Eventos

2019

A APAI organizou uma Sessão de Apresentação Pública do Sistema de Qualificação de Peritos Competentes em AIA, que vai ter lugar no Auditório do Museu Arqueológico do Carmo, Lisboa, no dia 8 de maio de 2019 (18h00).
A entrada é livre, mas sujeita a confirmação prévia até ao dia 3 de maio, por razões logísticas e de capacidade do auditório.
Para mais informação contacte apai@apai.org.pt | 93 797 94 76.
A próxima edição da Conferência Nacional de Avaliação de Impactes (CNAI’19), com o tema “Ensino e Investigação em Avaliação de Impactes", vai realizar-se nos dias 7, 8 e 9 de novembro de 2019, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), numa parceria entre a Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes (APAI), o Departamento de Ciências da Terra (DCT) da FCTUC e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).
Prorrogado até 10 de maio 2019: submissão de sessões/eventos e de resumos de comunicações e posters AQUI.
Mais informação sobre o tema principal, os subtemas e o calendário da CNAI’19 pode ser consultada AQUI.
Para mais informação contacte apai@apai.org.pt | 93 797 94 76.
O WORKSHOP INTERNACIONAL - IMPACTOS AMBIENTAIS E DE SAÚDE DA EXTENSÃO DE VIDA DAS CENTRAIS NUCLEARES (“IAIA international workshop on the lifetimeextension of nuclear power plants”), trata-se de uma iniciativa da International Association for Impact Assessment (IAIA), em coorganização com a UNECE (Secretariat of the Espoo Convention and the Protocol on SEA) e a APAI, com o apoio do Instituto Superior Técnico (IST).
O Workshop irá decorrer no dia 5 de junho, em Lisboa no IST (Anfiteatro Abreu Faro), e tem por objetivo criar um espaço para uma discussão aberta sobre a extensão de vida das centrais nucleares, através de uma perspetiva técnica e científica, olhando particularmente para os impactos ambientais e de saúde, reconhecer e compartilhar várias perspetivas de diferentes partes interessadas.
Mais informação sobre o programa e inscrições estão disponíveis AQUI.
Na última Conferência Nacional sobre Avaliação de Impactes (CNAI'18), realizada em maio de 2018, no Porto, teve lugar uma sessão dedicada à temática das ‘exóticas invasoras e ao papel da AIA’, da responsabilidade de Fernando Leão (IDAD) e Rosa Pinho (Universidade de Aveiro). Na sequência desta sessão foi lançado o desafio de se elaborar um documento orientador a ser sujeito à recolha de comentários e sugestões dos participantes da sessão e dos membros da APAI.A APAI vai realizar uma sessão, na Universidade de Aveiro, no próximo dia 3 de abril, pelas 14:00, para debate deste tema e lançamento público dos Princípios Orientadores.Nessa sessão, para além dos coordenadores do documento, Fernando Leão e Rosa Pinho, estão previstas intervenções de investigadores sobre o tema e de responsáveis das principais empresas cuja prática, no âmbito da construção e exploração de projetos sujeitos a AIA, envolve a temática das exóticas invasoras. O programa será brevemente disponibilizado.A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição para o e-mail apai@apai.org.pt. Consulte o programa AQUI.
O evento decorrerá em Lisboa, no dia 14 de março de 2019, pelas 15h00, no auditório da Morais Leitão Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, que é a sociedade promotora do evento. O evento contará com o Presidente da APAI como um dos oradores. As inscrições devem ser feitas para o e-mail eventos@mlgts.pt.
A APAI é apoiante da 4ª edição do Congresso Internacional de Saúde Ambiental (ICEH 2019), subordinado ao tema “Novos Desafios para o Futuro”, organizado pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa (ESTS-IPL) e pela APSAi - Associação Portuguesa de Saúde Ambiental.
O evento decorrerá em Lisboa, entre os dias 25 e 27 de setembro de 2019, na ESTS-IPL.
O prazo para a submissão de comunicações decorre até 31 de maio de 2019.
Para os associados da APAI, a inscrição a custo reduzido é de 75€ (até 31 de maio), em vez dos 200€ do preço normal. As inscrições deverão ser efetuadas através do site do CISA em https://iceh2019.estesl.ipl.pt/registration/.
Os membros da APAI deverão selecionar na inscrição a opção "member of APAI", sendo necessário adicionar documento comprovativo (ficando a APAI responsável por verificar este requisito). A condição de "member of APAI" aplica-se a:· Todos os membros individuais da APAI;· Uma inscrição por membro coletivo da APAI.
Mais informação disponível em:https://iceh2019.estesl.ipl.pt/ https://www.facebook.com/ICEH2019Lisbon/ E-mail: iceh2019@estesl.ipl.pt

Eventos da IAIA