SEBASTIÃO SALGADO

Biografia 

Sebastião Salgado é um fotógrafo mineiro considerado um dos maiores talentos da fotografia mundial.  Nasceu em Aimorés, Minas Gerais, em 8 de fevereiro de 1944. Passou a infância na Fazenda Bulcão, em Aimorés,  e parte da juventude em Vitória, Espírito Santo. Formou-se pela Universidade do Espírito Santo, em 1967, e cursou mestrado em economia na USP.

 No mesmo ano, casou-se com a arquiteta e ambientalista Lélia Deluiz Wanick. Em 1969, perseguido pelo regime militar, mudou-se para Paris, onde obteve seu doutorado em Economia.

No período de 1971 a 1973, Sebastião Salgado trabalhou como secretário na organização internacional do café, em Londres. Em uma de suas viagens a trabalho foi até a África onde coordenou um projeto sobre a cultura do café. Começou a fotografar como hobby.

Em 1970, de volta a Paris, ele utilizou a câmera fotográfica que sua esposa utilizava na faculdade de Arquitetura e começou a fotografar. Em 1979, ele ingressou na agência Magnum Photos e, ao longo dos anos, trabalhou em diversos projetos fotográficos notáveis.

(Sebastião Salgado e sua esposa)

Ganhou seu reconhecimento quando foi o único fotógrafo a tirar fotos do atentado contra o presidente Ronald Reagan, em Washington, nos Estados Unidos. Eram imagens importantes na época, então, várias revistas queriam acesso a essas fotos. 

Ao longo de sua carreira, Salgado recebeu vários prêmios e honrarias, incluindo a Medalha de Ouro da Royal Photographic Society, o Prêmio Internacional de Fotografia da Fundação Hasselblad e o Prêmio Princesa de Astúrias das Artes. Suas fotografias foram exibidas em todo o mundo em galerias e museus renomados.

(Imagem fotografada por Sebastião Salgado no atentado contra o presidente)

Fontes consultadas:

 https://www.ebiografia.com/sebastiao_salgado/