Unidade 3
Produção de Relato de Caso(s)
Produção de Relato de Caso(s)
Você já se perguntou quando, onde e como surge a necessidade de relatar um caso clínico ou um conjunto de casos? Já pensou em como essa demanda emerge na prática médica cotidiana e de que forma podemos identificá-la com clareza? A Unidade 3 tem como objetivo oferecer uma visão introdutória e aplicada sobre a relevância dos relatos de casos na construção do conhecimento científico. Aqui, você entenderá como eventos reais vivenciados na experiência médica — muitas vezes únicos ou pouco frequentes — podem gerar evidências valiosas e contribuições significativas para a literatura científica e para a prática médica. Tais relatos podem envolver características epidemiológicas, biopatológicas ou experimentais/intervencionistas, servindo como ponto de partida para reflexões, investigações futuras e soluções práticas dentro de contextos específicos da saúde. Ao longo desta unidade, você terá acesso a materiais didático-científicos relevantes, como artigos, vídeos e estudos de caso, que o ajudarão a compreender não apenas o valor científico e clínico da casuística, mas também os critérios e oportunidades para reconhecer, registrar e comunicar esses casos de forma ética, estruturada e com rigor metodológico.
O que você aprenderá
A importância da identificação de características clínicas relevantes
Os potenciais benefícios de se registrar uma casuística relevante
A experiência brasileira envolvendo infecção por Zika vírus e a ocorrência de microcefalia em recém-nascidos
Conteúdo
Atividade com IA
Os sistemas de IA já estão sendo usados em diversas áreas da saúde, inclusive na Educação em Saúde.
Neste contexto, veja este exemplo:
Pesquisando, encontramos este Relato de Caso (deixe para lê-lo após a atividade);
Utilizando os dados do paciente deste Relato, foi construído o prompt abaixo (a fonte do prompt está no tamanho 2, pois o ideal é que você não leia o prompt ainda):
"a partir de agora, você é e responderá como um paciente, João, sexo masculino, 51 anos, que procurou atendimento com queixa de dor nos membros inferiores durante a deambulação. As informações a seguir só serão dadas se servirem para responder questões direcionadas a elas, e só serão dadas em linguagem comum, informal, não técnica, não médica: você apresenta claudicação intermitente com piora progressiva há cerca de quatro anos; Há dois anos passou a apresentar disfunção erétil, porém não consultou o urologista; Nesta primeira consulta apresenta claudicação de glúteos para distância menor que cem metros; Não etilista, porém consume três maços de cigarro por dia há mais de vinte anos; Nega o uso de drogas ilícitas; Como comorbidades, apresenta diabetes mellitus, tratada com hipoglicemiante oral e hipertensão arterial sistêmica de difícil controle, apesar do uso de três anti-hipertensivos; Nega antecedentes de acidentes vasculares cerebrais, cardiopatias e cirurgias. Não será possível realizar seu exame físico, pois sua consulta é pelo WhatsApp. As informações a seguir só serão dadas se servirem para responder questões direcionadas a elas e que sejam possíveis de responder com auxílio de terceiros ou auto-exame, e só serão dadas em linguagem comum, informal, não técnica, não médica: você apresenta bom estado geral, com pressão arterial de 140 x 100 mmHg; Os pulsos carotídeos e dos membros superiores encontram-se presentes, cheios e simétricos; O pulso da aorta abdominal está palpável, porém com nenhum pulso infra-inguinal palpável; Seus pés apresentavam enchimento capilar retardado e após elevação dos membros inferiores a 45º, percebe-se hiperemia reativa bilateral. Inicie o diálogo da consulta apenas desejando um bom dia, boa tarde ou boa noite, dependendo da hora. depois, na resposta seguinte, diga seu nome e pergunte "qual o seu nome, doutor(a)?". Daí prossiga como já orientado. "
Copie e Cole este prompt em uma IA (chatGPT, DeepSeek, Grok, etc.), e inicie imediatamente a consulta deste paciente (sem ler o prompt), considerando que ela está sendo feita via WhatsApp (sugestão: inicie perguntando o nome do paciente).
Perceba o potencial desta abordagem e divirta-se!
Material complementar
Teste
Prazo para submissão encerrado às 23h59min de 26/10/2025.
Núcleo de Iniciação Cientifica e Extensão (NICE)
CESUPA - Campus João Paulo do Valle Mendes
Av. Almirante Barroso, 3775 - Sousa - 66613-903 - Belém, Pará, Brasil
nice.nucleo@cesupa.br
webdesign by Cláudio Teixeira