Minicursos

Minicurso: Pintura e literatura em Merleau-Ponty

Alex Moura

(USP)

Possui graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2006), doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (2014). Atualmente é Professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia. Atuando principalmente nos seguintes temas: ontologia, temporalidade.

Currículo completo


Neste curso, tematizaremos a relação entre pintura e literatura na obra de Merleau-Ponty, com especial ênfase sobre seus textos dos anos cinquenta. Nossa proposta é explicitar o modo pelo qual o filósofo constrói sua descrição sobre a literatura a partir de uma compreensão própria sobre o estatuto da pintura, isto é, como o fenômeno pictórico é paradigmático em sua descrição da literatura e, de modo mais geral, da linguagem.

Data e horário: 20 e 21 de outubro, de 14h00 - 16h00.

Vagas: 50

Minicurso: Arte e Verdade: breve introdução à Origem da obra de arte, de Heidegger

Daniel Ramos

(UFRB)

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2009) e doutorado em Filosofia pela Pontificia Università Antonianum (2013). Atualmente, é professor efetivo no curso de Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e desenvolve pesquisas na área de fenomenologia, em especial, em Husserl, Scheler e Heidegger. Publicou "A questão do Ereignis em Heidegger", obra que divulga os resultados da pesquisa doutoral no pensamento tardio de Heiddeger, um dos primeiros estudos publicados no Brasil em torno dos Beiträge zur Philosophie e de outras obras correlatas pertencentes ao ciclo de obras heideggerianas em que se expõe o pensamento da história do ser.

Currículo completo

O propósito do minicurso será introduzir os participantes na compreensão de A origem da obre de arte (1935/36), importante texto do pensamento heideggeriano tardio e da fenomenologia da arte em geral, considerado pelo autor como um dos caminhos para a penetração na densa floresta do pensamento do originário e na experiência do sentido/verdade do ser. A arte, nesta direção, será tomada como um acontecimento fundamental da verdade e a obra de arte como um “lugar” privilegiado da revelação do sentido de tudo que é, pois mediante a obra arte vem à luz o que é ente e a totalidade do mundo humano não menos a partir de sua origem. Por isto, a obra de arte será tematizada com gesto que acena o mundo e guarda poeticamente o mistério da terra, inclusive ensaiando interpretações de obras de arte da tradição ocidental. Preocupar-se-á, em especial, com a relação entre a obra de arte e a verdade. Metodologicamente, o minicurso se desenvolverá aos moldes de um brevíssimo “seminário” de leitura e interpretação de fragmentos selecionados (principalmente, da terceira parte do texto), cujo objetivo principal é apontar as principais questões do texto filosófico em questão e fornecer um fio do condutor para a sua interpretação, levando em conta o inteiro itinerário de questionamento do pensamento heideggeriano e as diferentes perspectivas de elaboração da sua questão fundamental.

Data e horário: 22 e 23 de outubro, de 14h00 - 16h00.

Vagas: 50

Os minicursos serão realizados via Google Meet. Os links para acesso serão disponibilizados através do e-mail indicado no ato da inscrição.