A LUTA COMO FORMA DE ENTRETENIMENTO
Arthur de Lelli, Fernanda Urzi, João Gabriel Botelho e Valentina Abdo.
São Paulo, SP
MMA, a nova luta de gladiadores, rende muito dinheiro usando a agressão como forma de entretenimento.
Arthur de Lelli, Fernanda Urzi, João Gabriel Botelho e Valentina Abdo.
São Paulo, SP
MMA, a nova luta de gladiadores, rende muito dinheiro usando a agressão como forma de entretenimento.
A história dos gladiadores começou em 286 a.C, início do século III, em que alguns homens e mulheres seriam forçados a lutar pela sua vida. O nome vem da espada romana ''Gládio'', usada nas batalhas.
Os gladiadores eram divididos em 4 tipos de luta: os Murmillo - que usavam uma espada curta e um escudo retangular - os Retiarius, com uma rede e um tridente, o Trácio, com espada curta e, por fim, os Provocators, que utilizavam lanças.
No princípio, as lutas eram sem armas e em arenas simples, o que não atraia muitos espectadores. Com o passar do tempo, para provocar diferentes reações, o público começou a interagir jogando armas pela arena, o que aumentou a audiência. Os gladiadores poderiam encenar uma morte falsa, estourando uma pequena bexiga com sangue de animal.
A vida do lutador poderia ser poupada pela maior autoridade do espetáculo que usaria o polegar da mão direita para cima se fosse polpá-lo ou polegar para baixo, indicando que deveria ser morto pelo outro gladiador.
Muitos anos depois, na década de 30, originou-se o MMA (Mixed Martial Arts) em Denver, no Colorado, que desde o início era uma das maiores fontes de renda. Composto pelo conjunto das lutas como: Judô, Jiu-jitsu, Taekwondo, Boxe, Karatê e Muay-Thai, o esporte contém 3 rounds de 3 minutos cada, a luta vale tanto em pé quanto no chão, os lutadores utilizam luvas e um protetor bucal para não se ferirem seriamente.
A primeira organização de um torneio de MMA ocorreu nos Estados Unidos por incentivo de Rorion Gracie (filho de Hélio Grace). Trata-se de – Ultimate Fight Championship, que começou no ano de 1993, e hoje faz cerca de 1,5 bilhão de dólares. Esse campeonato serviu de inspiração para outros tipos de luta, como o Strikeforce, que também apresentou uma inovação essencial para a modalidade.
Por muito tempo o MMA foi apenas um esporte:"Não é só uma luta, tem que ter um talk show, tem que fazer uma boa apresentação, não é só você chegar lá, lutar e ganhar, nós temos que saber lidar também com solado de falar na tv, se expressar melhor, de procurar fazer entrar novidades para os fãs, então isso tudo tem que ter. ” diz José Aldo, 34, lutador de MMA.
Tanto os gladiadores, quanto a luta de MMA tem o vencedor decidido por jurados. Na Roma Antiga, a decisão poderia levar à morte e na luta de MMA perde quem for nocauteado ou quem tiver menos scorecards. A luta deixou de ser muito agressiva e passou a ser menos perigosa, os lutadores começaram a lutar por vontade própria e trazem um grande entretenimento para todo o mundo
Valentina, Fernanda, João Gabriel e Arthur de Lelli.