Unidade 6
Pesquisa Médica Observacional III
Pesquisa Médica Observacional III
É possível, no futuro, limitar a ocorrência de eventos naturais de modo a prever o tempo de vida? Existem limites temporais intransponíveis para as ciências médicas?
Seria viável construir uma estratégia metodológica que, fundamentada em análises numéricas, oriente decisões clínicas em qualquer situação? Ou as ciências médicas enfrentam também limites naturais que não podem ser ultrapassados?
A Unidade 6 apresenta uma introdução à análise de sobrevida — uma abordagem poderosa que, quando bem compreendida e aplicada corretamente, demonstra a capacidade do pensamento científico de organizar a ocorrência de eventos naturais no tempo e no espaço. Essa metodologia revela evidências valiosas que podem esclarecer problemas de saúde de maneira elegante e, por vezes, decisiva.
A propósito, por falar em metodologia, nesta Unidade 6 teremos uma breve introdução à metodologia de análise quantitativa de dados de Saúde. Conhecer esta metodologia nos permite entender mais detalhada e criticamente o que, entre erros e acertos, é feito na busca de evidências científicas que embasam tomadas de decisão médica. Todo cuidado é pouco nessa área...
O que você aprenderá
O que são as análises de sobrevida, e como podem ser utilizadas na prática.
Como se estrutura uma análise quantitativa de dados médicos
Conteúdo
Atividade com IA
Material complementar
Teste
Prazo para submissão encerrado às 23h59min de 09/11/2025.
Núcleo de Iniciação Cientifica e Extensão (NICE)
CESUPA - Campus João Paulo do Valle Mendes
Av. Almirante Barroso, 3775 - Sousa - 66613-903 - Belém, Pará, Brasil
nice.nucleo@cesupa.br
webdesign by Cláudio Teixeira