Plano de Ação para a Transição Digital na Educação

4.ª edição do Relatório Cibersegurança em Portugal

Encontra-se disponível a 4.ª edição do Relatório Cibersegurança em Portugal -  Sociedade 2022, da responsabilidade do Centro Nacional de Cibersesegurança (relatório completo e síntese), um documento onde se apresentam indicadores sobre atitudes, comportamentos, sensibilização e educação na área da Cibersegurança, em Portugal.

A análise realizada acompanha os indicadores que podem ser correlacionados com a Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço 2019-2023, da qual a Direção-Geral da Educação faz parte integrante. De destacar a referência da integração do tema Cibersegurança no Referencial de Educação Para a Segurança, a Defesa e a Paz, incluído na área de Educação para a Cidadania, numa parceria entre a Direção-Geral da Educação (DGE), o Instituto da Defesa Nacional (IDN) e o CNCS, abordado voluntariamente desde o ensino básico ao secundário, como um exemplo de integração da Cibersegurança no currículo.


Future Classroom Lab 2023


A terminar o ano de 2022, a Future Classroom da European Schoolnet divulga algumas das atividades e eventos de destaque que se realizaram, ao longo do ano, em diversos países. Além disso, divulga também a 2023 FCL Brochure produzida pela Future Classroom Team da European Schoolnet e que merece uma leitura atenta.

Para ficar a saber mais, aceda a FCLBrochure


FCL brochure_A4_8pages_2022-final.pdf

21st Century Readers: Developing Literacy Skills in a Digital World

Projeto-piloto de desmaterialização de manuais escolares 

O Programa de digitalização para as Escolas, uma das medidas inseridas no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril), prevê, entre outras iniciativas, a utilização de manuais escolares digitais e de recursos educativos digitais.

Neste sentido, a Direção-Geral da Educação (DGE) contratualizou, com a Universidade Católica Portuguesa, um Estudo de monitorização e de avaliação da utilização destes recursos educativos. Este trabalho, coordenado pelo Professor Doutor José Lagarto, teve em conta duas dimensões:

• o desenvolvimento das competências digitais dos professores do ensino básico e secundário dos Agrupamentos de Escolas e das Escolas não agrupadas (AE/Ena), da rede pública de Portugal Continental, no que concerne à utilização dos equipamentos e dos recursos digitais, nomeadamente, os manuais escolares digitais; 

• a compreensão dos processos de desenvolvimento e das metodologias e práticas pedagógicas, associadas à utilização dos equipamentos e dos recursos educativos digitais.

O Estudo operacionalizou-se através da aplicação de entrevistas (a Diretores de AE/Ena, Coordenadores do Projeto, Diretores de CFAE) e de um inquérito por questionário (a docentes, alunos, pais/encarregados de educação), o que permitiu responder às finalidades definidas, no que diz respeito às seguintes áreas: pedagogia, conteúdo, tecnologia e contexto (interno e externo).

O relatório final apresenta, ainda, um conjunto de recomendações/fatores críticos de sucesso a ter em conta pelos AE/Ena que venham a aderir a este projeto.

Relatorio_Final_PMD.pdf

Relatório Reviewing Computational Thinking in Compulsory Education 

A Comissão Europeia acaba de divulgar, através do Joint Research Centre Publication Office,  o relatório Reviewing Computational Thinking in Compulsory Education (disponível online). 

O documento em apreço, uma versão mais atualizada e completa do estudo acerca do Pensamento Computacional realizado em 2016 pela Comissão Europeia, aborda os avanços significativos que têm ocorrido na integração do Pensamento Computacional na escolaridade obrigatória na Europa, entre 2016 e 2021. Para além disso, este relatório não só apresenta uma panorâmica atual daquilo que ocorre em 22  Estados-Membros da União Europeia (EU) e em 8 países não pertencentes à UE, como disponibiliza, entre outros, onze recomendações de políticas e de práticas a adotar. 


jrc104188_computhinkreport.pdf

O Reviewing Computational Thinking in Compulsory Education adquire especial relevo num momento em que diversos países europeus têm vindo a incluir alguns conceitos básicos das Ciências da Computação nos seus curricula, contribuindo para o desenvolvimento de competências na área do Pensamento Computacional. Acrescente-se, ainda, o incentivo proveniente da Comissão Europeia, através do Digital Education Action Plan 2021-2027, onde a Educação Computacional de qualidade é considerada como elemento-chave da prioridade “Melhorar as competências digitais tendo em vista a transformação digital.”  

descarregar o Relatório

Estudo sobre o nível de competências digitais dos docentes do ensino básico e secundário dos AE/ENA da rede pública de Portugal Continental

150-f0c2ff9291e44fbb8f1316059accaad6.pdf

Confiança dos docentes na utilização do digital na transição para o Ensino a Distância


151-0f6b2a588a71312d0d4fc3bd7395705e.pdf