Edição Internacional

Recôncava Intensidade

de 19 a 23 de outubro de 2020

O II Encontro Internacional de Estética é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Estética - GEPE com apoio do Núcleo de Pesquisa e Extensão Filosófica - NUPEF do Centro de Formação de Professores - CFP da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. A atividade reunirá, entre os dias 19 e 23 de Outubro de 2020, estudiosos interessados na discussão filosófica e interdisciplinar em torno da estética e dos problemas que se relacionam com esta área do conhecimento e com a criação artística de modo geral. Em paralelo aos debates realizados no Encontro, apresentaremos uma Exposição Virtual com trabalhos de fotografia, cinema, desenho, literatura, música e pintura.

Este II Encontro pretende dar continuidade à primeira edição, realizada no CFP em 2016, com a presença de professores da instituição e convidados. Nesta segunda edição, convidamos professores de diversas universidades do Brasil e da Argentina, iniciando um diálogo internacional, interdisciplinar e rizomático. O eixo principal dos debates e conferências propostas gira em torno dos sentidos da estética: a sensibilidade (aisthesis) como condição de possibilidade da experiência (estética transcendental), a relação do pensamento com a obra de arte (literatura, pintura, cinema, e música), os juízos de beleza, os sentimentos do sublime e do cômico, para aprender a rir com a filosofia.

O subtítulo do evento, “Recôncava intensidade”, faz alusão ao Recôncavo da Bahia, região do interior que esconde um sem fundo de segredos ancestrais das diversas etnias que constituem o povo brasileiro. Com essa intensidade recebemos os nossos convidados brasileiros e argentinos para promover os devires do encontro. A proposta é justamente afiançar os vínculos entre professores e pesquisadores da região do Recôncavo da Bahia que, fazendo uso das tecnologias modernas de comunicação, se reúnem no ciberespaço para apresentar e debater temas inerentes às suas pesquisas individuais com professores e pesquisadores argentinos. Além dos temas clássicos que constituem a estética como uma disciplina filosófica, assegurando-lhe um lugar na história do pensamento ocidental (europeu, principalmente), há toda uma série de conexões rizomáticas que nos forçam a pensar problemas estéticos dissonantes. Na heterogeneidade das perspectivas e na polifonia das falas nos encontramos perplexos, mas empenhados em fazer um trabalho coletivo de abrangência internacional.

O objetivo do Encontro é oferecer aos docentes e discentes da UFRB, das instituições participantes e ao público em geral um encontro acadêmico para compartilhar experiências, resultados de pesquisas e aprimorar conhecimentos na área de estética, tanto em sua vertente filosófica quanto na fruição da obra de arte e na prática artística. Almejamos promover a reflexão crítica e a pesquisa interdisciplinar, contemplando diversas correntes filosóficas do período contemporâneo que contribuem para uma compreensão plural dos problemas da estética (Kant, Schopenhauer, Nietzsche, Bergson, Heidegger, Merleau-Ponty e Deleuze), incluindo neste debate a perspectiva afro-brasileira e os estudos culturais como fundamentos de uma estética afirmativa e diversificada, irredutível aos cânones europeus.


O evento será transmitido pelos canais Filosofia UFRB e GEPE no Youtube e pelo Facebook Curso de Filosofia da UFRB.


Certificação mediante frequência igual ou superior a 75%.

Palestrantes

André Itaparica

(UFRB)

Andrés Osswald

(UBA)

Cecilia Cancinos

(UEFS)

Cíntia Vieira da Silva

(UFOP)

Eliene Silva

(UFRB)

Emanoel Soares

(UFRB)

Maestro Esdras

(UFRB)

Franklin Leopoldo e Silva

(USP)

Geovana Monteiro

(UFRB)

Ivy Lyra

(UNIRB)

Jarlee Salviano

(UFBA)

Kleyson Assis

(UFRB)

María Gabriela Borda

(UEFS)

Pablo Pachilla

(UBA/Conicet)

Pedro Galé

(UFSCar)

Rafael McNamara

(UNCo/Conicet)

Rodrigo Duarte

(UFMG)

Sebastião Marques

(UCSal)

Verônica Kretschel

(Conicet)

Minicursos: Estética e Fenomenologia

Alex Moura

(USP)

Pintura e literatura em Merleau-Ponty



VAGAS ESGOTADAS!

Daniel Ramos

(UFRB)

Arte e Verdade: breve introdução à Origem da obra de arte, de Heidegger


VAGAS ESGOTADAS!


Entrevista: Diretores do filme "Café com Canela"

(Prêmio Petrobrás de Cinema)

Ary Rosa


Glenda Nicácio



Vagas Esgotadas


O GEPE lança a Exposição Virtual Arte em Devir, projeto de extensão que tem por objetivo estabelecer uma rede de agenciamentos coletivos com artistas, obras de arte e experimentações culturais.

Arte em Devir é um espaço para ressignificarmos o tempo e a nossa relação com o atual momento de distanciamento e isolamento social; espaço para potencializar as nossas experiências, possibilitar a apreciação de filmes, desenhos, fotografias, músicas, pinturas e poesias. As obras expostas são de artistas do Recôncavo Baiano, de outras regiões do Brasil e da Argentina.

A exposição estará aberta entre os dias 06/10 e 23/10.

Prestigie os artistas! Aprecie a exposição!

www.ufrb.edu.br/expovirtual


Contamos com sua presença!


O evento será transmitido pelos canais Filosofia UFRB e GEPE no Youtube e pelo Facebook Curso de Filosofia da UFRB.


Certificação mediante frequência igual ou superior a 75%.