A situação linguística no Haiti

O Haiti é um país com 10,7 milhoes de habitantes, de acordo com censo realizado em 2015. Do total da população, 98% tem o crioulo haitiano como língua materna, e estima-se que 80% dos habitantes falem somente crioulo, enquanto aproximadamente 18% falam crioulo e francês (em diferentes níveis).

É importante que não se confunda crioulo haitiano com um dialeto do francês. O crioulo e o francês são línguas distintas e não são mutuamente inteligíveis, ou seja, um falante nativo de crioulo haitiano não compreende francês e vice-versa. Aproximadamente 90% do vocabulário do crioulo haitiano deriva do francês, mas outros aspectos da língua (como formação de tempos verbais, ordem das palavras na frase etc.) têm influência de outros idiomas, como o taino (nativo da ilha) e algumas línguas do oeste da África (iorubá, fom, jeje).

Como é nas escolas?

Em teoria, o Estado deve garantir educação (primária, secundária e superior) gratuita nas escolas públicas. Apesar disso, há poucas escolas públicas, ocasionando uma falta de vagas. Um estudo do Ministério da Educação Nacional do Haiti de 2007 evidenciou que 85% do Ensino Fundamental no Haiti era fornecido por escolas privadas, o que pode representar um empecilho para crianças de famílias de baixa renda frequentarem as escolas. Algumas fontes indicam que a taxa de frequentação do Ensino Fundamental é de 67%, mas apenas 30% se formam no 9º ano (fim do ensino primário / fundamental).

Nas escolas, a lei estipula que o crioulo haitiano seja utilizado como idioma de ensino e de alfabetização no ensino primário obrigatório (1º ao 6º ano) e que o francês seja idioma ensinado (em carga horária crescente a cada ano, iniciando com foco na oralidade e, nos últimos anos, com foco na escrita). Fontes relatam que a situação real pode variar bastante dependendo da região e da cidade; o francês sendo usado como língua de ensino predominante em alguns lugares e o crioulo em outros.


Fontes:

https://www.ibe.unesco.org/sites/default/files/Haiti.pdf (Acesso em 05/10/2023)

https://www.axl.cefan.ulaval.ca/amsudant/haiti.htm (Acesso em 05/10/2023)