9 Julho - III Encontro Erasmus+
Se a minha candidatura for aprovada, o que é que o Erasmus+ paga?
R.: As bolsas Erasmus+ são calculdas automaticamente, por uma plataforma Erasmus, em função do setor de ensino, tipo de mobilidade, país de destino, meio de transporte usado e distância. Uma vez aprovada a candidatura, o participante assina um contrato onde está definido o valor da bolsa. Depois do contrato assinado recebe um adiantamento (normalmente de 80%) e o restante após a mobilidade (cumpridas todas as formalidades). Se a bolsa for bem gerida chega para pagar todas as despesas. No caso dos aprendentes, em princípio, a bolsa paga tudo e não terão que adiantar dinheiro.
Gostava de ir com um(a) colega, podemos fazer só uma candidatura para os dois?
R.: Não. As candidaturas são individuais, excepto no caso das mobilidades de grupo para aprendentes. Ainda assim duas pessoas podem candidatar-se para o mesmo tipo de mobilidade na mesma instituição. local e data, se ambas forem aprovadas podem ir juntos. Se só uma for aprovada vais só essa pessoa.
Posso fazer duas mobilidades no mesmo projeto?
R.: Não.
Já trabalhei na Educação de Adultos mas este ano só estou a trabalhar no Ensino Escolar e/ou no Ensino e Formação Profissional, posso candidatar-me ao projeto de Adultos?
R.: Não.
Pretendo candidatar-me a um curso de formação, onde está a lista dos cursos?
R: Não temos uma lista de cursos (excepto em casos excecionais em que as pessoas só se podem candidatar a cursos específicos de uma lista pré-definida, nesses casos os cursos já se encontram no formulário de candidatura), pelo que terá que procurar e selecionar um dos cursos disponível. Pode procurar um curso na Plataforma Eletrónica Para a Educação de Adultos na Europa (EPALE), ou então na Plataforma de Educação Escolar Europeia.