CHEGOU A HORA DA DESPEDIDA...
Como podemos perceber ao longo da nossa exposição, Minas Gerais se constrói através de diversas dimensões que se encontram na arte e na música mineira, especialmente no Clube da Esquina.
Todas as músicas do Clube possuem um estilo extremamente único, e é por isso que elas são tão marcantes. Elas nos permitem criar uma imagem do estilo de vida mineiro, que está relacionado também à sonoridade.
As canções do Clube da Esquina, vão além do significado artístico, cultural e social, colocando-se também como um sinônimo de resistência e formação da identidade cultural dos mineiros.
FONTE: Carlos Oswald
FONTE: Brasil Escola
FONTE: Oscar Pereira da Silva
Além disso, vale destacar que há uma clara importância da mineiridade na política nacional. Passamos pela escravidão, por diversas revoltas e batalhas. Como se não fosse suficiente, passamos por crises que acabaram gerando insatisfações políticas, mas também produziram acima de tudo, resistência. Em meio a essas construções políticas, tivemos presidentes mineiros, como Juscelino Kubitschek, Delfim Moreira e Venceslau Brás.
FONTE: Antônio Lara
FONTE: Folha de São Paulo
FONTE: O Globo
Quando a Ditadura Civil Militar chegou, Minas Gerais se posicionou de forma ambígua: iniciou as revoltas contra o governo de Jango (o que resultou na consolidação do golpe, além da perda de muitas vidas importantes, como por exemplo, a dos indígenas, que foram levadas pela tortura), mas também produziu resistência, principalmente pela arte.
FONTE: Folhapress
FONTE: Folhapress
FONTE: UBES
Neste contexto, o Clube da Esquina, com suas belas composições, tão cheias de conteúdo, de uma identidade única, inspirada por Minas Gerais e pelo combate às formas institucionais de opressão, mostrou sua insatisfação com o Regime Militar de uma maneira sutil, mas muito incisiva.
FONTE: História do Disco
FONTE: Júnior Lopes
FONTE: Paladina Filmes
Seguindo o exemplo dos artistas do Clube da Esquina e dos mineiros que construíram nossa história, devemos sempre resistir: "Nada Será Como Antes".
FONTE: Frank Meadow Sutcliffe
<<< Retorne para a página inicial
Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá/MG
Tel.: (35) 3623-1877