FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO SALGADO:  ESPELHO DA REALIDADE

    Este ano, percorremos várias fases no trabalho da  Feira do Conhecimento. De início, foram realizadas pesquisas relacionadas ao assunto: o fotógrafo Sebastião Salgado e sua obra. A partir das obras, foi escolhido o livro "O berço da desigualdade" para aprofundamento no tema. O livro é uma denúncia à crise mundial da educação e, embora publicado em 2006, continua atual. Após muitas conversas e estudo, chegamos à conclusão de  que estudaríamos sobre a transformação que a educação pode causar na vida de uma pessoa. Assim, nasceu o projeto “Portas Abertas”, com a finalidade de atenuar as possíveis desproporções na educação, especialmente na comunidade de Itajubá.

Nosso projeto oferecerá diversas atividades aos estudantes como aulas de xadrez, futebol, dança, teatro, clube de ciências; realizadas no Curso G9 e em escolas do município. Esperamos, com essa ação afirmativa, alcançarmos uma maior integração entre  alunos de diversas instituições de ensino e uma transformação social através da ação educativa.

       A educação básica de qualidade é a esperança de que todo indivíduo tenha suas potencialidades desenvolvidas, seus direitos respeitados e tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária.