MURAL DO HISTORIADOR
1720
REVOLTA DE FILIPE DOS SANTOS
No século XVIII sob o contexto de atividade mineradora, a coroa portuguesa começou a cobrar diversos impostos sobre a população mineira e isso gerou grande descontentamento. A coroa criou um sistema de tributação e fiscalização mais rígida, e isso levou ao descontentamento por parte de alguns integrantes da sociedade. Tais impostos e taxas culminaram, em 1720, na denominada revolta de Filipe dos Santos.
Um grupo de mineiros liderados por Filipe dos Santos atacou a casa do ouvidor-mor, uma das principais autoridades jurídicas da região. Logo após esse episódio, os mineiros pressionaram o governador, Conde de Assumar. Esse grupo, desejava o fechamento das Casas de Fundição, no entanto, houve um conflito entre as tropas portuguesas e os revoltosos que resultou na prisão de vários integrantes, além da morte de Filipe dos Santos.
1789
INCONFIDÊNCIA MINEIRA
Na segunda metade do século XVIII, durante o período de decadência do ouro, aconteceu na capitania de Minas Gerais, em Vila Rica, o movimento de insatisfação da elite local com a possibilidade da decretação da Derrama (correspondia à cobrança forçada dos quintos atrasados). A partir disso, os revoltosos passaram a conspirar e planejar uma revolta contra a coroa portuguesa.
Denominada de Inconfidência Mineira, a revolta de caráter republicano e separatista, foi influenciada pelas ideias iluministas. No entanto, o movimento foi delatado, todos os envolvidos foram presos e julgados nos Autos da Devassa. Um dos principais participantes foi Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, que sofreu a penalidade máxima, a forca e o esquartejamento.
💻 COLOCANDO EM PRÁTICA >>>
Que tal verificar seus conhecimentos por meio de jogos? Acesse e divirta-se!
ACOMPANHE O PODCAST SOBRE O ASSUNTO
A Revolta de Filipe dos Santos e a Inconfidência Mineira