Projeto
Resumo do Projeto
O Centro de Formação de Associação de Escolas CENFORES / Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado está acreditado como coordenador no setor da Educação de Adultos. O projeto Erasmus para este setor destina-se a proporcionar ao pessoal das organizações associadas do CENFORES e aos aprendentes adultos oportunidades de desenvolvimento profissional e formação no estrangeiro. Assim, todos os formadores, técnicos superiores e outro pessoal das escolas do consórcio que trabalham no setor da educação de adultos podem beneficiar de ações de formação no estrangeiro para potenciar o seu desenvolvimento profissional. Do mesmo modo os adultos que estão a participar num programa de formação de adultos também podem beneficiar de formações no estrangeiro.
Público alvo do projeto
Pessoal que trabalha no setor da educação de adultos numa das organizações que constituem o consórcio, designadamente:
Pessoal Docente
Formadores de Adultos que trabalham no Centro Qualifica,
Formadores de Adultos que trabalham em cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) escolar (EFA de dupla certificação ver projeto de Ensino e Formação Profissional)
Formadores de cursos de Português Língua de Acolhimento,
Pessoal Não Docente que trabalha no setor da Educação de Adultos
Técnico Superiores que trabalham no setor da Educação de Adultos
Assistentes Operacionais que traballham no setor da Educação de Adultos,
Assistentes Técnicos que traballham no setor da Educação de Adultos,
Outros profissionais que trabalham no setor da Educação de Adultos numa entidade do Consórcio
Voluntários que trabalhem no setor da Educação de Adultos numa entidade do Consórcio, com contrato de voluntariado
Formandos - todos os formandos que estejam a frequentar uma oferta de educação formal ou não formal de Educação de Adultos
Público-alvo Prioritário
Os beneficiários prioritários do projeto são os adultos pouco qualificados, principalmente aqueles que têm menos oportunidades. O público-alvo prioritário é o pessoal que trabalha com estes adultos, especialmente os formadores de adultos e técnicos superiores.
Pretendemos promover a educação de adultos num processo de aprendizagem ao longo da vida, em especial em grupos vulneráveis e pouco escolarizado tais como:
no EFA NB, os adultos são sobretudo desempregados de longa duração, beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI) ou trabalhadores sem qualificação, precários e de muito baixo rendimento no setor de limpezas e construção civil;
no EFA NS, os adultos são sobretudo trabalhadores sem qualificação, precários e de baixo rendimento no setor de comércio e de serviços, incluindo muitos jovens à procura do 1º emprego;
no PLA são trabalhadores imigrantes que não dominam a língua portuguesa ou com conhecimentos rudimentares, sem qualificação, precários e vulneráveis e de muito baixo rendimento no setor da construção civil, comércio e limpezas;
na FM e no RVCC a realidade é semelhante, incluindo maior número de empregados, muitos em sistemas de turnos e com poucas competências digitais, que desejam (re)qualificar-se e aumentar a escolaridade.
Pretende-se atualizar a formação dos formadores que trabalham com os aprendentes adultos motivando-os para a mudança e inovação, de forma a conseguirem mais e melhores resultados junto do público-alvo adulto de baixa escolaridade, poucas competências de literacias e com rara ação democrática, geradores de inclusão.
A formação e a atualização do Staff, incluindo professores (mediadores e formadores), técnicos específicos (Técnicos de Orientação Reconhecimento e Validação de Competências - TORV, Bibliotecário Escolar) e elementos com funções de liderança intermédia (assessores e coordenadores de cursos para adultos) é fundamental para melhorarmos a qualidade da educação de adultos, com impacto nos aprendentes (ao nível pessoal, laboral e social) e na sociedade local e regional. Esta melhoria irá refletir-se no reforço da capacidade dos prestadores de educação de adultos para implementar programas de aprendizagem de elevada qualidade.
O contacto com outros procedimentos e estratégias organizativas e funcionais no exterior permitirá melhorar a eficácia das próprias organizações envolvidas com repercussão nos formadores e formandos.
A possibilidade de proporcionar mobilidade aos nossos aprendentes de todas as idades e de contextos socioeconómicos vulneráveis permitirá provocar mudanças nos envolvidos, com efeitos diretos em si, na família e vizinhança, no trabalho bem como nos seus pares na sala de aula, num movimento replicador e motivacional, gerador de inclusão.
A participação no Programa Erasmus + permitirá uma troca de métodos de trabalho colaborativo e cooperativo e será uma oportunidade de conhecimento e crescimento através do contacto com outras culturas, outras metodologias e outras línguas. O desenvolvimento de competências em línguas estrangeiras, a consciência da cidadania Europeia, a responsabilidade e sustentabilidade ambiental e as tecnologias digitais são outras vertentes fundamentais da
Este projeto intensifica a internacionalização e integra-no numa rede europeia de articulação de diferentes educadores de adultos.
As atividades do projeto trarão inovação beneficiando os aprendentes com um ensino inovadoras pela participação direta nas atividades e indiretamente através da da formação de formadores que beneficia do conhecimento adquirido pelos formadores de formadores.
Seleção de participantes - formandos - inclusão
Os formandos propostos à mobilidade serão indicados pelos seus formadores e estarão sujeitos a uma análise feita por um júri que irá decidir quais serão os selecionados.
Os aprendentes com menos recursos cognitivos e socioeconómicos, de baixa escolaridade, de origens geoculturais diversas, com menos oportunidades de emprego serão os privilegiados durante a seleção.
Selecionados, os formandos serão preparados pela ECE de acordo com os seus perfis para que a mobilidade seja uma experiência de aprendizagem significativa e plena. A consequente intervenção na disseminação das aprendizagens adquiridas junto dos seus pares e da comunidade será igualmente um processo de integração e de inclusão.
Serão promovidas sessões de esclarecimento para ajudar a clarificar dúvidas relacionadas com o projeto de forma a fomentar a participação na mobilidade, reforçando a ideia de que a participação poderá ser uma excelente oportunidade para o formando, para o formador tal como para a comunidade.
Seleção de participantes - pessoal
Pretendemos que pelo menos um membro de cada direção adquira conhecimento ao nível da gestão focada nos objetivos do plano de desenvolvimento europeu, através da participação em mobilidades relevantes para alcançar os objetivos definidos.