O II Encontro Internacional de Estética é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Estética - GEPE com apoio do Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica - NUPEF do Centro de Formação de Professores - CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. A atividade reunirá, entre os dias 19 e 23 de Outubro de 2020, estudiosos interessados na discussão filosófica e interdisciplinar em torno da estética e dos problemas que se relacionam com esta área do conhecimento e com a criação artística de modo geral. Em paralelo aos debates realizados no Encontro, apresentaremos uma Exposição Virtual com trabalhos de fotografia, cinema, desenho, literatura, música e pintura.
Este II Encontro pretende dar continuidade à primeira edição, realizada no CFP em 2016, com a presença de professores da instituição e convidados. Nesta segunda edição, convidamos professores de diversas universidades do Brasil e da Argentina, iniciando um diálogo internacional, interdisciplinar e rizomático. O eixo principal dos debates e conferências propostas gira em torno dos sentidos da estética: a sensibilidade (aisthesis) como condição de possibilidade da experiência (estética transcendental), a relação do pensamento com a obra de arte (literatura, pintura, cinema, e música), os juízos de beleza, os sentimentos do sublime e do cômico, para aprender a rir com a filosofia.
O subtítulo do evento, “Recôncava intensidade”, faz alusão ao Recôncavo da Bahia, região do interior que esconde um sem fundo de segredos ancestrais das diversas etnias que constituem o povo brasileiro. Com essa intensidade recebemos os nossos convidados brasileiros e argentinos para promover os devires do encontro. A proposta é justamente afiançar os vínculos entre professores e pesquisadores da região do Recôncavo da Bahia que, fazendo uso das tecnologias modernas de comunicação, se reúnem no ciberespaço para apresentar e debater temas inerentes às suas pesquisas individuais com professores e pesquisadores argentinos. Além dos temas clássicos que constituem a estética como uma disciplina filosófica, assegurando-lhe um lugar na história do pensamento ocidental (europeu, principalmente), há toda uma série de conexões rizomáticas que nos forçam a pensar problemas estéticos dissonantes. Na heterogeneidade das perspectivas e na polifonia das falas nos encontramos perplexos, mas empenhados em fazer um trabalho coletivo de abrangência internacional.
O objetivo do Encontro é oferecer aos docentes e discentes da UFRB, das instituições participantes e ao público em geral um encontro acadêmico para compartilhar experiências, resultados de pesquisas e aprimorar conhecimentos na área de estética, tanto em sua vertente filosófica quanto na fruição da obra de arte e na prática artística. Almejamos promover a reflexão crítica e a pesquisa interdisciplinar, contemplando diversas correntes filosóficas do período contemporâneo que contribuem para uma compreensão plural dos problemas da estética (Kant, Schopenhauer, Nietzsche, Bergson, Heidegger, Merleau-Ponty e Deleuze), incluindo neste debate a perspectiva afro-brasileira e os estudos culturais como fundamentos de uma estética afirmativa e diversificada, irredutível aos cânones europeus.
O evento foi transmitido pelos canais Filosofia UFRB e GEPE no Youtube e pelo Facebook Curso de Filosofia da UFRB.
(UFRB)
(UBA)
(UEFS)
(UFOP)
(UFRB)
(UFRB)
(UFRB)
(USP)
(UFRB)
(UNIRB)
(UFBA)
(UFRB)
(UEFS)
(UBA/Conicet)
(UFSCar)
(UNCo/Conicet)
(UFMG)
(UCSal)
(Conicet)
(USP)
Pintura e literatura em Merleau-Ponty
(UFRB)
Arte e Verdade: breve introdução à Origem da obra de arte, de Heidegger
O evento foi transmitido pelos canais Filosofia UFRB e GEPE no Youtube e pelo Facebook Curso de Filosofia da UFRB.
Pablo Enrique Abraham Zunino
Daiane Soares dos Santos
Josemary da Guarda de Souza
Kássia Ellen Vitorino da Silva
Luize de Queiroz
Maria Cândida Neres Batista
Rafael dos Reis Ferreira
Vinícius Gomes Alves
Nosso especial agradecimento pelo apoio:
Professor Hilton Leal
Professor Julián Ferreyra
Grupo de Pesquisa Deleuze: ontologia prática (La Deleuziana)