Simulação do Circuito no Circuito.io
Protótipo de Baixa Fidelidade
Para a construção do nosso protótipo, foi necessária a utilização dos seguintes materiais:
1 sensor de umidade; 1 protoboard; 1 módulo bluetooth; 1 arduíno uno; 11 jumpers.
Em nosso protótipo, para servir como uma Prova de Conceito (PoC), usamos um sensor de umidade básico e um módulo bluetooth para exemplificar o funcionamento do nosso projeto. Porém, com base em pesquisas nós vimos que para o funcionamento do nosso projeto na realidade, seria fundamental o uso de um módulo de comunicação LORA, que funciona como um bluetooth de longa distancia, além de um sensor de umidade mais preciso, para assim melhorar as leituras e avisar com mais precisão os riscos que as pessoas podem correr. Além de usarmos ao invés de baterias, placa solares para assim aumentarmos a longividade das leituras do nosso sensor.
Acesse nossa documentação técnica:
Como desenvolvemos uma solução figital, não só possuímos uma solução composta por hardware, um protótipo físico, mas também por um protótipo da interface da parte digital da nossa solução. Ela consiste em um app pelo qual serão enviados os dados coletados sobre as moradias que possuem o CitySafeguard System instalado, tanto aos moradores quanto aos órgãos públicos.
O aplicativo possui um protótipo construído por meio do Figma com o objetivo de ser, também, uma Prova de Conceito (PoC) para a nossa solução. Por não ser desenvolvido em código, ele serve como um direcionador e uma extensão do nosso artefato físico para demonstrar a aplicação da solução ao ser desenvolvida.
Para acessar o nosso protótipo de interface não funcional por meio do seu dispositivo, basta ler o QR Code ao lado:
Por contemplar os dois tipos distintos de usuários que usarão o nosso app e que têm tipos distintos de atuação, há dois fluxos principais que constituem o nosso app, como ilustrado abaixo: