Latim é uma língua morta?
Helena Monteiro, Arthur Rambo, Helena Rezende, Julia Thomaz e Gianlucca Tedesco.
A presença do Latim nas diferentes profissões em 2021.
Latim é uma língua morta?
Helena Monteiro, Arthur Rambo, Helena Rezende, Julia Thomaz e Gianlucca Tedesco.
A presença do Latim nas diferentes profissões em 2021.
O latim surgiu no século IX ou VIII a.C, usado pelos romanos e oriundo da região do Lácio, em Roma. O idioma foi levado pelos soldados para as áreas conquistadas no Império Romano, com o intuito de haver comunicação pela escrita e pela fala.
Quando pensamos no que é o Latim, imaginamos uma linguagem ultrapassada, pois é conhecida como língua “morta”. No entanto, está muito mais próxima de nós e enraizada em nossa cultura, fez parte de grandes acontecimentos da humanidade e permanece ainda hoje como influenciadora nas artes, na literatura, entre outros.
Modificou-se com o tempo e deu origem às línguas que conhecemos hoje, como o Português, o Francês e o espanhol. ”Essa língua está presente nos dias de hoje especialmente no Direito, pois diversas palavras que utilizamos e que constam em livros são originárias do latim”, diz Leonardo Cardoso Rino, 48, advogado, e ainda usado nas igrejas Católica, em denominações científicas, na química, na botânica e em tantas outras áreas.
“Eu acredito que o termo ‘língua morta’ não está certo, porque morta é o que nunca mais foi utilizado, e o latim é a base da língua portuguesa e ainda é usado em muitos segmentos.”, afirma Claudio Monteiro, 55, fisioterapeuta.
A importância da língua se dá pela sua presença nas civilizações antigas. ”A origem do direito Brasileiro é trazida pelo direito romano, consequentemente muitas palavras são de origem do latim” afirma Leonardo Cardoso Rino. A língua foi o idioma oficial do Império Romano e, em seguida, na Idade Média, recebida pela Igreja Católica como a mais utilizada nas missas, rituais, documentos e escrituras: “A igreja católica é uma das instituições que mais usa o latim, é a língua oficial da igreja, utilizado cotidianamente por muitos padres.” diz Heitor Gomes, 32, professor de história, do Colégio Cristo Rei.
Existem vários tipos da língua latina, por exemplo, o arcaico, o bárbaro e o cartorial. Também muitas expressões que são trazidas do latim vulgar como “A priori'', que significa “a princípio”; “Carpe diem”, “aproveite o dia”; “In loco” que significa “no local”; “incógnita” que indica “algo desconhecido”.
O latim teve um papel muito importante em alguns setores das sociedades, na escrita e na fala. Apesar de ser uma língua morta, ainda está presente em situações atuais, como nas profissões, em gírias e em nomes.