céu aberto. Atualmente está sendo usada como via de transporte público e na sua extensão foram criados pontos de parada que possuem importância histórica.

CULTURA ROMANA


“Os romanos desenvolveram sua própria cultura a partir das artes visuais baseadas na pintura e escultura, e a arte visual é a herdeira da arte grega deixaram um mosaico no território conquistado para marcar seu território. As artes plásticas romanas são profundamente influenciadas pela cultura grega helenística.” diz ela (a entrevistada conhecida pelo bairro, Cintia Sayuri).

A antiga civilização de Roma fez grandes contribuições para o desenvolvimento do direito, arte, literatura, arquitetura, tecnologia, religião, governo e linguagem do mundo ocidental, e sua história ainda tem um impacto significativo no mundo de hoje. Os romanos absorveram muitos aspectos da cultura do povo ocupado, especialmente os gregos. Tem um significado prático extraordinário (falta de recursos), são capazes remodelar

essas influências, nas quais introduzem inovações, que conduzem à formação da cultura primitiva.

“Os países que contornam o mar mediterrâneo foram diretamente influenciados por conta da conquista de território por Roma.”(entrevistada Inajara)

Nesse campo do conhecimento e da organização social — a ciência jurídica e o mundo ocidental sofreram intensa influência romana. Os Códigos de Lei romanos foram construídos ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças que ocorriam nas relações sociais da população.