PALESTRANTES


Alex Calheiros

Professor Dr. Alex Calheiros é Associado I da Universidade de Brasília. IBRAM: Diretor Departamento de processos museais. Foi Diretor de Difusão Cultural pelo Decanato de Extensão da UnB (Casa da Cultura da América Latina e Casa Oscar Niemyer) de 2016 a 2021. Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2009). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, Filosofia Política e Estética.

Alex Fabiano

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994). Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em Educação (Fundamentos Filosoficos da Educação) pela Universidade Federal de São Carlos (2001 com bolsa do CNPq) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2007), com estágio no exterior pela Université de Paris I - Panthéon Sorbonne (com bolsa da FAPEMIG). Fez o pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (com bolsa CAPES). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros. Coordenador do Grupo de Pesquisa em História da Filosofia no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros, MG. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna e Contemporânea, em especial, no pensamento de Michel Foucault e Gilles Deleuze.


Professora Adjunta do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (CECULT-UFRB). Possui doutorado em Estudos Cinematográficos pela Université de Montreal - Canadá (2009), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004) e graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo também pela UFBA (2002). Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Laboratório de Análise de Televisão (POSCOM/UFBA) e Poieticas (UFRB). Lidera o grupo de Pesquisa e Extensão Cinececult - Laboratório de Apreciação e Análise do Audiovisual. Possui experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: análise fílmica, ficção seriada e televisão, cinema e educação, narrativas audiovisuais. Mãe de dois filhos, esteve de licença maternidade em 2011 e 2016.

Nilson Dinis

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista, mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e realizou estágios de pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas, na York University-Canadá e na University of British Columbia-Canadá. É educador e professor titular na Universidade Federal de São Carlos. Entre os interesses de estudo e pesquisa estão os seguintes temas: alteridade e educação; estéticas da diferença; estudos de gênero e sexualidade; currículo; subjetividade e cultura; subjetividade e artes (literatura e cinema). É co-coordenador do grupo de pesquisa Educação e Estéticas da Diferença.

Rodrigo Ribeyro

No cinema, escreveu, dirigiu e montou quatro curtas metragens. Em 2017, estreou com o híbrido “Entrevista Com O Grande Diretor Rodrigo Bok", que se utiliza de imagens reais de circuito de segurança para retratar um roubo enquanto insere a ficção através de uma falsa entrevista com seu alter ego. No primeiro semestre de 2019, filma "Cantareira”, seu projeto de conclusão de curso da Academia Internacional de Cinema de São Paulo. O filme conta a história de Bento, jovem oriundo do interior que, depois de uma temporada de trabalho frustrada no centro da capital paulista, decide voltar para sua origem, a casa do avô na Serra da Cantareira. Depois de formado, viaja para a Amazônia, aonde realiza seu curta documental "Antes do Çairé”, que retrata um pouco dos catraieiros e dos ritos religiosos de Alter do Chão nos dias que antecedem o início da maior festa local. Em 2021, conquistou o terceiro lugar da mostra competitiva reservada a estudantes, a Cinéfoundation, da 74ª edição do Festival de Cannes, com o curta-metragem "Cantareira".