Higiene na Roma Antiga e o saneamento básico em São Paulo
Arthur viana,Luiza Tafarello,Henrique Sitta e Camilly Araujo.
São Paulo
Higiene na Roma Antiga e o saneamento básico em São Paulo
Arthur viana,Luiza Tafarello,Henrique Sitta e Camilly Araujo.
São Paulo
O saneamento da Roma era bem diferente comparado com os dias de hoje, mesmo tendo pessoas que não tem saneamento em suas casas, o tratamento de água não é igual da Roma que era chamado de aquedutos, eles que faziam o tratamento e distribuiam a água para as pessoas, e hoje em dia temos as estações do tratamento de água que passa por nove etapas já de roma.
O tratamento de esgoto na Roma Antiga que era chamado de Cloaca Máxima, que é um dos mais antigos sistemas de esgoto do mundo, não era muito decente pois os esgotos eram a céu aberto gerando a proliferação de ratos e doenças bacterianas, que acabava contaminando a população, e ainda existe nos tempos de hoje pessoas não tendo um tratamento de água e esgoto em suas residências e até se contaminado e vivendo perto de ratos por falta de um simples saneamento básico, e esse esgoto era despejado no Rio Tibre e assim deixando o rio mais poluído.
O Tratamento da água era feito pelos aquedutos , que é um canal ou galeria, subterrâneo ou à superfície, e construído com a finalidade de conduzir a água para abastecer banhos públicos, fontes e residências particulares de pessoas mais ricas. Roma tinha onze aquedutos e um extenso sistema de aqueduto. Porém os hábitos de higiene eram ruins, como os banhos públicos que eles compartilhavam a mesma água e não trocavam. Estima-se que em 300 a.C. havia pelo menos 300 locais como esse.
REPORTAGEM NA ÍNTEGRA COM O PROFESSOR JAMAIKA ADRIANO
1)Para onde deveriam ir os esgoto de nossas casas?
Devem ir para centrais de tratamento, purificado e descartado na natureza. Repito, TRATADO, antes de ser dascartado, afim de não gerar nenhum impacto ambiental.
2)Por que é importante todas as pessoas terem um saneamento básico?
Por que isto está diretamente ligado à saúde social. Uma sociedade que não se preocupa com o saneamento básico está fadada a enfrentar sérios problemas ligados inicialmente à saúde e posteriormente a economia, educação dentre outras
3)Porque as pessoas que moram em uma comunidade não tem saneamento básico e as pessoas ricas tem um saneamento ?
Por que existe uma má distribuição de renda. Onde apesar das riquezas que existem no mundo, pouquíssimos tem muita grana e a grande maioria, tem pouco ou nada de renda. Daí a importância de políticas publicas, afim de promover um equilíbrio razoável entre os deveres dos cidadãos inclusive com o pagamento de impostos e seus direitos, já que saneamento básico é um direito previsto na constituição.
Oi eu sou Arthur viana e fiz uma reportagem com a Luiza, o Sitta e a Camilly e nessa pagina a gente vai falar oque aprendeu
a gente aprendeu como fazer uma reportagem, sobre a Roma antiga, Sobre como fazer um site e em como trabalhar em grupo.
isso foi difícil no inicio,mas agora a gente ja acostumou.
a gente também não sabia como fazer , mas nisso a gente também ja se acostumou,enfrentando varias dificuldades.