Infelizmente, o que se pode fazer para evitar o avanço de umidade em edifícios depende de esforços de ambos os lados (moradores e órgãos competentes). Os moradores, em grande maioria em situação vulnerável, realizam os esforços que podem para evitar problemas. O grande impasse reside no auxílio que deveria ser fornecido pelos órgãos públicos, e que infelizmente não é tratado com o devido cuidado. A nossa solução pretende catalisar as ações preventivas por parte de todos, se aliando às soluções existentes e otimizando seu uso, para promover mais agilidade ao processo.
Os principais diferenciais da nossa solução, o City SafeGuard System, estão principalmente concentrados em uma proposta de solução preditiva quanto aos possíveis riscos de infiltração em prédios-caixão. Com a detecção de nível de umidade, trazemos aos órgãos fiscalizadores informações valiosas que permitem a visualização do estado da estrutura através do tempo, algo imprescindível para o planejamento de manutenção e revitalização dos edifícios.
Com um sistema feito em Arduino com um sensor de umidade de solo, conseguimos monitorar os riscos de umidade e infiltração nesse tipo de edifício de forma a enviar dados de forma contínua às autoridades responsáveis pela fiscalização. Além disso, os moradores também podem acessar os dados do sistema, tendo à disposição todos os contatos e instruções mediante a situação.
O CitySafeguard System pretende otimizar o processo de manutenção e revitalização dos prédios-caixão, facilitando a comunicação entre os órgãos fiscalizadores e os moradores e promovendo uma visão contínua da integridade atual da estrutura, visando garantir a segurança das pessoas e a agilidade das medidas preventivas.
Apresentação do sistema CitySafeguard na Mostra Tech Design (25 de outubro)
A partir do nosso benchmarking, identificamos que as soluções existentes, que já são escassas, possuem um caráter bastante tardio e lento em sua execução e ação preventiva contra acidentes e tragédias ligadas às edificações em questão. Nossa solução, por outro lado, traz a vantagem de um monitoramento contínuo que habilita ações mais preventivas e que informam a população acerca do que pode ser feito e reivindicado pelas pessoas moradoras de prédios-caixão.
Além disso, como uma solução figital, conseguimos integrar a tecnologia de forma acessível e inovadora a uma problemática que carece de acessibilidade em equipamentos e celeridade em sua resolução, visto que ela lida com a segurança pública, o direito à moradia e a vida de inúmeras pessoas.